Com Deus e a Verdade

domingo, 31 de janeiro de 2021

Me contaram que hoje é dia da minha amiga linda: Neide Lima, Feliz Vida!

 


Bela, inteligente, guerreira e boa gente, são alguns dos adjetivos que posso atribuir a essa minha amiga gata, que está ficando mais velhinha hoje, assim me contaram. Não é Neide Lima?
Falar de você é tão fácil! Uma menina alegre, alto astral, de fácil convivência e confiável. Além de tudo isso, uma excelente profissional da Educação, que foi através da escola que nasceu nossa amizade que já dura alguns aninhos. 

Te desejo toda felicidade do mundo porque você merece. Que o novo ano que nasce hoje para você seja de muita paz, saúde e alegrias diversas.
Te quero muito bem. 
Parabéns para você e obrigada por sua valiosa amizade.
Um abraço. Feliz aniversário!






Atenção Alunos pais e comunidade escolar: Volta às aulas em Orobó será 8 de fevereino...


Vejam as datas, disponibilizadas pele Secretaria de Educação de Orobó, para preparação e volta às aulas. 
Devido a Situação de Pandemia, tudo será on-laine, inclusive os encontros Pedagógicos. As aulas continuarão de forma remota.
Os alunos e pais devem conscientizarem-se que ensino remoto ou aulas on-laine, não significa ausência ou dispensa de aulas. Todos os alunos deverão participar ativamente das aulas diariamente.
O ano que passou deixou muito a desejar na participação dos alunos. Como professora eu fico  preocupada com essa situação. Como estamos ensinando e quem está aprendendo? Ainda reforço que não irei criar notas nem registrar presença daqueles que continuarem imaginando que apenas está matriculado lhe garante progressão no ano seguinte.
É responsabilidade dos pais garantir a educação de seus filhos. Os professores fazem a parte que lhes cabem. Façam vocês também as suas e garantam a participação ativa dos seus filhos na escola, mesmo que de forma on-line.

Por Madalena França

Feira Nova inicia processo de desativação do lixão

 

Feira N

Foto | Imprensa PMFN

Um acordo firmado entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Prefeitura de Feira Nova prevê que o lixão do município seja desativado por completo até junho de 2021. O “primeiro passo” para o fechamento da área foi dado na tarde dessa quinta (28) numa reunião entre catadores e representantes das secretarias municipais de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente, de Ação Social, de Educação e de Administração.

 

As famílias que sobrevivem da coleta e venda dos resíduos sólidos despejados no lixão estão sendo orientadas a procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualização do cadastro socioeconômico e serão direcionadas para programas e alugueis sociais. De acordo com a administração municipal, as pessoas que estão dentro do lixão serão removidas. A entrada de outras não autorizadas no terreno também será proibida.

 

 A partir da desativação do lixão, os resíduos sólidos produzidos em Feira Nova serão enviados para um aterro sanitário. A prefeitura realizará licitação para definir o local para envio do material que gere menor custo. Os aterros de Caruaru e Igarassu são opções. A gestão também articulará a criação de uma cooperativa municipal de catadores de material reciclável para uma triagem prévia do lixo, o que poderá gerar renda e trabalho para alguns moradores.


LITURGIA CATÓLICA :IV DOMINGO DO TEMPO COMUM

 


Dia 31 de Janeiro - Domingo

 (Verde, Glória, Creio – IV Semana do Saltério)

Antífona de Entrada

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47)

Oração do dia

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Deuteronômio 18,15-20)

Leitura do livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo, dizendo: 18 
15 “O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que devereis ouvir.
16 Foi o que tu mesmo pediste ao Senhor, teu Deus, em Horeb, quando lhe disseste no dia da assembléia: ‘Oh! Não ouça eu mais a voz do Senhor, meu Deus, nem torne a ver mais esse fogo ardente, para que eu não morra!’
17 E o Senhor disse-me: ‘está muito bem o que disseram;
18 eu lhes suscitarei um profeta como tu dentre seus irmãos: pôr-lhe-ei minhas palavras na boca, e ele lhes fará conhecer as minhas ordens.
19 Mas ao que recusar ouvir o que ele disser de minha parte, pedir-lhe-ei contas disso.
20 o profeta que tiver a audácia de proferir em meu nome uma palavra que eu lhe não mandei dizer, ou que se atrever a falar em nome de outros deuses, será morto”.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 94/95

Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus! 

Vinde, exultemos de alegria no Senhor, 
aclamemos o rochedo que nos salva! 
Ao seu encontro caminhemos com louvores 
e, com cantos de alegria, o celebremos! 

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, 
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 
Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor, 
e nós somos o seu povo e seu rebanho, 
as ovelhas que conduz com sua mão. 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 
“Não fecheis os corações como em Meriba, 
como em Massa, no deserto, aquele dia, 
em que outrora vossos pais me provocaram, 
apesar de terem visto as minhas obras”. 

Leitura (1 Coríntios 7,32-35)

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
32 Irmãos, eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor.
33 O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher,
34 e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido.
35 Digo isso para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.
Palavra do Senhor.

Evangelho (Marcos 1,21-28)

Aleluia, aleluia, aleluia.
O povo que jazia nas trevas viu brilhar uma luz grandiosa; a luz despontou para aqueles que jaziam nas sobras da morte (Mc 4,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1
 21 Dirigiram-se para Cafarnaum. E já no dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar.
22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
23 Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou:
24 "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!
25 Mas Jesus intimou-o, dizendo: "Cala-te, sai deste homem!"
26 O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu.
27 Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: "Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!"
28 A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galiléia.
Palavra da Salvação

Por Madalena França

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Covid-19: Brasil contabiliza maior média de mortes dos últimos 6 meses

 Do Blog do Ricardo Antunes

Postado por Madalena França



Do UOL – Nesta sexta-feira (29), o Brasil apresentou a maior média móvel de mortes por covid-19 em seis meses. Nos últimos sete dias, houve 1.068 óbitos em média provocados pela doença em todo o país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

Esta marca não era tão alta desde 27 de julho, quando a média ficou em 1.069 mortes. Este é o nono dia consecutivo no qual o país tem média móvel de óbitos por covid-19 acima de mil. A última vez na qual houve uma sequência tão longa foi entre 3 de julho e 2 de agosto (31 dias). Neste período, foi computado o recorde de 1.097 óbitos em média, verificado em 25 de julho.

Pelo quarto dia seguido, o Brasil registrou mais de mil novas mortes causadas pela covid-19. Pelos números do consórcio, foram computados 1.099 novos óbitos de ontem para hoje, elevando o total de mortes para 222.775 desde o início da pandemia.

Entre terça (26) e quinta (28), houve 1.206, 1.319 e 1.439 óbitos, respectivamente – este último, o terceiro maior número de toda a pandemia.

Nas últimas 24 horas, o Brasil apresentou 58.691 testes positivos para a covid-19, elevando para 9.119.477 o total de infectados desde o começo da pandemia.

O país superou hoje a marca de 1,8 milhão de vacinados contra a doença. No total, 1.874.078 pessoas já foram imunizadas até o momento, de acordo com dados fornecidos pelas secretarias de saúde de 25 estados e do Distrito Federal – apenas Rondônia não forneceu dados referentes à vacinação.

Pelo 4º dia consecutivo, o Brasil registrou mais de mil novas mortes provocadas pela covid-19 em um intervalo de 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Em boletim divulgado nesta sexta-feira (29), a pasta informou que foram computados 1.119 novos óbitos de ontem para hoje no país, elevando o total de mortes para 222.666 desde o início da pandemia.

Entre terça (26) e quinta (28), de acordo com números do governo federal, foram cadastradas 1.214, 1.283 e 1.386 mortes, respectivamente – esta última, a segunda maior marca verificada em 2021, atrás apenas dos 1.524 óbitos registrados em 7 de janeiro.

De ontem para hoje, houve 59.826 diagnósticos positivos para o novo coronavírus em todo o país. Desde o começo da pandemia, o total de infectados chegou a 9.118.513.

Segundo a pasta, 7.960.643 pessoas se recuperaram da doença, enquanto outras 935.204 estão em acompanhamento.

O Ministério da Saúde confirmou hoje que comprará mais 54 milhões de doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, para serem distribuídas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). No anúncio, o órgão diz que a compra junto ao Butantan será feita na próxima semana que vem e ocorre após pedidos de vários governadores para uma definição sobre a aquisição, que ajudará na continuidade do plano nacional de vacinação contra a covid-19.

Até agora, a pasta chefiada pelo ministro Eduardo Pazuello tinha adquirido 46 milhões de doses do imunizante, responsáveis por darem início à vacinação no país. O acordo do governo federal com o Butantan previa a opção de aquisição de mais 54 milhões de doses, somando assim um total de 100 milhões de doses, mas o Ministério ainda não tinha confirmado a compra.

Horas antes do anúncio, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deu um ultimato ao Ministério da Saúde, cobrando uma definição até 5 de fevereiro. A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) também divulgou um comunicado solicitando que o governo federal definisse a compra dos 54 milhões de doses.

Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Mensagens inéditas da Vaza Jato confirmam que Moro e Dallagnol tramaram denúncia contra Lula

 

Em petição ao ministro Ricardo Lewandowski, a defesa do presidente Lula apresentou trechos inéditos das mensagens conhecidas como Vaza Jato revelando de forma contundente que o juiz Sergio Moro tramou com os procuradores de Curitiba na denúncia contra Lula, antes mesmo de ela ser formalizada. A revista Veja teve acesso à petição e publicou as conversas, antes que todo o material fosse posto em sigilo de Justiça pelo ministro Lewandowski.

“É impossível esperar mais pelo julgamento da suspeição de Moro, com as descobertas da defesa de Lula nos arquivos da Vaza Jato. Juiz tramou denúncia com procuradores desde o início. Combinaram até delações. Credibilidade da Justiça está nas mãos do STF”, cobrou a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).

As mensagens secretas do Telegram escancaram acertos entre Moro e Dallagnol em atos processuais, na formulação de acordos sobre como proceder em denúncias, meses antes da apresentação formal dos casos, o que evidencia a estratégia de primeiro condenar e, depois, construir processos, obter delações e produzir “provas”.

“Em uma das mensagens, trocadas em 16 de fevereiro de 2016 e incluída pela defesa de Lula na ação, o então magistrado pergunta se os procuradores têm uma “denúncia sólida o suficiente”, afirmou a revista na reportagem, fato que comprova a suspeita urgência de Moro no processo contra Lula.

Naquele momento, a Lava Jato de Curitiba estava disputando com a Justiça Estadual de São Paulo a jurisdição sobre o caso do triplex, o que explica a cobrança de celeridade que o juiz Sérgio Moro demonstra em sua primeira frase no diálogo com o procurador Deltan Dallagnol.

A mensagem mostra que Sérgio Moro e os procuradores tramavam a denúncia antes mesmo de abrir o processo contra Lula, planejando antecipadamente a escolha de futuros delatores, do que teriam a dizer, como revela Dallagnol.

A troca de mensagens ocorreu uma semana antes da condução coercitiva ilegal de Lula, que já estava sendo grampeado ilegalmente, assim com seus advogados, assessores e, inclusive, seus familiares, em especial Dona Marisa.

Em mensagens trocadas entre 28 de novembro e 1º de dezembro de 2015, Dallagnol e Moro comentam sobre reunião com “os suíços, que vêm pra cá pedindo extremo sigilo quanto à visita”. situação depois negadas por eles.

Os trechos enviados pela defesa ao STF na petição não haviam sido revelados nas diversas reportagens da Vaza Jato e, a exemplo do registro das conversas realizadas no dia 23 de fevereiro, são mais comprometedores do que tudo que já foi divulgado.

Para os advogados de Lula, citados na reportagem da Veja, “é possível desde já constatar, para além da escancarada ausência de equidistância que deveria haver entre juiz e partes.

Eles apontam como exemplos, a efetiva existência de troca de correspondência entre a “Força Tarefa da Lava Jato” e outros países que participaram, direta ou indiretamente, do Acordo de Leniência da Odebrecht, como, por exemplo, autoridades dos Estados Unidos da América e da Suíça.

A defesa de Lula também adverte para a existência de documentos e informações que configuram quebra da cadeia de custódia relacionados aos sistemas da Odebrecht.

E, ainda, a busca selvagem e a lavagem de provas pelos órgãos de persecução, com a ciência e anuência do juízo de piso”.(do Blog do Esmael Morais)

Postado por Madalena França.

Prefeituras e inciativa privada podem decidir sobre carnaval

 


As prefeituras dos 184 municípios e a iniciativa privada poderão decidir se vão suspender ou não o feriado no carnaval de 2021. A informação foi repassada, hoje, pelo governo de Pernambuco.

Ontem, o estado anunciou o cancelamento do ponto facultativo na segunda-feira e terça-feira de folia, nos dias 15 e 16 de fevereiro, respectivamente, por causa da pandemia. A medida foi tomada por causa dos índices de contágio da Covid-19, que bateram recordes em janeiro.

Na nota, o estado afirmou que Pernambuco suspendeu o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, para evitar aglomerações no período carnavalesco.

“A iniciativa privada e os municípios têm autonomia para decidir sobre o expediente de seus funcionários”, afirmou o comunicado.

Ainda de acordo com o governo, é preciso fazer “um esforço conjunto” para reduzir os índices de contágio.


Thomás Brito continua na luta por Orobó Junto ao Governo do Estado e a reconstrução da PE-88 vira realidade.

)

 
 Na última  quarta-feira  dia (27-01-2021) Thomas Brito participou do programa cultural FM, afirmando que a parceira com o governo do Estado está a todo vapor. 

Entre algumas ações mencionadas  Thomás brito falou que a PE-88 que liga Orobó a cidades  vizinhas , foi incluída no programa caminhos de Pernambuco que conta com um investimento de 500 milhões de reais para reconstrução de estradas em todo Estado.  E a parti disso, o asfaltamento da PE-88 virá uma realidade concreta. 

Na oportunidade ele falou que a construção da obra poderá sair até o final desse ano segundo a própria secretária Fernanda Batista que é responsável pela pasta de  infraestrutura e recursos hídricos. 

Thomás Brito na oportunidade também reafirmou seu compromisso com o povo de Orobó e a sua luta pelo desenvolvimento da cidade.


Postado por Madalena França


Lula não pode saber o que dissemos dele, alegam ‘lavajateiros’

 


Primeiro foram o juízes, depois os delegados da Polícia Federal e, agora, são os próprios promotores da Lava Jato que querem bloquear o acesso da defesa do ex-presidente Lula a troca de mensagens funcionais entre eles e também com o comando da PGR e o então juiz Sérgio Moro.

É o que Deltan Dallagnol e os outros “Filhos do Januário” – nome que davam a seu grupo nos aplicativos de mensagens instalados em seus telefones funcionais -pedem ao Ministro Ricardo Levandowski, que determinou que os advogados de Lula tomem conhecimento de tudo o que se falou dele e sobre em relação aos processos na 13ª Vara Criminal de Curitiba.

A informação, de Monica Bergamo, na Folha, é de que “a disponibilização do material ao petista fere o direito que têm à intimidade, privacidade” e uma questão de “segurança para a vida e a integridade física e moral de suas famílias”. Argumentam ainda também que “o material não foi periciado e pode não ser verdadeiro”, o que contradiz o despacho autorizativo de Lewandowsi. ode se fiz que a perícia atestou a veracidade.

A jornalista informa que a argumentação dos promotores “causou estranheza entre magistrados: quando comandavam a Lava Jato, os operadores divulgaram mensagens de investigados —e até mesmo conversas privadas da ex-primeira-dama Marisa Letícia com os filhos dela e de Lula”e que “levantou entre ministros também a percepção de que, embora boa parte das mensagens já tenha vindo a público, a íntegra do conteúdo preocupa os procuradores.”

Já sabendo que o ministro vai negar – até porque seria uma violação do direito à ampla defesa constitucional – Deltan e sua turma pedem que a liberação seja decidida em plenário, onde, sabe-se lá, tenham esperanças que Luís Edson U-hu Fachin, Luiz Trust e Luiz Roberto Barroso possam barrar as verdades inconvenientes.

(Fernando Brito de O Tijolaço)

Postado por Madalena França.