Com Deus e a Verdade

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Acaba hoje o prazo para Biu Abreu responder ao Ministério Público : onde está o dinheiro dos precatórios dos professores de Orobó?


 Desde 22 de julho do corrente ano ,que os professores de Orobó buscam receber uma indenização do FUNDEF, verba do governo federal .( Dinheiro que a União deixou de enviar entre os anos 98 e 2006). Depois de 27 anos de espera finalmente o governo federal deposita mas de Vinte e nove milhões referente a primeira parcela dos precatórios. Desde então foi muita luta dos professores, do  sindicato que os representam e até da vereadora Isabelle Brito ,que tentou pedir explicação sem sucesso. Muitas manifestações foram feitas. Entre elas, em setembro, um carro de som saiu às ruas, eu professora Madalena França, fui a frente da casa de Biu Abreu cobrar o que é nosso de direito. No outro dia, era desfile de Umburetama onde o prefeito que nunca governou, anunciou o pagamento nos microfones, ao vivo, em seguida anunciou mais uma vez, no desfile de Emancipação política e continua enrolando , enrolando, enrolando... Até a data de hoje. Cada semana uma promessa; uma história mal contada. Muitas frases foram ditas por esse que foi eleito por Orobó, mas nunca governou . Tem alguém mais forte politicamente que dá as ordens e dita as regras. É comum ouvir da boca de Biu:. Se dependesse de mim já teria pago, quem quer pagar sou eu, o dinheiro não está comigo.etc, etc, etc.

Resumindo, Orobó tornou-se a terra de ninguém e ao mesmo tempo ,a terra de um único Senhor que nos bastidores , por trás das câmaras, continua gerindo um desgoverno interminável. Assim já se vão 5 anos sem prefeito, sem remédio, sem enxames, sem cumprimento de qualquer Lei. Nem mesmo uma indenização já paga a seis meses pelo governo federal ,foi paga a quem de direito. 
Hoje termina o prazo de 15 dias que o promotor estipulou para Biu responder onde está os milhões dos precatórios e porque não pagou aos professores?. Será que Ele vai responder ou vai se esconder atrás das mentiras como, dor de garganta, depressão, dor de ouvido, dor de cabeça... O prefeito doentinho, vai acabar indo pra cadeia ou vai se curar da covardia e dá o seu grito de liberdade?

Outro exemplo é o rateio do Fundeb. Todas as prefeituras estão anunciando. Cadê o de Orobó? O Fundeb é único no Brasil. Porque em todo lugar sobra e em Orobó, desde 2013 nunca foi pago um real de rateio?

A coisa de Orobó está tão tenebrosa que nem mesmo na inauguração do Pórtico  da cidade, obra onde foi gasto 6 milhões advindos de empréstimo feito para a população pagar ,o prefeito apareceu. Onde já se viu  uma obra importante pra cidade ser inaugurada pelo prefeito de outra cidade?
 Até quando Orobó vai continuar nessa vergonha sem precedentes?
 Uma cidade de 23 mil habitantes que não tem um juiz próprio da comarca,  não tem um promotor, não tem prefeito, nenhum conselho funciona, exceto o Tutelar, a Câmara de vereadores também não funciona por ser de maioria de uma situação de submissão e tirania.  E o povo?
Infelizmente o povo merece o desgoverno que tem porque muitos vendem o voto por bobagens e outros se calam por medo ou covardia.
Que tristeza Orobó! A terra que virou o símbolo da impunidade, da vergonha e da imoralidade. Vergonha, vergonha, vergonha!

Por Madalena França