Com Deus e a Verdade

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Coluna da segunda-feira
      Nem Eduardo sabe!
Eduardo fecha 2013 sem dar nenhuma pista do nome que pretende escolher como candidato à sua sucessão. Jornalista mergulhado neste universo da política há mais de 30 anos, por onde passo sou obrigado a responder a mesma pergunta: quem é o candidato do “homem”?
Tenho a ligeira impressão que nem o próprio governador sabe, porque esqueceu ou lhe faltou tempo para preparar o sucessor. Com o pé no acelerador da corrida nacional de olho no Palácio do Planalto, Eduardo trabalha cenários, mas está mergulhado numa grande aflição.
Pode, certamente, traçar um cenário que lhe parece mais seguro e confortável, optando por um nome conhecido, como o do ex-ministro Fernando Bezerra, como também construir uma alternativa próxima a que deu certo no Recife, onde elegeu Geraldo Júlio, um técnico e até então imaturo na complicada engenharia política.
Por isso mesmo, repito: nem o próprio governador sabe quem será o seu candidato. E isso é bom ou ruim? Seus aliados dizem que os ventos sopram favoráveis e ele será capaz de eleger um poste, principalmente se sua candidatura presidencial decolar e se constituir, ao lado de Marina, no grande fato novo da eleição presidencial.
Se ocorrer o contrário, ou seja, seu nome crescer feito rabo de cavalo, para baixo, contrariando todos os cenários traçados? Aí, a coisa muda de figura e o governador terá um grande desafio não apenas na escolha do nome, mas, principalmente para emplacar o sucessor.
O Natal e a passagem do fim do ano levarão o governador a grandes e profundas reflexões, mas o nome ungido por ele deve continuar sendo um grande mistério até o reinado do Carnaval, no início de março.
PLANTIO PRECOCE– As chuvas que caíram neste fim de semana no Sertão já levaram os agricultores ao plantio precoce. Estão, entretanto, correndo o mesmo risco das plantações de anos anteriores, que foram devastadas pela seca, porque está ocorrendo uma frente fria e não chuvas que caracterizam as trovoadas de dezembro. Mas choveu tanto que a matutada se animou.
Estrada pirulito– O secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, está chegando ao final da sua gestão sem cumprir a promessa de restaurar o trecho da estrada que liga o distrito de Albuquerquené, em Sertânia, ao município de Afogados da Ingazeira. Com as chuvas, os buracos foram transformados em crateras.

Larga o osso, Luciana!– A ex-presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Félix, continua na Secretaria de Governo estadual ocupando a Gerência Geral para o setor Privado e Sociedade Civil. Cota do PT, Luciana responde a inúmeros processos levantados pelo TCE, dentre eles seis auditorias especiais pela sua conturbada gestão na Cultura do Recife.
O peso de Marina- Pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias de Brasília aponta que as intenções de voto em Eduardo dobram com Marina complementando a sua chapa como vice. Mais do que isso, o socialista ultrapassa o tucano Aécio Neves. O levantamento foi a campo entre os dias 22 a 27 de novembro apenas no DF.
Espelho, espelho meu– Presente ao café manhã da Imprensa com a presidente Dilma, sexta-feira passada em Brasília, a jornalista Luciana Lima, que fez uma gravação para o programa Frente a Frente imitando a presidente, roubou a cena. A pedido da própria presidente, ela a imitou. Dilma riu muito e partiu para o abraço. Luciana imita melhor do que o imitador oficial, o humorista Gustavo Mendes.

CURTAS
NO REBATE – O ex-ministro Fernando Bezerra disse que Armando cometeu um grande equívoco ao afirmar que Pernambuco perdeu gorduras na economia nordestina. Segundo ele, o Estado cresceu mais do que o Brasil. “Enquanto o PIB nacional cresceu 2,4% entre janeiro e setembro deste ano, o de Pernambuco aumentou quase o dobro, indo para 4,2%”, disse.
VIROU O JOGO– Depois de ajustar as finanças de Araripina, o prefeito Alexandre Arraes (PSB) informa que elevou de 15%, teto mínimo exigido por lei, para 22% os gastos na Saúde. Até janeiro o município só arrecadava 3% do que recebe do Governo Federal. Hoje, arrecada 8%, 3% a mais do que manda a lei.
Perguntar não ofende: Dilma vai ceder ao PT para não nomear Ciro Gomes ministro da Saúde?
'Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites'. (Provérbios 18-6)
 Escrito por Magno Martins, às 06h00

Sem comentários:

Enviar um comentário