Com Deus e a Verdade

domingo, 12 de janeiro de 2014

Destinos da Educação em Orobó

Prefeito Diz que a Educação Vai Bem. Gestores das Escolas a Cada Dia se Demitem.
     Em Orobó há meste momento, pelo menos as que eu sei, Três Grandes Escolas onde os professores efetivos, não sabem por quem vão ser recebidos, no retorno às aulas. As Equipes Gestoras, carinhosamente pediram para sair. A incerteza preocupa os profissionais efetivos. Uma Escola é uma família e deve permanecer unida por muito tempo. É o esperado pelos seus membros. Separações e divórcios são sempre doídos. E assim é também uma equipe que trabalha o ano todo junto, cria laços afetivos, cria metas a serem alcançadas ... vem a SEPARAÇÃO E COMEÇA TUDO DE NOVO! 
     As pessoas pensam diferentes,cada uma tem a sua maneira, a sua cara bonita ou feia, afinal, cada uma é única. Até criar novos laços, ajustar métodos de trabalho, tem tempo e é trabalho improdutivo e desnecessário, está trocando de Gestor a cada seis meses ou um ano. Os alunos ficam como que alienados, passam por muitas transformações e adaptações incômodas.
          Não vou citar educandários e respeitar os colegas de profissão que tomaram essas decisões, deixando seus nomes no anonimato, por habilidade ética e coleguismo. Mas volto a dizer, que três grandes escolas passarão por transformações desnecessárias no ano que se inicia.
Deixo aqui uma reflexão aos meus leitores: Vocês abandonariam suas famílias e suas casas se tivesse tudo bem, tudo em paz, tudo satisfatório? Eu não faria isso! 
   Essas desistências me levam a crer, que não houve compatibilidade de ideias, com os superiores. Uma delas, foi a falta de reconhecimento aos gestores ,que passaram o ano esperando uma gratificação por tempo adicional de trabalho e ela não veio. Outra possibilidade é que gestor de escola, tem muitas responsabilidades, recebem dinheiro direto na Escola, como Unidade Executora, e principalmente do Programa mais Educação. Eles têm que prestar contas dos Cheques que assinam e muitas vezes, são meio que obrigados a assinarem coisas que venham colocar seus nomes em riscos. Por serem submissos o fazem sem vontade, mas nem todo mundo gosta de correr riscos.
Não acredito que alguém abandone sem justa causa algo bom! Só se deixa o que não é bom, ou é perigoso!

E assim, alunos e professores, não se assustem se ao voltar às aulas encontrem em sua Escola, NOVAS CARAS, NOVOS MÉTODOS, E TENHAMOS QUE SENTIR SAUDADES DE PESSOAS QUE NOS SÃO CARAS!



POR: Madalena França.

Sem comentários:

Enviar um comentário