Orobó, Graças a Deus tem Excelentes profissionais, habilitados, competentes, eficientes,responsáveis e heróis na luta por uma Educação qualificada e competitiva no mundo Moderno em que todos os dias aprendemos um pouco com a vida, consigo mesmo, com as novas tecnologias e com o outro. O colega do lado, o aluno, bem informado, a escola vizinha , a experiência que deu certo etc.
Numa coisa. Orobó se destaca pelo lado negativo da história. Tudo aqui é muito burocrático. O PCCR do professor está no quinto ano sem por em prática muitos artigos e insisos , Não temos um Estatuto Próprio. Seguimos o Estado de PE naquilo que o estado ainda não evoluiu. Quando é uma notícia significativa é preciso se fazer, movimento, entrar na Justiça, encomodar vereadores, para ver se conseguimos o que nos é de direito. Tudo que é trabalhoso e castigante para o professor é adotado em Orobó. Na hora de receber um décimo quarto, um tablet , um aumento justo o cumprimento das leis ai o professor de Orobó é o Mártir da Educação regional. Hoje analisando o caderninho que me foi entregue, por sinal, muito limpo e organizado pela professora Vera, a quem mando os Parabéns, pude observar Várias vezes repetitivos roteiros: Oração, acolhida,correção do Para Casa, O mais engraçado a famosa frase "Colocar um pontinho na freguência do aluno". Olhei, ri, achei estranho, a Chamei. Vera porque você não fazia isso semanalmente? Todos sabem que se faz oração e chamada todos os dias. Tem mesmo que registrar tudo isso num caderno? Ela sorrindo me respondeu: Exigência do Programa Alfabetizar com Sucesso! Agora eu Pergunto: É preciso colocar duzentos dias letivos, que rezou e colocou um pontinho no aluno presente? Isso é sucesso ou perda de tempo? NUMA SALA EM QUE NÃO TEM LIVROS PARA OS ALUNOS ,QUE A PROFESSORA PRECISA ESTÁ PESQUISANDO EM VARIADOS LIVROS NA BIBLIOTECA OU INTERNET, ELA VAI PERDER TEMPO ESCREVENDO DUZENTAS VEZES, QUE REZOU E PÓS UM PONTINHO DE FREQUÊNCIA NO ALUNO PRESENTE? PACIÊNCIA! SE ISSO FOR SUCESSO EU SOU INTEIRAMENTE RETRÓGRADA!
Quero que meus alunos aprendam valores antes de letras e números, que eles aprendam a ler o mundo e não a repetir frases feitas. Que leiam e contem cada um do seu jeito o que leu, que aprendam com paródias poemas, música e alegria. Que apendam brincando com prazer e com finalidade significativa. Que eles saibam se preciso, ao sair da escola, vender o picolé e passar o troco direito. Prencher um cheque para comprar no supermercado, saibam tirar um dinheiro no banco e depositar também. Isso para mim é ensinar e aprender com prazer e com sucesso. O que essa Educação de Orobó Chama de Sucesso Eu chamo de uma grotesca forma de castigar seus professores, para que eles trabalhem tanto que não sobre tempo para formar cidadãos, e sim, reprodutores de frases, letras e números, sem significados, produzindo assim uma massa de ignorantes sujeitos aos caprichos e ao egoísmo do poder !
Por : Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário