Acaba o tempo de calmaria! o clima pesou entre alguns vereadores de Orobó. No plenário, ouvia-se perfeitamente pela microfonia, a troca de farpas. A frase mais ouvida era " Você me Respeite, pra lá, você me respeite pra cá". Se o povo soubesse que esta reunião seria tão calorosa não havia perdido por nada!
Assisti, pela internet e por isso tem uns cortes. Foi impossível captar tudo! Deu muito bem, para ouvir a fala de Lúcio Ramos e Drª Conceição Arruda, quando ainda estava em clima a menos.
Lúcio, depois dos cumprimentos rotineiros, saudou a associação de Manibu, que lá estava para reforçar as reivindicações, lidas por Manoel Mariano na reunião anterior. Provavelmente o presidente, deseja fazer uso da palavra, o que não foi concedido pelo presidente da Casa Severino Abreu, mesmo depois que Manoel Mariano lhe fez o pedido para tal concessão, foi negado. O vereador Lúcio, falou da Agenda 40 do governo estadual e do encontro dele e Conceição com o mesmo. Afirmaram que estão apoiando Danilo Cabral e Nilton Mota para deputados federais e estaduais e que tinham reforçado a questão do término da PE 88 e da rodovia Encruzilhada a Umbuzeiro. A segunda a se colocar foi Conceição. Disse ter muitos assuntos ,mas se ateria ao mais Importante. A Parada Nacional ! Nossa bela assembleia e o encaminhamento das nossas ações defendendo a nossa categoria. Fez referências, aos blogs oficiais da prefeitura que em tom de ameaça, dizem ser ilegítima nossa greve. Explicou os motivos da parada nacional e a necessidade de inserir nossas causas à mesma luta ,uma vez que somos parte do Brasil. Ainda pediu esclarecimentos sobre o programa Mais Educação. Cobrou lista das escolas e das oficinas de cada uma delas. Disse que a Escola Leonardo em 2013, contou com 291 alunos nesse projeto e recebeu 745 mil. É muito dinheiro e pouca transparência! terminou parabenizando aos professores pela luta e explicando que nossa greve é legítima.
Manoel Mariano, falou de dois requerimentos valiosos para o exercício da Cidadania, de sua autoria, que foi entregue hoje as comissões para apreciação e votação semana que vem. Disse Manoel, que em Consonância com Lúcio Ramos, requereram do Sr.. Prefeito comprovantes dos repasses dos desconto do servidores, ao IMPREO , a cópia da folha de pagamento de ativos e inativos do ano 2013 e dos meses do corrente ano, para efeito de TRANSPARÊNCIA, PRINCÍPIO LEGAL, DA LEGISLAÇÃO PÚBLICA. TAMBÉM SOLICITOU CÓPIA DOS RECURSOS PARA O PAGAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR SEGUNDO MANDA A LEI.Informou a quantidade de dinheiro que Orobó recebeu do dia 1º de fevereiro até hoje, (R$4,216.739.80) mais de quatro milhões e duzentos mil. Falou ainda, das frotas enviadas pela presidente Dilma, SAMU,moto niveladora,retroescavadeira,carro pipa, caçamba e etc. Parabenizou a todos os professores, com destaque especial, para professora Madalena, a quem chamou de inteligente,capaz e corajosa. Mesmo com tantas perseguições, continua lutando e aceitou permanecer a frente do SINTEPE. Mas a gota d'água veio com a denúncia de que o deficiente especial,Carlos Daniel da Silva, filho de Inês Tereza da Silva, moradores da vila próximo ao matadouro, que precisa ir a Recife várias vezes, para tratamento não tem recebido o apoio da prefeitura e que hoje por ter consulta e não ter conseguido pela PMO, foi levado por Pedro Januário, no Carro de Dui do Bujão para seu tratamento. A partir deste momento a coisa ficou feia .Zezé jaca passou mais que o tempo estipulado, elogiando o prefeito e desmentindo tudo que disse o povo de Manibú. sem nenhuma educação disse o senhor vereador " EU MORO NAQUELA GOTA, EU QUEM SEI DE TUDO"! Manoel pediu uma parte e disse que os representantes da associação estavam lá, para provar o que disseram e ouve um calorosa salva de palmas.
Mais a coisa ficou mesmo quente, quando Lia mãe do prefeito começou falar. Ao falar da greve dos professores e do desconto que o prefeito ameaçou fazer ,Manoel Mariano, a pediu para que ela intercedesse ao filho para não haver desconto, houve rumores também com Conceição que quando foi explicar, Lia não permitiu. para finalizar, houve a interferência do presidente por várias vezes, para que a vereadora pudesse concluir sua lista de defesa ao filho prefeito.
E por entre as ondas do rádio escutava-se, você me respeite... Até que Biu Abreu ameaçou cortar os microfones. Se deu uma acalmada.
Completa Jairo, que votava tranquilamente nos requerimentos pela transparência, cobra novamente o concerto dos 100 metros de esgoto a céu aberto, já falado na última reunião, e diz a Zezé Jaca, que em Manibu não exitem estradas mais caminhos. Prontificou-se como motorista profissional a retirar das garagens, os carros novos enviado por Dilma para servir ao povo e sugeriu que Dui do Bujão ajudasse dirigindo o carro pipa ,já que era caminhoneiro conceituado até de material inflamável. Perguntou se faltava combustível para os carros e se ofereceu a colaborar, se fosse o caso. Disse que foram vendidos 20 carros e comprados 5, para ficar de enfeite sem ser usado. Cobrou até uma porta e um ferrolho para ser colocado no lixeiro vizinho a minha casa, no cruzamento da chegada de Serra Capoeira. Belo Cartão postal, que está amarrado com uma tábua velha, uma corda e uma estaca atravessada, desde o início desta gestão.Cobrou também melhoria na curva da Chã das Tabocas, que só sobe toyota reduzido a 4x4. E terminou fechando com chave de ouro:" prefeito, Orobó está tudo escuro,nada de transparência, as paredes estão negras. Se você não voltar ao ontem, hoje, está tudo escuro e amanhã ficará pior"!
Nunca se viu uma reunião tão acalorada. Verdades ditas e provadas! Os que ficam do lado do erro, sem ter o que defender, sentem-se muito nervosos. O presidente da Câmara, disse que será feito um estatuto da casa ,para que ninguém possa transgredir a lei. Para ele, só pode falar mais, aqueles que estão elogiando. Ai não há transgressão. Oh Gloria!
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário