O dia 17 de março ficará registrado na história de Orobó como um marco histórico. Reuniram-se na Escola Paulo Freire,52 professores da Rede Municipal de Ensino, por motivo da Paralisação Nacional em defesa da Educação Básica. Os dias 17,18,19 de março serão de luta e reivindicações dos trabalhadores em Educação. Como em Orobó ainda estamos longe de uma Democracia plena , fomos ameaçados de termos, três dias descontados no nosso salário ao final do mês. Achamos pesado demais, arcar com esse prejuízo e optamos apenas por parar hoje dia 17, para fazer nossas reivindicações e voltarmos às atividades amanhã. Quanto ao dia de hoje, será reposto em comum acordo com os diretores de nossas escolas.
A Assembléia foi muito proveitosa e até emocionante, para a professora Madalena França, legítima representante do Núcleo municipal de Orobó. Por sentir-se pressionada e perseguida pelo gestor municipal, que retirou a disponibilidade sindical, que no momento era a professora quem dispunha, após a abertura com oração e canto com a vereadora e professora, a Dr. Conceição Arruda, teve a palavra Fernando Melo Diretor do SINTEPE Estadual, que fez uma ótima explanação dos motivos da paralisação nacional. Sendo Orobó, parte do Brasil, fizemos uma pauta de reivindicações, ao Exmº Senhor Prefeito, Cléber José de Aguiar, com Cópia para a Secretária de Educação e representante do núcleo local.
A surpresa ficou por conta da Renúncia do seu cargo, pela professora Madalena por achar, que não dispõe de tempo para o trabalho do SINTEPE, neste momento. Depois de fazer um agradecimento emocionada pelo tempo que teve a frente do Núcleo e sua luta, em todos os governos para melhoria da qualidade da Educação e valorização profissional, sugeriu outros nomes para continuar o seu trabalho. Houve um silêncio na plateia, como quem dissesse, Você é indispensável. Com a Experiência que tem Fernando, em negociar, falou da importância do trabalho da professora no núcleo e houve uma brilhante salva de palmas quando disse ele, que pelo menos até terminar o mandato ela devia continuar. A Drª Conceição reforçou, manifestando-se a favor da continuação de Madalena no Cargo e Niceia França se prontificou a ajudá-la no sentido de colaborar para minimizar a falta de tempo da mesma. Muito emocionada e se sentindo gratificada e lisonjeada pelo reconhecimento da categoria. Disse Madalena em tom de Brincadeira , mas com sérios propósitos." Se é para a felicidade da Educação e o bem de todos digo, que fico"!
Depois desse fico houve muitos aplausos e mais uma vez ela agradeceu aos presentes.
Seguiram então para a PMO, entregar a pauta ao senhor prefeito que não se encontrava e foi recebida, por José Maria Júnior. Seguiram para a Secretaria de Educação, a vereadora Dª Conceição, a professora Madalena e Fernando Melo, que foram recebidos pela professora Soledade Barbosa, pois a Secretária estava acompanhado seu esposo que precisou ser medicado. A pauta foi entregue e aguardamos o prazo de 30 dias, para a resposta e novas resoluções.
A pauta contém 10 itens que precisam ser revistos e assegurados aos profissionais da educação de Orobó:
1-Disponibilidade sindical (concedida em Lei);
2-Reformulação do PCCR, incluindo o artigo que trata da readaptação e das faixas salariais;
3- Cumprir integralmente a Lei do Piso ( carga horária de 33%da jornada para aulas atividades);
4_ Liberação da categoria para participar de assembleia pelo menos uma vez por mês ,ou uma hora, nos dias de formação continuada e participar de outras atividades sindicais;
5_ concessão de licença prêmio por calendário de quem está mais próximo da aposentadoria;
6_ concessão da relação de professores efetivos, aposentados e contratados;
7- Atestado médico Baseado na Lei do Estatuto do Magistério;
8- Gratificação de locomoção dupla, para professores com dois vínculos;
9 Transferência de Professores de acordo com o Estatuto do Magistério ( só se houver, pedido do professor);
10-Rever as gratificações que foram tiradas de acordo com a Lei.
Conclusão: através do com Deus e a verdade, a Professora Madalena vem honrosamente agradecer, o apoio de todos os professores, de Fernando Melo, e da Vereadora, Drª Conceição Arruda, que foi de valiosa colaboração para esse momento de impasse nas negociações entre o Executivo e a Instituição SINTEPE,em Orobó. Muito obrigada a Todos.
Por, Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário