Com Deus e a Verdade

terça-feira, 1 de abril de 2014

Mais uma História de Sucesso Tem Berço no Sítio Espinho Preto de Orobó´. Da Ditadura às Diretas Já!


https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c5.5.64.64/s32x32/1151066_156629847870650_408153099_t.jpg
Severino Farias Silva é um dos brasileiros participantes da Campanha pelo Fim da Ditadura no Brasil, Conhecida Como Diretas Já.
    Severino Farias, é um Oroboense, assim como Dui do Bujão, é filho de Espinho Preto. Nascido aos 30 de março, de 1955. Seus pais, se chamavam  José Vicente Filho comerciante da cidade e Também agricultor e Tereza Maria da Conceição , comerciante e domestica. Com dois anos de idade mudou-se para a Rua 4 de Outubro, onde passou toda sua infância. Estudou na Escola Coronel Abílio de Souza Barbosa, até a 4ª série. Aos 14 anos de idade teve que deixar a sua terra natal, viajando para São Lourenço da Mata, em cima de um Jumento por três dias, com destino a Pontes dos Carvalhos. Ao chegar no local, seus Pais , irmãos, e sua mãe não gostaram da cidade, e viajaram até Abreu e Lima, Chegando no dia 7 de Setembro de 1969.  Como católico fervoroso, participou de todos os movimentos sociais da Igreja; Movimentos operários, por exemplo: A.C. O, A Juventude Operária, Teatros e diversos outros. Seu primeiro movimento em favor da paz e pelos excluídos, foi ao lado de Don Elder Câmara, no Palácio dos Manguinhos em Recife, às 22:00 horas. Tratava-se de uma caminhada até os Montes dos Guararapes,  cantando hinos religiosos  e músicas populares brasileiras, proibidas naquela época, ditatorial onde a censura levou muitos cantores como Raul Seixas ,(metamorfose ambulante), Geraldo Vandré, Pra não dizer que não falei das Flores e tantas outras. Nesta mesma época ele, fez parte da 1ª Ordem Franciscana do Brasil, onde ao lado do seu chefe, Frei Aluízio Cardozo, participou diretamente das missões vocacionais, onde visitou o Convento da área Branca da Paraíba, também passou no convento, Santo Antônio, onde fez parte da ordem 1ª. Ainda em João Pessoa, participou do movimento dos agricultores sem terra em Alexandria.
 Nos anos 80, participou dos movimentos: Sem água, sem energia de Caetés Velho e dos jogos estudantis e olímpicos, deste mesmo bairro. Um de seu feitos  importantes, está diretamente ligado a Historia política e social de Abreu e Lima. Filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), fundou o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) PMB e PPS. Fez Faculdade de Relações Publicas, onde obteve sua primeira eleição direta como representante daquela faculdade. Diversas vezes lutou na UNE (união Nacional dos Estudantes) e na União Estadual dos Estudantes, por uma faculdade melhor para os estudantes pobres, qualidade de ensino, e menor preço. Lutou junto com os estudantes ao movimento não, a fotografia nas carteiras de estudantes. Participou junto com os companheiros pela Emancipação de Abreu e Lima. Resolveu candidatar-se pelo PMDB, partido o qual, era filiado. Convocou uma reunião de partido. Junto com outros líderes resolveram formar uma chapa e participar da primeira eleição de Abreu e Lima, concorrendo a Câmara de Vereadores. Foi eleito com 784 votos, sendo assim, o mais votado e o primeiro vereador desta cidade.  Deu posse a primeira Câmara e ao primeiro prefeito e vice-prefeito, assim como manda a Lei. Por ser a primeira eleição desse município, foi também o primeiro presidente interino da câmara de vereadores, participou das primeiras leis municipais, as quais  beneficiavam todos trabalhadores do campo e da cidade. Instituiu os  feriados municipais, fez vários requerimentos, uns dos mais importantes foi  o fechamento de todas os cabarés da localidade. Deu dois títulos de cidadãos importantes ao ex-senador Marcos Freire e ao Arcebispo de Recife e Olinda Don Elder Câmara. Nesse meio tempo, participou de vários encontros dentro e fora de Abreu e Lima  para trazer beneficio a  população. Junto com os vereadores da oposição Antonio Amaro Cavalcante, José da Silva Brito, estes em memória, Reginaldo Silva e Severino Farias, participaram juntos com a comunidade e com os suplentes de vereadores, exemplo: Luiz Alfaiate, Sonia Gomes, Manoel Braz, Dona Edite, Reginaldo Lopes, Dr. Agnaldo Finelon, Luiz Serafim e outros,  do 1º comício das Diretas Já.
 Este que nasceu no dia 31/03/1983  às 16 h na Praça da Bandeira de Abreu e Lima. Os amigos de Farias o parabenizam e dizem que apesar dele ser hoje, um motorista de ambulância da cidade, descobriram  através do jornal falado e escrito, a sua importância não apenas para  os abreulimenses  , Mas para todo Brasil. Parabéns senhor Farias! Receba Também A Homenagem Do Blog Com Deus e a Verdade, de todos os seus conterrâneos de Espinho Preto e de Orobó.

È com Honestidade e dignidade que se constrói uma história de sucesso!  Nem sempre sucesso significa riqueza material. Um homem com a História do senhor é um homem culturalmente rico e dar orgulho de tê-lo Como Filho de Orobó!
Por, Madalena França.


Sem comentários:

Enviar um comentário