Com Deus e a Verdade

sábado, 31 de janeiro de 2015

Presídio do Curado:1detento morto e 4 feridos

Postado por Magno Martins

Preso morreu após dar entrada em hospital da Zona Oeste da capital.
Tumulto neste sábado ocorreu devido à demora na entrada das visitas.
 Do Portal G1 PE
 Um detento morto e quatro feridos foi o saldo da confusão no Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, neste sábado (31), conforme a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). O secretário Éden Vespaziano afirmou que ainda não se sabe a causa da morte. A vítima foi um interno do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), que morreu após dar entrada no Hospital Otávio de Freitas, na mesma região. A unidade de saúde também recebeu outros dois feridos. Mais dois detentos feridos foram atendidos na enfermaria do complexo.
Revoltados com a demora na entrada das visitas, detentos do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, que faz parte do conjunto, iniciaram uma confusão na manhã deste sábado (31). Os presidiários jogaram pedras contra parte da guarda interna, que revidou com gás de pimenta e balas de borracha. O tumulto começou por volta das 7h30 e foi contido no fim da manhã.
A demora na entrada das visitas ocorre porque os agentes penitenciários iniciaram a Operação 100% Legal neste sábado. Eles estão cumprindo as regras para revistas de visitantes como determina a legislação, impedindo a entrada de comida levada pelos parentes, por exemplo. A restrição revoltou os detentos.
A decisão da categoria de iniciar a Operação 100% Legal foi tomada após assembleia realizada na última quinta (29), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A assessoria de imprensa do Sindasp-PE informou que ela será mantida no domingo (1º).
'Operação intransigente'
Segundo Vespaziano, a entrada das visitas neste domingo será realizada a partir das 7h. "Nós estamos em um momento de emergência no sistema prisional, e a portaria que estabelece a entrada a partir das 8h30 é do secretariado, que, inclusive, ontem [sexta], já foi mudada para que a entrada seja às 7h. Nós estamos em um momento de crise, que nos força a agilizar a entrada e contamos com o apoio do sindicato. A operação padrão é, de certo modo, intransigente", disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário