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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sacolinhas começam a ser distribuídas em 60 dias

04/02/2015 15:00


Troca das embalagens brancas era para entrar em vigor na quinta-feira, mas foi adiada para abril

Na sacola verde, usada como lixo, serão depositados só resíduos recicláveis / Fabio Arantes/ Secom/ PMSP

Por: Eduardo Athayde
eduardo.athayde@diariosp.com.br
A mudança era para entrar em vigor na quinta-feira. Porém, a data de troca das sacolinhas brancas, feitas de petróleo, por outras de bioplástico (cana-de-açúcar) pelo comércio paulistano foi adiada para daqui 60 dias, contados a partir desta quarta. 
A  mudança ocorreu após membros da Apas (Associação Paulista dos Supermercados) se reunirem na tarde de ontem com o secretário de Serviços, Simão Pedro, e com o presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza), Silvano Silvério da Costa. 
Na reunião, ficou decidido que será criado um grupo de trabalho formado por representantes do comércio e das secretarias de Serviços e de Meio Ambiente.
O grupo deve se encontrar já na próxima sexta-feira. O objetivo do comitê é esclarecer a população e os comerciantes sobre pontos da legislação que determina a troca das sacolinhas. A Apas considera alguns itens da lei mal explicados. 
A Prefeitura deu como alternativa aos comerciantes da cidade a utilização de dois tipos de embalagens: uma verde, na qual os consumidores poderão, quando usada como lixo, depositar apenas resíduos recicláveis; e uma cinza, na qual poderão ser dispensados como lixo material orgânico.
de graça ou vendida?/ A lei não define, por exemplo, se as sacolas serão grátis ou vendidas ao consumidor. A situação, segundo a Apas, vai prejudicar os supermercados de bairros. 
Na avaliação da entidade, as  grandes redes de supermercado poderão comprar as sacolas em enorme quantidade, com preços menores, e dar ao consumidor. Já os pequenos comerciantes, na avaliação da associação, não terão como comprar a mesma quantidade porque não têm capital de giro e terão de vender as sacolas ao consumidor, o que pode diminuir o movimento de clientes.

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