Com Deus e a Verdade

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Prêmio recebido pelo Prefeito Chaparral é alvo de críticas e suspeitas, principais prefeitos foram excluídos



Uma premiação recebida pelo Prefeito Cleber Chaparral na última sexta-feira, (15), organizada pela União Brasileira de Divulgação tem sido alvo de críticas e polêmica por todo o Brasil, a premiação intitulada "Melhores Prefeitos por um Brasil melhor" organizada pela UBD tem por objetivo selecionar os "100 melhores Prefeitos do País".

O Prefeito Chaparral foi um dos incluídos na polêmica relação de prefeitos, que, não demorou muito para blogs de todo o país iniciarem uma série de denúncias de irregularidades no processo de escolha dos gestores.

A relação dos "Melhores Prefeitos do País" exclui o nome dos principais prefeitos do país como é o caso de Geraldo Júlio (PSB) do Recife e ACM Neto (DEM) de Salvador, segundo a Vox Populi Geraldo Júlio (PSB) e ACM Neto (DEM) são os dois melhores prefeitos do Brasil mais bem avaliado em pesquisa de opinião pública realizada pelo instituto poucos meses atrás.

Geraldo Júlio foi avaliado como bom ou ótimo por 52% dos Recifenses, regular por 33% e ruim ou péssimo por apenas 14% na pesquisa da Vox Populi, enquanto que ACM Neto recebeu avaliação de bom ou ótimo de 61% dos Salvadorenses, regular por 27% e ruim ou péssima por apenas 11% dos entrevistados.

Porém, mesmo com esse nível de avaliação positiva tanto Geraldo Júlio quanto ACM Neto foram excluídos da relação de melhores prefeitos, uma causa provável para esse feito seria a falta de interesse dos dois prefeitos em receber esse "prêmio".

A lista dos prefeitos premiados fica restrita apenas a cidades pequenas e do interior do estado, as principais cidades do estado como Caruaru, Recife e Olinda não entram na relação mesmo com institutos de pesquisa mostrando avaliação positiva do gestor.

Segundo o Jornalista Madson Vagner publicou em seu blog a União Brasileira de Divulgação incluiu na relação dos 100 melhores o nome de prefeitos cassados confira parte da matéria disponível aqui.

Os cearenses que acompanharam a repercussão do evento que apresentou os “100 melhores prefeitos do Brasil”, realizado pela União Brasileira de Divulgação (UBD) não acreditaram no viram. A “coisa” pareceu brincadeira. Entre os agraciados do Ceará estão prefeitos afastados e até cassados.

É o caso de Baturité, onde o prefeito Bosco Cigano está afastado há mais de seis meses. Em Itaitinga, o prefeito Abel Cercelino foi cassado em 2014. Isso sem falar nos prefeitos que fazem administrações desastrosas como Vevéu Arruda, em Sobral. Ele é conhecido como prefeito sumidinho.

Já o Blog Ceará News denunciou que prefeitos com baixa aprovação popular teriam sido inclusos na lista sem o merecido mérito conforme trecho transcrito abaixo. Matéria completa disponível aqui.

Outros gestores cearenses, que não estão afastados, mas com administrações consideradas desastrosas, figuram na lista de premiados da UBD, é o caso do prefeito de Sobral, Vevéu Arruda, criticado por moradores pela ausência da administração local.

Entramos em contato com os organizadores da UBD e questionamos o método cientifico aplicado por eles para selecionar os gestores, a resposta foi a constatação da fragilidade do método, segundo o atendente da UBDnão é realizada nenhuma pesquisa de avaliação na cidade, nem pessoalmente nem por telefone, segundo o representante nos informou eles escolhem os melhores gestores visitando sites dos Tribunais de Contas e do Governo Federal e atendendo critérios definidos por eles, no máximo fazem uma sondagem na região.

Nossa equipe insistiu e questionou se há alguma espécie de pesquisa de avaliação, alguma amostragem cientifica para sustentar a credibilidade da premiação, a resposta foi a mesma, não fazem nenhuma pesquisa de avaliação na cidade e não há amostragem dos munícipes.

Conclusão, a premiação é frágil e abre espaço para diversas contestações, ela se limita a prefeitos do interior excluindo prefeitos das capitais, não é realizada pesquisa de avaliação e rejeitam resultados de pesquisas realizadas por institutos renomados como Vox Populi, cabe a ultima contestação, qual o verdadeiro critério usado para definir a lista?
Fonte: Blog A Voz de Orobó.



Sem comentários:

Enviar um comentário