Com Deus e a Verdade

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Governo demite Protógenes Queiroz do cargo de delegado da Polícia Federal

TILHE
Texto

Assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, exoneração se deve ao vazamento de informações em 2008

Agência Brasil
Protógenes queiroz comandou a operação que determinou a prisão do banqueiro Daniel Dantas
Facebook/Reprodução (2014)
Protógenes queiroz comandou a operação que determinou a prisão do banqueiro Daniel Dantas
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a exoneração do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, em 2008. A exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial da UniãoO ministro justifica a demissão por “infrações disciplinares”.
No ano passado, Queiroz foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a cumprir pena de dois anos e seis meses pelo crime de violação de sigilo funcional, ocorrido na época em que era delegado comandava as investigações da Satiagraha. A punição foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa. 
A Justiça também determinou a perda do cargo na Polícia Federal. A condenação foi confirmada em agosto pelo STF.
Em 2008, durante as investigações da Satiagraha, ele comunicou a jornalistas detalhes da operação, que gerou as prisões do empresário Naji Nahas, do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, morto em 2009, e do banqueiro Daniel Dantas.
O caso chegou ao STF porque, em 2010, Queiroz foi eleito deputado federal por São Paulo. Ele não conseguiu se reeleger. A Satiagraha foi anulada em 2011 pelo Superior Tribunal de Justiça. A reportagem não conseguiu localizar Queiroz para comentar a demissão.

Sem comentários:

Enviar um comentário