Com Deus e a Verdade

terça-feira, 21 de março de 2017

RJ: Vigilância Sanitária recolhe Carne estragada e em temperatura insuficiente

Fiscalização da Vigilância Sanitária em supermercados para avaliar a condição das carnes
Fiscalização da Vigilância Sanitária em supermercados para avaliar a condição das carnes Foto: Ana Branco / Extra

A Vigilância Sanitária começou nesta segunda-feira uma mega operação para coletar amostras de carnes e derivados nos grandes supermercados do município do Rio. Logo no primeiro estabelecimento, na Barra da Tijuca, os agentes encontraram carne estragada em geladeiras com temperaturas inadequadas. O produto já apresentava cor esverdeada.
No total, foram inutilizados 700 quilos de alimentos impróprios em três supermercados da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Essas infrações não têm ligações com a Operação Carne Fraca, que investiga 21 frigoríficos suspeitos de participação em um esquema que liberava carnes sem a fiscalização adequada para venda, que motivou a força-tarefa. Os produtos foram descartados por problemas relacionados às condições inadequadas de armazenamento nos mercados. No total, foram sete autos de infração por falta de higiene, temperatura inadequada nas gôndolas e alimentos impróprios.
Para verificar se os alimentos comercializados no Rio apresentam problemas como os denunciados pela Polícia Federal, a equipe recolheu amostras de carnes refrigeradas embaladas a vácuo, empanados de frango, linguiça, salsicha, mortadela e carne moída. A força-tarefa do órgão municipal será realizada até abril.
O material coletado será encaminhado ao Laboratório Municipal de Saúde Publica, que vai fazer análises microbiológica (verificar contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor). O resultado será divulgado em até sete dias, e os produtos com amostras insatisfatórias terão os lotes retirados de circulação.
O secretário municipal de saúde, Carlos Eduardo de Mattos, acompanhou a operação e comentou a falta de condições de higiene do local em que os produtos estavam armazenados, em um dos supermercados. Todos que foram encontrados em condições inadequadas foram descartados, e as amostras de carnes serão levadas para um laboratório municipal:
— A análise vai avaliar a presença de bactérias, excesso de conservante e corpos estranhos.

Secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo de Mattos, e subsecretária Marcia Rolim
Secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo de Mattos, e subsecretária Marcia Rolim Foto: Ana Branco / Extra
Segundo a subsecretária municipal de Vigilância Sanitária Marcia Rolim, houve problema na temperatura das geladeiras que conservam a carne:
— A temperatura correta é até 4 graus, mas o órgão aceita temperaturas até 7 graus. Na inspeção, foram encontradas carnes em geladeiras com temperatura de 11 e até 15 graus.
As fiscalizações sobre as condições de carnes nos supermercados fazem parte da rotina da Vigilância Sanitária, mas foram intensificadas depois da operação da Polícia Federal “Carne Fraca”, que revelou irregularidades em frigoríficos brasileiros.
População aprova fiscalização
O aposentado Vicente de Franco, de 84 anos, acha que as inspeções são muito importantes, mas não pensa em mudar seus hábitos de consumo:
— Meu principal cuidado é comprar o produto em um lugar em que já conheço, não pode faltar carne lá em casa.

Vicente redobra cuidado nas compras
Vicente redobra cuidado nas compras Foto: Ana Branco / O Globo
Já a esteticista Lúcia Paiva, de 63 anos, aproveitou o escândalo como estímulo para alterar, ainda mais, o comportamento:
— Já eliminei 90% da carne da minha alimentação, mas ainda como frango. Ainda vou chegar lá, porque gosto muito dos animais, e eles sofrem com essa tortura. Acho ótimo essa fiscalização que estão fazendo, porque são muitos absurdos no nosso país. 

Lúcia Paiva procura alimentos mais saudáveis no mercado
Lúcia Paiva procura alimentos mais saudáveis no mercado Foto: Ana Branco / O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário