Com Deus e a Verdade

terça-feira, 11 de abril de 2017

Aids: Pernambuco registra diminuição de casos em crianças…

postado por  Dimas Santos

aids

Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta tendência de diminuição de casos de Aids em crianças menores de 5 ano. No ano de 2013, Pernambuco registrou 22 casos de Aids em menores de 5 anos. O número baixou para 16 em 2014 e para 7 em 2015. De acordo com o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids/Hepatites Virais), as estratégias para a prevenção da transmissão vertical do HIV (quando a criança é infectada pelo vírus durante a gestação, parto ou por meio da amamentação) têm auxiliado nesse panorama.

“Como o quantitativo de casos notificados estava abaixo do esperado, foi realizado um trabalho de busca ativa em unidades de saúde e não identificamos casos que ainda não tivessem sido notificados. Acreditamos que a descentralização da testagem rápida e a aplicação dos métodos preventivos durante o pré-natal, o parto e o pós-parto têm contribuído para que tenha ocorrido essa redução de casos em Pernambuco”, afirma o coordenador do Programa Estadual de IST, François Figueiroa.

Continua…

As grávidas e seus parceiros sexuais devem ser investigados para as IST durante a gestação, além de serem informados sobre as medidas de prevenção. No caso do HIV, a indicação é que o teste seja realizado na primeira consulta do pré-natal e no início do 3º trimestre, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). “Com o diagnóstico precoce do HIV, a mulher pode iniciar o tratamento normalmente. Assim, é possível praticamente eliminar o risco do bebê nascer infectado”, reforça Figueiroa.

A prevenção contra a transmissão vertical é feita por meio do diagnóstico e início do tratamento precoces, assim como a boa adesão à medicação pela gestante portadora de HIV. Já a medicação da criança começa na sala de parto, preferencialmente na primeira hora de vida.

É preciso lembrar que a mãe não poderá amamentar a criança para evitar os riscos de transmissão da doença por meio do leite materno. Por isso, o SUS fornece a fórmula láctea infantil (1º semestre) no serviço de saúde que a criança será acompanhada. (Fonte: Folha PE)

Sem comentários:

Enviar um comentário