Com Deus e a Verdade

quinta-feira, 29 de março de 2018

Saiba como harmonizar o vinho com os pratos da Páscoa


Dois sommeliers te ensinam qual vinho comprar para combinar com as receitas mais tradicionais da data

Saiba como harmonizar o vinho com os pratos da Páscoa
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 1 HORA POR NOTÍCIAS AO MINUTO
LIFESTYLE CARDÁPIO
Tão importante quanto pensar no cardápio de Páscoa é decidir a carta de vinhos. Harmonizar pratos e sobremesa, incluindo ovos de chocolate, é uma maneira elegante de receber.

1. Bacalhau à Gomes de Sá (com azeitonas, pimentão e muito azeite)
Se não sabe por onde começar, dois sommeliers te ensinam qual vinho comprar para combinar com as receitas mais tradicionais da data. Confira!
De acordo com Natália Cacioli, sommelier da Evino, a dica é harmonizá-lo com vinhos brancos portugueses. “Os da região de Vinho Verde, em Portugal, são aromáticos e com baixo teor alcoólico, o que ajuda muito na missão de apaziguar o sal”, explica. Se preferir um tinto, aposte em rótulos do Dão, no centro de Portugal. “Nessa área são produzidos vinhos de corpo mais leve, frutados e menos alcoólicos”.
2. Carne assada com legumes
Segundo o sommelier André Zangerolamo, da World Wine, a dica é harmonizá-la com vinhos de médio corpo, ou seja, rótulos que não são superleves (como os brancos), mas também não são grossos e encorpados. Vale investir em um rótulo que tenha sabor de frutas vermelhas.
3. Lasanha de berinjela com queijo e molho ao sugo (vegetariano)
A lasanha é unanimidade nos almoços dominicais. E se ela for “a” protagonista da sua mesa de Páscoa, a dica de Natália Cacioli é harmonizá-la com vinhos italianos da uva Sangiovese. “Molho de tomate pede vinhos com acidez, justamente para igualar com a sua acidez natural”, diz.
4. Canelone de abobrinha com recheio de palmito (vegetariano)
Para harmonizar canelones de abobrinha com recheio de palmito a dica é apostar em vinhos brancos jovens, com o Chardonnay, ou tintos levinhos, como Beaujolais. “Ambos os vinhos são frutados e aromáticos, e vão casar bem com os ingredientes vegetais”, explica Natália.
5. Ovos de Páscoa
A sugestão do André Zangerolamo é se esbaldar no chocolate, sobretudo no domingo, com vinho português da uva Touriga Nacional, que tenha aromas de frutas vermelhas, notas de especiarias e toques defumados.

Sem comentários:

Enviar um comentário