O Senhor Oliveira, carinhosamente o seu Verinha, comemorou ontem 80 anos de vida, numa explosão de felicidades, rodeado por esposa, filhos, netos, bisnetos , sobrinhos ,parentes , e amigos. Foi uma festa ímpar daquelas que não via a dezenas de anos.
Comida gostosa no fogão a lenha, capão ,peru, e velho pirão, que remota aos meus tempos de infância, somados as bebidas quentes e geladas, e aos modernos bolos , salgados e churrascos atuais. Uma festa daquelas para ninguém botar defeito.
Uma curiosidade me foi aguçada. Um esporte até então por mim desconhecido. Estava lá presente uma associação de bacamateiros que se divertiam alegremente num largo espaço dando tiros apenas de pólvora, segundo eles, estão presentes todos os anos como uma tradição popular para celebrar as alegria de mais um ano de vida do seu Verinha, que estava numa alegria surpreendente.
Esse grupo é da Vila Chã do Rocha e segundo eles, esse é um esporte que precisaria de mais atenção pois a tradição cultural dessa festa de encontros de bacamateiros com seus riúnes está perdendo força e sem apoio poderá acabar.
Fiquei surpresa pois eu não conhecia esse esporte, mas achei bem bonito os festejos deles. Tem todo um ritual, suas roupas são parecidas com o cangaço, chapéus de couro bolsas e umas enormes canecas de uso particular que fazem parte da indumentária deles.
Foi um domingo exótico , bem divertido e interessante.
Agradecemos ao seu Oliveira e família pela receptividade e desejamos muitos e muitos mais anos de vida a serem celebrados com tanta alegria.
Meus Parabéns e que Deus abençoe a sua vida!
Vejam que imagens interessante:
Olha o velho e bom fogão de lenha onde a comida é muito mais deliciosa. Dona Silvana é uma excelente cozinheira. Muito obrigada pela comida tão gostosa.
Essa é uma das irmãs de Seu Verinha
Gente simples, bonita e acolhedora. No final, uma mulher pediu para tirar uma foto comigo e relatou-me que em Chã do Rocha, há pessoas que falam muito mal de mim e que bastou uma tarde comigo, para ela tirar a má impressão com a qual lhe convenceram de que eu sou do mal. Me abraçou forte, e levou minha foto com ela. Não lembro o nome da Senhora, mas para ela e para Vila Chã do Rocha mando um abraço da paz! Comigo é assim : Quem conhece se apaixona!
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário