Quem Sou Professora Madalena França.Aqui você tem a melhor informação com a maior veracidade dos fatos.
Com Deus e a Verdade
▼
quinta-feira, 2 de maio de 2019
Alunas de escola pública de Orobó induzidas a repetir como papagaio texto para ser gravado falando maravilhas da merenda escolar?
Isso sim é que é doutrinação!
A escola José Miguel , recebeu hoje uma equipe da Secretaria de Educação. Como tudo foi feito de modo muito discreto, não pude ver todas as pessoas. Pude ver no corredor a Nutricionista, e a professora Marinalva Avelino.
Fiquei sabendo no segundo período após o intervalo ,que ali estava uma equipe para gravar depoimentos de duas alunas do 8º ano. Uma fonte me contou a qual não me sinto no direito de expor sua identidade que as alunas passaram pelo constrangimento, de reproduzir como papagaio o texto a ser gravado fazendo altos elogios a merenda que se serve na escola. O endereço destes depoimentos devem ser as redes sociais ou a TV, já que a Globo anda sendo chamada constantemente a Orobó. O ato ocorreu a portas fechadas e não pude ver se havia mesmo representante da TV no local.Foram os alunos quem me contaram que havia.
A merenda hoje foi uma saborosa sopa com frango, arroz, macarrão e abóbora, além de cheiro verde, couve etc .Como disseram meus alunos ,"arrasou no prato"!, Infelizmente isso não é uma rotina.
Ao entrar no 9º ano uma das alunas me contou que estava faminta e me pediu para pegar bolacha na cantina. Ai perguntei: você não merendou?
Com sua irreverência ela riu e disse que a sopa tinha sido insuficiente para atender a todos e que as colegas tinham sido instruídas a dizer sobre a merenda o que orientava a equipe. Foi assim que fiquei sabendo.
Pensei isso sim, é doutrinação!
Peço perdão aos diretores da escola que são contratados para fazer o que quer o governo municipal, mas tenho que registar a verdade.
Autorizei a aluna a pegar a bolacha , ela foi , comeu e ficou o tempo todo rindo da situação.
Não consigo calar diante de uma situação como essas. Se uma rede de TV quer mesmo saber o que se serve nas escolas públicas de Orobó, ou de qualquer município tem que chegar de surpresa, e não algo tão combinadinho assim. Isso aí, é um combinado chamado contrato de propaganda.
Não estou aqui dizendo que não tem merenda na escola. A merenda vem mensalmente mas não é nesse padrão de qualidade servido hoje. Na maioria das vezes é bolacha, ou cuscuz com sardinha ao molho de tomate estilo enlatada. Raramente é servido frango ou carne bovina. Essa história de servir suco de frutas como acompanhamento de outra merenda é fantasiosa. Como também é fantasiosa essa história de servir hortaliças como salada.
A merenda é comprada mensalmente e esses ingredientes não são de consumo duráveis. Se vem uma vez perdida é um pouquinho que se usa nos primeiros dias e logo acaba. Hoje mesmo vi a secretária da escola com um pouquinho de coentro na mão, provavelmente trago da sua casa.
Eu me sinto na obrigação de falar a verdade, para que os pais dos meus alunos, não achem que eles estão comendo (gato por Lebre).
Quem viver verá que essa propaganda vai girar por ai.
Perguntar não ofende: Seria justo ensinar alunos na fase de formação de personalidade a dizer algo que ele mesmo sabe que não é real?
Como professora de História e Cidadania eu fico indignada com uma coisa dessas! É como se eu visse alguém destruindo o meu trabalho de educar para verdade e contra corrupção.
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário