Com Deus e a Verdade

sábado, 4 de maio de 2019

Criado mais um conselho em Orobó; Você sabe se algum deles funciona com eficiência em Orobó?

 
Foi criado mais um conselho em Orobó. Dessa vez da segurança pública e tem como presidente Paulo Pinto presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o empresário Santo e Felício. Nada contra nenhum deles. Paulo já provou ser uma pessoa séria e organizada, haja vista que o STRO ganhou outra vida sob sua Direção. Esperamos que dessa vez , pelo menos um Conselho, funcione neste município.
Orobó tem conselhos que não acaba mais. O problema é que os conselheiros, são sempre muito ligado ao Prefeito, ou é contratado da prefeitura, ou tem parente no cargo.
Qual o Papel dos conselhos municipais?

"Os Conselhos são canais efetivos de participação da sociedade civil, formas inovadoras de gestão pública que permitem o exercício de uma cidadania ativa, incorporando as forças vivas de uma comunidade à gestão de seus problemas e à implementação de políticas públicas que possam solucioná-los."
 Conselhos Municipais existem para inserir a participação popular na gestão pública para que haja um melhor atendimento à população. Assim sendo, todo Conselho deve receber planilhas e informações diretas do governo, avaliar a gestão e apresentar as falhas e as possíveis soluções. Todo Conselho tem poder fiscalizador.
Alguém sabe se algum Conselho, com exceção do Tutelar, que é remunerado,  funciona devidamente neste município? Se assim fosse, eles estariam sendo cúmplices de muitos desvios e até de crimes. Eu prefiro crer que eles existem apenas para cumprir as exigências da tal transparência ,mas não tem acesso às informações.
Por Exemplo: Temos Conselho na saúde. Os conselheiro sabem que falta quase tudo nos PSFs? Vem fiscalizar , anotar, levar as demandas, reclamar a falta de medicamentos e exames? Se não o fazem ,não estão cumprindo o seu papel.
Tem conselho na Educação: Os conselheiros sabem quanto entra e sai do FUNDEB Mensalmente? Quantos se aposentaram nos últimos 4 anos ? Como está sendo empregado os 40%, onde e como? Os 60% exclusivo para pagamento  dos profissionais da Educação está tendo o destino devido, ou tem gente dos 40 pendurado na cota dos 60%?
 Por que os conselheiros não detectaram a fraude do IPREO?
Pasmem! Tem conselhos escolares: Por que o dinheiro Direto na escola da UEX, não é comprado como manda a Lei, pelo tesoureiro do Conselho escolar e os diretores, em vez de tudo ser resolvido na Educação? Eu posso ser conselheiro e ter um papel fiscalizador do meu patrão, se eu sou contratado(a) por ele?
Para mim alguma coisa ai não encaixa. Na hora que o Conselheiro começar a exigir o que o prefeito tenta esconder, ele é posto pra fora. O conselheiro vai querer perder o emprego?
O que falta a Orobó, não é lei nem conselhos. Tudo isso está até sobrando. Falta é verdade e responsabilidade com a coisa pública.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

Toda vez que se ler se ou ouve  falar de Conselhos em Orobó estão lá na foto as duas admiradoras e defensoras plenas do prefeito. Júlia Aguiar, esposa do vereador David e secretária do prefeito, e Patricia Leal, esposa do advogado da prefeitura, funcionária concursada como professora, mas que nunca gostou de dá aulas e está sempre nestes cargos de muita seriedade. Muito conveniente não é mesmo?
Não estou duvidando da honra das senhoras. Apenas colocando o leitor para pensar: essas moças tem mesmo pleno arbítrio e poder fiscalizador sobre o prefeito que elas tanto amam?
Torço muito para que Paulo Pinto e os outros dois membros tenham mais sorte neste novo conselho e façam um excelente trabalho, na área da segurança. Boa sorte!

Por Madalena França

Por Madalena

Sem comentários:

Enviar um comentário