Você sabe o que são doenças profissionais? Quais os seus efeitos? E quais são seus Direitos se comprovar que adquiriu no trabalho?
As doenças profissionais
São aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho pertinente à determinada profissão ou função é diretamente ligada à profissão do trabalhador. O Artigo 7º da Constituição brasileira diz que o trabalho é direito social e que ele deve significar Liberdade e não Sofrimento!
Quando o trabalho pode significar Liberdade?
Quando ele lhe assegura carga horária e salário justo, valorização como um todo. Dinheiro é bom, mas não é tudo. Para você ser feliz no trabalho você precisa ser respeitado, o clima deve ser de paz, livre de ambientes insalubres, de fofocagem, com garantia de boas condições de trabalho, no caso dos professores Materiais pedagógico e principalmente respeito.Você também precisa gostar do que faz. Isso leva o indivíduo a estar feliz e assim sendo , produzir mais e melhor.
Quando o trabalho se torna sofrimento?
Quando você é humilhado, discriminado, cobrado de mais e retribuído de menos, além de pouca valorização tem seus direitos trabalhistas negados e ainda acrescentam-se fofocas, calúnias e difamação. A continuação disso por muito tempo, gera as chamadas doenças profissionais: Ansiedade, insônia, Síndrome do Pânico, depressão e até câncer!
Em casos estremos gente fraca comete até suicídio.
No caso específico de Orobó, pelo menos na área da Educação tivemos: Direitos cortados outros reduzidos,diminuiu o nosso poder de compra e aumentou o desconto que pagamos para ninguém. É público e notório que nosso dinheiro foi roubado e que há vários anos ninguém se aposenta a não ser que seja bajulador ao extremo do prefeito e como se tudo isso ainda não bastasse, estamos sendo vigiados igual se vigiava a "galinha para por " e pegar o ovo em tempos de fome.
Tudo isso está levando dezenas de servidores a fila do SUS, porque poucos tem condição de pagar plano de saúde e fila na chamada Junta Médica para avaliar afastamento, readaptações etc.
Ao deparar-se com essas situações, percebe-se outro problema: A junta é um coluio do prefeito e muita gente sai de lá chorando para os Tribunais. Lá há pilha enorme de processos que anda no ritmo do caranguejo. E as pessoas se auto destruindo e sofrendo as consequências dessa estúpida Lei do" cão".
Recomendo: Respira!!! Calma! Faça o seu melhor no seu tempo e cuide de você mesmo. Se ame!
Não há mal que seja eterno. A tempestade uma hora vai passar. Se você não cuidar de si mesmo corre o risco de certos abutres irem ainda no seu velório e dizer: que pena ! Era uma pessoa tão boa! Seja bom para você mesmo e não se mate, antes de "matar" esse sistema terrorista e opressor!
Se for o caso procure um bom advogado e solicite seus direitos se adquiriu uma doença profissional.
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário