Com Deus e a Verdade

domingo, 6 de outubro de 2019

É Funcionário de Orobó? Não morra antes do dia 30 ou 31 antes do meio dia ou corre o risco de virar um defunto inadimplente...

Parece piada mas é sério! Um desabafo no facebook é o comentário da semana: Além da dor de perder a mãe Valdinha de Manoel João teve o dinheiro do pagamento mensal de Dona Valdecira, confiscado.  A maior vergonha já vista em Orobó!

A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Zezita Silva, pessoas em pé, criança e área interna

Dona Valdecira foi uma criatura de alma limpa, de fé, 3 vezes primeira dama desse município, professora, Secretária de Educação do Município e diretora da GERE. Resumindo a mulher deixou um grande legado das sua contribuições a esse município como educadora e como pessoa do povo de Orobó.
Eu não sou Jurista e  realmente não sei como funciona com os mortos, mas de leis trabalhistas eu entendo.
Se vivo, alguém que trabalhou por nove meses se for demitido sem justa causa, tem direito a aviso prévio, FGTS, e pagamento dos dias trabalhados durante o mês, e o proporcional aos meses trabalhados relativo a férias e décimo terceiro.
Palmem!
Se você for funcionário de Orobó, não morra antes do último dia do mês depois de meio dia, quando entra o dinheiro na conta, para não correr o risco de ser um defunto inadimplente. 
Ninguém é rico em Orobó e todo mundo tem suas contas mensais para pagar.
Li um depoimento de Valdinha de Manoel João que foi a coisa mais vergonhosa e desumana que já li nos últimos tempos. Dona Valdecira faleceu era quase fim do mês, confiscaram o dinheiro do pagamento mensal dela que era para pagar as suas cuidadoras e algumas despesas com o velório.
Já tinha visto de tudo nesse Orobó. Menos se furtar Morto! 
Na minha Opinião ela tinha direito a receber pelo menos os vinte dias do mês que ela estava viva e o proporcional aos meses do 13%.
O texto é muito grande ela faz um grande desabafo e diz que a administração se negou a pagar o dinheiro da mãe, que como única herdeira ela tem direito.Retirei apenas um trecho essencial:" Pra quem não sabe , o dinheiro da minha mãe era pra pagar as cuidadoras , o plano de saúde que ela usou até o dia 20 de setembro , seus medicamentos e locomoção para clínica 3 vez por semana . Pq fazia hemodiálise E ainda completávamos . Ela tinha o direito de receber o funeral , seus proventos e o décimo terceiro pela lei . Mas o Impreo ou Fumpreu nos mandou colocar na justiça pra recebermos ? Isso é alguma pegadinha ? Ou querem que nos araste a seus pés por isso ?Nunca ! Sei onde vc vai me pagar os últimos direitos dos meus pais . Espera e verás! " Desabafou!
O resto do depoimento e tudo o que ela relatou é chocante!
Perguntar não ofende: Será que esse povo da administração de Orobó, pensa ser eterno e nunca morre?
Ou será que eles pensam que funcionário de Orobó tem opção do dia e hora de morrer?
Ao ir a Igreja quanto vocês tem, sabem , verem ou sentem de Deus?
Que Vergonha!
A cidade de Orobó está chocada com tamanha covardia! Lastimável!

Por Madalena França.

Sem comentários:

Enviar um comentário