Com Deus e a Verdade

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

João Paulo será relator da PEC para instalar usina nuclear em PE. Até a Igreja Católica é contra


O deputado João Paulo (PCdoB) é o relator do Proposta de Emenda Constitucional n°09/2019, de autoria do deputado Alberto Feitosa, que modifica o artigo 216 da Constituição de Pernambuco, para permitir a instalação de usinas nucelares no Estado. A PEC foi distribuída ontem, na comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe, depois de sorteio, pois JP e o deputado Romário Dias mostraram interesse em relatar o projeto.
João Paulo havia feito uso da tribuna, na semana passada, para manifestar posição contrária à construção de usina nuclear no município de Itacuruba, no semiárido pernambucano. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas havia anunciado, durante um evento no Rio de Janeiro, em abril, que o Plano Nacional de Energia 2050 será lançado em breve e deve indicar a construção de novas usinas nucleares. O município de Itacuruba foi citado como possível localização.
“O local escolhido tem sol quase todos os dias do ano e assim é possível viabilizar outras fontes de energia menos perigosas, como a energia solar. Não podemos colocar em risco o Rio São Francisco que tem papel fundamental para a população de mais de 160 municípios em cinco estados. Além do risco de acidentes, ainda existe o problema do descarte do lixo radioativo. Qualquer vazamento pode causar impactos imprevisíveis ao meio ambiente e às pessoas”, justifica João Paulo.     
A população do município e de cidades vizinhas, onde vivem os povos indígenas Pankarás e Tuxás, é na sua maioria contrária a construção e vem se mobilizando, mesmo com o silêncio do Governo Federal. A igreja católica também já se posicionou oposta à usina nuclear.
Informações de Magno Martins
Postado por Madalena França

Sem comentários:

Enviar um comentário