Com Deus e a Verdade

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Cidadania não se faz sozinho...

Resultado de imagem para imagem sobre Cidadania
imagem Google.
Texto Professora Licenciada em História
 Madalena França.

 O conceito básico de cidadania é: O bem comum. Portanto a palavra chave para cidadania é a união.
União de quem?
De grupos, de associações de bairros, de classes , em fim, de pessoas com  interesses comuns de  transformar o mundo para melhor, visando alcançar os direitos da coletividade, e solidarizasse  com os injustiçados.
Ser Cidadão é muito mais que obedecer as leis. Estas devem ser cumpridas. Porém vale lembrar que nem todas as leis são justas.
Ser um verdadeiro cidadão é indignasse com a falta ou o descumprimento das leis justas e também trabalhar para mudar as que exigem o sacrifício de muitos em benefício de poucos.
Toda lei implica em um dever. Entre os deveres do cidadão, está a luta por justiça para consigo mesmo e para com o outro. Mesmo que esse outro , não seja do seu grupo de amigos.
Toda lei nasce da insatisfação de alguém ou de um grupo que exige um direito, ou merece um benefício. A luta pela conquista de Diritos ou reparo de erros e injustiças, não deve ser individual, mas coletiva. Quando perdemos a capacidade de nos indignar com ou por aqueles que sofrem com a fome, a miséria, a doença mal tratada, a falta de abrigo ou a perseguição e rompimento de seus direitos, perdemos também a  oportunidade de sermos chamados cidadãos.
 Toda pessoa humana é constitucionalmente  protegida em seus direitos fundamentais o que significa ser gente. Mas nem todo mundo pode se considerado cidadão.
Cidadão é o lutador por um mundo onde todos vivam com dignidade tenham seus direitos repeitados e em contra partida cumpra com seus deveres. Isso é determinante para a Justiça Social e a conquista de direitos.
Devemos entender que a cidadania é uma construção constante e coletiva. O individualismo empobrece a civilização e desmerece a boa Educação.
Não devemos ser um cidadão apenas da nossa casa ou do nosso grupo social, mas do mundo e para o bem comum.

Partindo desse principio deixo a reflexão: você é cidadão?

Postado por Madalena França


Sem comentários:

Enviar um comentário