Quem Sou Professora Madalena França.Aqui você tem a melhor informação com a maior veracidade dos fatos.
Com Deus e a Verdade
▼
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
Como deve funcionar uma instituição pública séria?
Quem trabalha no serviço público deve saber que a ética é o principal ingrediente desse bolo com tanta diversidade de produtos.
Primeiro; antes de ser um bom profissional, ou seja, ter segurança no que faz, seja um bom ser humano. Sem isso, é impossível dá certo.
Tem que pautar o seu trabalho na justiça. A primeira pergunta para a resolução de todos os casos é: E se fosse comigo? Colocasse no lugar do outro, é a peça chave para não cometer arbitrariedades.
O planejamento é indispensável. Pensar antes de fazer, livra os outros de transtornos e a si próprio de responder criminalmente por prejuízos a outrem.
Respeito: Ninguém precisa e nem ama, todo mundo. Mas todos merecem respeito. Por tanto seja educado quando se dirigir a qualquer pessoa. Escute quando o outro estiver falando, espere a sua vez de falar. Quem não escuta não compreende.
Impessoalidade: quando se faz um concurso público não existe nenhuma cláusula determinando que você é cativo a político A, B, C, ou afins. Cada um respeite o outro e o trate com a mesma dignidade de quem acompanha seu partido. A perseguição política é crime perante a lei e se comprovado o fato, poderá o perseguidor perder o cargo em que ocupa, responder por danos morais com multa ao ofendido.
Portanto o servidor público deve compreender que o birô que ocupa, ou a posição em que está , não é a cozinha da sua casa, nem uma roda de amigos para jogar conversa fora.
Não se pode admitir que ordens de transferências ou de qualquer mudança significativa que vá mexer com a vida de outros profissionais, sejam ditas por recado ou de boca. Palavras são jogadas ao vento. Decisões oficiais , devem ser escritas, carimbadas e assinadas pelo responsável pela decisão.
Não aceite recadinhos oral. Informe-se, conheça seus direitos, cumpra seus deveres...
Escrito por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário