Com Deus e a Verdade

quinta-feira, 11 de junho de 2020

As mãos que se acariciavam perderam até direito ao seu lugar na cadeira da hierarquia parlamentar . E agora Orobó?

BLOG DO EDINHO SOARES: NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES ... Vivi para ver o dia em que a amizade daria lugar ao Totalitarismo. E como esse blog tem boa memória e ainda não esqueceu o senso de justiça, veio lembrar que, as mãos que se grudam também se soltam , quando os interesses mudam. Esse trio nunca esteve no rol das minhas amizades. Também não sou inimiga de nenhum deles. Por isso descrevo com perfeita imparcialidade.
Sempre fui muito complacente em minhas crônicas, quando me referia a Presidente da Câmara de Orobó e continuo fazendo justiça pelo comportamento educado ,talvez frio, que ela sempre se portou. O fato dela ser a única mulher no meio de 10 homens, de ser Mãe do prefeito, entendo que filho é para nós mulheres, coisa sagrada,  ser uma senhora de meia idade,  ser filha do Senhor Sebastião Urbano, a quem eu sempre tive respeito, deu a ela uma  certa vantagem sobre os demais. A polpei de algumas críticas.
Na vida tudo tem o seu limite. O fato dela ter todas essas qualificações acima citadas , não lhe dar o direito de descumprir o Regimento da Casa, ou ditar modas. Todos os internautas estão percebendo que ela está usando o poder que lhe confere a cadeira para proteger um vereador, por ser extrovertido, ter facilidade de comunicação e ser um completo subserviente ao filho dela. Pegou muito mal ontem, o pico de stress que rolou entre ela e o vereador David Aguiar, de forma pública por ele está neste caso , completamente certo , cobrando um direito que é dele pelo regimento da Casa. Além disso, ela repetiu o mesmo erro por duas vezes, por ele já ter reivindicado na Seção Passada.
Pela hierarquia do Regimento Interno ,falam pelas ordem das cadeiras, ou por ordem alfabética os vereadores de plenário e por fim a Mesa Diretora: Segundo Secretário , Primeiro Secretário que no caso é David e por fim a Presidente. Isso ocorre quando todos terminam de falar justamente, porque é de responsabilidade da Mesa Diretora apaziguar conflitos, mediar situações, trazer as notícias do Executivo, justificar o porque algo não foi feito, entre outras atribuições.
Dona Maria do Carmo ditou moda, inverteu papeis e deu a fala final, ao vereador Paulo Brito o lugar que por direito era de David. ( fato grave). Posição ditatorial da parte dela, além de protecionismo ao vereador aliado. O dito cujo, ultrapassou o tempo de sua fala tecendo mil elogios ao prefeito e ainda pediu uma questão de Ordem que durou uns quatro minutos. Nunca integrei  a Casa Legislativa, mas pelo tanto que acompanho nunca vi se pedir questão de Ordem para se defender, sem antes ter sido citado. A questão de Ordem ,se dá realmente para defesa quando se é citado. No caso, após a fala de Paulo, se Thomás quisesse, poderia ter pedido uma questão de Ordem por ter tido seu nome citado pelo colega, e explicasse, mesmo já tendo passado sua vez de falar.
Aplaudir um político porque ele fez uma obra pública é o mesmo que ...

Deboche e desrespeito aos colegas...
Quer elogiar seu prefeito? É direito seu. Cada um bate palmas para quem quer. Colocar moção de aplausos ao prefeito e ao vice e pré- candidato, para ser votada pelos pares  numa casa onde 8 vereadores são oposição é deboche! Ninguém vai dizer que um asfalto numa cidade é ruim. Mas nenhum vereador em plena campanha, vai aplaudir seu adversário isso é deboche. Orobó inteira sabe que Chaparral gosta de fazer Obras que tenham muita visibilidade, embora abandone ao leu, outras que se escondem e até trás perigo e risco a vida das pessoas. A maior OBRA DE UM PREFEITO É CUIDAR BEM DO DINHEIRO PÚBLICO E DAS PESSOAS. Isso não é o forte dele.
Perguntar não é crime: Se for colocado na Casa, Moção de Repúdio pelos carros se acabando no Espaço 2000 no sol e na chuva, pelo SAMU novo escondido, pelo ciena novo escondido enquanto a saúde morre a míngua, pelas máquinas e tratores virando sucata, Paulo Brito seguirá aos seus pares?
É melhor não dá muita ideia, para não morrer emaranhado na sua própria teia.

Por Madalena França.


Sem comentários:

Enviar um comentário