Com Deus e a Verdade

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Bolsonaro rosna. Mas terá dentes para dilacerar a democracia?


(Tijolaço)
Jair Bolsonaro seguiu hoje com suas ameaças, dizendo que “está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar”, como você pode ver no vídeo abaixo.
O que será colocado, como e em que lugar, porém, não está claro.
O presidente vai enquadrar o Judiciário e obrigá-lo a não mandar investigar os seus aliados, mesmo quando atiram rojões sobre o prédio do Supremo Tribunal Federal.
Vai impedir que se apure quem está financiando as turbas de alucinados que pregam a intervenção militar e o fechamento do STF?
Não há “medidas legais” para que possa fazê-lo, apenas um golpe de força.
Só que, para fechar o STF, fisicamente, podem bastar, como sugeriu o Filho 03, um cabo e um soldado, mas para que os dois fardados sejam mandados lá é necessário a adesão dos comandantes militares da ativa.
E aí não tem “ação pontual”, porque as coisas se precipitariam ladeira abaixo para o vale da ditadura.
Há relutância entre os oficiais da ativa, que percebem que os militares deixariam as Forças Armadas serem arrastadas para um desastre do qual sairiam estropiadas e, pior, sujeitas a serem reduzidas em tamanho e poder numa restauração democrática.
Pois é isso que se está a decidir: não é a evidente capacidade bélica de que possam dar o golpe – embora seja duvidoso que, neste caso, não tivessem que partilhar o poder com milícias e polícias – mas a capacidade política de repetir, quase seis décadas depois, um regime como o de 1964.
Jair Bolsonaro, que é apenas um bufão que se arroga herdeiro de um golpe do qual era apenas um guri – chegou a dizer, ridiculamente, que “desde os anos 70” esteve na luta armada, o que não é verdade – e que por isso sabe como o Brasil deve ser governado.
Está se conduzindo para uma situação em que terá de mostrar a força que imagina ter. Mas é um leão que mostra os dentes de outros que, ao que parece, relutam em abrir a boca.

  •  
  •  
    • Postado por Madalena França

Sem comentários:

Enviar um comentário