Com Deus e a Verdade

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Não quer ser mártir escolha outra profissão: a dor da pandemia bateu forte no professor

 Depois do cansaço do ano inteiro agora vamos ensinar integral? Por quê? Não é justo! Trabalhamos Muito mais esse ano do que em qualquer outro...

A lei de Diretrizes e Bases Nacional desobriga o cumprimento de carga horária total, e/ou dias letivos em caso de catástrofes naturais, Pandemia, ou qualquer tragédia que independa da vontade humana.
Ontem recebemos um aviso de que nós vamos ensinar até final de dezembro integralmente. Será que essa gente não pensa que professores e alunos estão muito mais cansados e stressados esse ano do que em qualquer outro?
Não sei os outros, mas eu sofri muito no início desta pandemia, com o fechamento das aulas dia 18 de março. Quem tem mais de meio século de vida não tem a habilidade que tem os jovens que nasceram na geração internet. Muita coisa eu não sei fazer. Não me adaptei as plataformas optei pelo o wathazap que eu já sabia usar. Agora Imagine você pesquisar textos, fotografar, ou imprimir, fazer videos aulas, audios explicativos, corrigir centenas de atividades tudo por uma tela de um celular?
Quando dirigimos uma aula presencialmente, tem o nosso manejo, a explicação que damos a um , todos escutam, interferimos sempre quando vemos que a coisa está dando errado, revisamos a explicação, etc.
Remotamente, fazemos isso em particular para cada um. Na minha matéria muitos alunos sem o livro. Tenho que tirar fotos das páginas e enviar. Fiz provas sim a cada bimestre. E meus alunos aplicados continuaram com notas boas. 80, 90 e dez. Mas muitos se perderam pelo caminho. Muitos desistiram. Agora finalzinho de ano quando todos já estão saturados deste vírus maldito e seus efeitos, vem um recado para ensinarmos dois horários?
Ficou na minha mente, um noticiário que saiu ai do Ministério da Educação, pedindo explicação ao prefeito e a presidente do conselho da Merenda escolar, que Orobó recebeu mais dinheiro do que Surubim, pelo fato de terem declarado ao MEC, escolas de tempo integral na Rede municipal de Orobó. Caso que não houve.
Fica a pergunta :será que essa é uma forma de enviar relatórios ao MEC com aulas em dois horários? Nós vamos pagar pelas mentiras dos outros? O dinheiro da merenda integral onde está? Desde julho não se tem nem integral, nem parcial. E novamente as mães ligam para perguntar aos professores.
Mas como diz o pensador :Professor está sempre errado.
Perguntar não ofende: os alunos extremamente desmotivados, vão querer estudar integral em dezembro? Eu não vou obrigar aluno meu a isso.
Saturada de tudo isso!

Por Madalena França.


Sem comentários:

Enviar um comentário