Com Deus e a Verdade

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Corpo de Bombeiros de Surubim orienta moradores sobre incêndios florestais na zona rural de Orobó

 Do Blog Tô na Mídia Surubim

Postado por Madalena França


Dúvidas da população da Reserva Serra Verde sobre prevenção e combate a incêndios florestais foram esclarecidas pelos bombeiros

Além de possuir incontáveis riquezas históricas, o município de Orobó ocupa uma área de 126 km² do Planalto da Borborema, região serrana do Agreste de Pernambuco. A cidade possui 55% de serras que se destacam pela sua beleza. Uma delas, a Mata Serra Verde, situada na Chã do Rocha, traz um contraste na vegetação e na natureza preservada.

Na última semana, um incêndio foi registrado no local, mais precisamente no Sítio Guarani, que faz parte da Reserva Serra Verde, pertencente à família do saudoso Adelino da Matta Ribeiro. A situação, evidentemente, trouxe preocupação à conservação da reserva florestal.

Neste final de semana, através de uma solicitação dos proprietários da Reserva Serra Verde, o Corpo de Bombeiros de Surubim realizou um treinamento com a finalidade de conscientizar a população local acerca da importância de preservar as matas da região. A iniciativa também visou a capacitação dos cidadãos da comunidade para casos de incêndio e ensinou os moradores a evitar essas ocorrências no dia-a-dia.

Os proprietários da Reserva Serra Verde sempre buscaram conscientizar a população a preservar o meio ambiente e, junto ao poder público, solicitam maior assistência para o reflorestamento da área e apoio para transformá-la em uma reserva florestal. A preocupação aumenta agora, devido ao incêndio da semana passada.

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros pôde esclarecer aos presentes quais são os primeiros procedimentos a serem tomados quando ocorre um incêndio florestal. “Essa ação já estava prevista desde o ano passado, coincidindo com o incêndio que aconteceu na semana passada. Informamos à população como evitar e como realizar o primeiro combate aos incêndios florestais. O primeiro combate é de suma importância, pois ele minimiza os danos na natureza. Após acionar o Corpo de Bombeiros, a pessoa pode passar a monitorar o incêndio, observando a sua proximidade a residências, além de outras medidas que impedem uma tragédia”, explicou o Cabo Eufrásio Muniz, do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Agreste.

Outra medida importante orientada pelo Corpo de Bombeiros, antes da chegada do órgão à localidade, é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Orientamos as pessoas a estarem com os equipamentos de proteção individual, como, bota, calça, as máscaras que chamamos de bala clava para não inalar a fumaça, e também um abafador. Na falta dele, podem utilizar um galho de árvore. Isso evita uma tragédia e protege vidas. Vimos que a Reserva Serra Verde possui boa parte dos equipamentos, mostrando que eles se preocupam com a preservação da vida”, ressaltou Eufrásio.

Vale lembrar que 99% dos incêndios florestais são ocasionados pela ação humana, enquanto apenas 1% ocorre de forma natural. Quando envolve a ação humana, trata-se de um crime prescrito em lei. Para acionar o Corpo de Bombeiros, basta ligar para o 193 e solicitar uma ação como a realizada na Mata Serra Verde. A iniciativa só é autorizada mediante envio de oficio ao órgão.

Sem comentários:

Enviar um comentário