Com Deus e a Verdade

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

TJPE inicia hoje comemorações dos 200 anos

 


Começaram, na manhã de hoje, as comemorações dos 200 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que foi criado por Dom Joao VI através de Alvará Régio, e que se chamava, inicialmente, Tribunal da Relação somente sendo instalado em 13 de agosto de 1822. Uma exposição montada no Palácio da Justiça será o ponto alto das comemorações iniciais, ocasião em que vai ser mostrada, pela primeira vez, a cópia do Alvará Régio, cedida pelo Arquivo Nacional.

Para o desembargador Fernando Cerqueira, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a solenidade ocorrerá de forma virtual, no sistema hibrido, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do TJPE, quando, além de cerimônia ecumênica, haverá a entrega simbólica da “Medalha Comemorativa do Mérito Judiciário 200 Anos” a autoridades dos três poderes. Os desembargadores integrantes do TJPE receberão réplicas da placa alusiva à celebração.

Quarto tribunal de justiça criado no Brasil e o último do período colonial, o Tribunal da Relação era subordinado ao Governo do Reino.

A meta predominante dos que integram o TJPE e participam das celebrações dos seus 200 anos – diz o seu presidente – é fazer com que o Tribunal se torne totalmente digital, com o que estará sensivelmente simplificado o acesso das ´pessoas ao judiciário. “Estamos digitalizando todo o nosso acervo e implantando o Processo Judicial Eletrônico (PJE), pois o objetivo maior é modernizar o judiciário e torna-lo cada vez mais ágil e eficiente”, enfatizou, frisando que existe um longo caminho pela frente. Ele destaca que a alta demanda e as rápidas mudanças na sociedade, principalmente devido a tecnologia, são desafios para magistrados e servidores, conscientes da importância da Justiça para a população, pelo que “cada vez mais se busca aprimorar a prestação jurisdicional para oferecer um serviço que atenda, cada vez mais os anseios da sociedade”.


Sem comentários:

Enviar um comentário