Com Deus e a Verdade

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Leis incentivam a prática de doação de sangue

 


Hoje, quando é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue, o deputado Clodoaldo Magalhães lembra a importância de homenagear os doadores e incentivar a prática a todas as pessoas sobre essa ação solidária.

“Temos duas leis importantes que tratam da temática. A primeira, a LEI Nº 17.221/2021, que assegura doação de sangue pela população LGBTQI+, proibindo práticas discriminatórias que impeçam ou dificultem a doação de sangue por parte dessa população; e a outra, LEI Nº 17.221/2021, que incentiva jovens a doarem sangue”.

Clodoaldo Magalhães ressalta que a primeira lei chega em momento oportuno, quando estamos vivendo situação dramática nas UTIs do estado com pacientes infectados pelo vírus da Covid, inclusive que dependem, muitas vezes, de transfusões, em decorrência do agravamento da doença.

O deputado acredita que suas proposições irão ajudar a reforçar o estoque nos bancos de sangue do estado. Eles continuam baixos devido ao medo da população de exposição ao novo coronavírus, o que levou as coletas caírem na capital pernambucana e em todo o estado.

Para ele, proibir gays de doar sangue resulta em um tratamento desigual e desrespeitoso. “Temos que entender que o comportamento das pessoas é o que determina risco de infecções por doenças sexualmente transmissível e não a orientação sexual dela”. E completa que “todas as pessoas devem doar, desde que tenham as condições exigidas pelos bancos de coleta”.

Segue link das duas leis:

https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=55003&tipo=

https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=54679&tipo=

Sem comentários:

Enviar um comentário