Com Deus e a Verdade

segunda-feira, 19 de julho de 2021

UFPE na Cúpula Mundial sobre Nutrição

 


Por Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos*

A cúpula mundial sobre Nutrição em dezembro de 2021, em Tokyo, chega num momento oportuno, crítico e importante na luta contra a grande pandemia do famigerado vírus SARS-CoV-2 (conhecido como COVID-19) e suas novas variantes em meio as ações sobre Nutrição das Nações Unidas (ONU), faltando apenas cinco anos para se atingirem as metas da Assembleia Mundial da Saúde (MAS/WHA), órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada no Plenário do Palácio das Nações, sede da ONU em Genebra, Suíça.

A Nutrição tem papel importante na manutenção e integridade da nossa imunidade celular, bem como indicador de qualidade de vida. A cúpula na capital japonesa será realizada de 7 a 8 de dezembro de 2021 sob os auspícios do governo do Japão. Está sendo preparada e precedida por um momento histórico, as vésperas das Olimpíadas de Tokyo 2021. Esses grandes eventos continuarão e sinalizarão o início de uma nova corrida em direção a um futuro mais saudável e bem nutrido, uma corrida em direção a um mundo em que todas as pessoas, incluindo as mais vulneráveis, tenham acesso a alimentos seguros, acessíveis e nutritivos até 2030.

Nutrição Para o Crescimento é um esforço mundial para reunir governos e entidades com a finalidade de ajudar nosso planeta nessa luta contra a desnutrição e todas as formas de misérias, sejam elas nas guerras, migrações, doenças ou em qualquer outra situação de vulnerabilidade, como por exemplo os idosos sem renda financeira e sem cuidados primários.

Esse compromisso tem o potencial de transformar a maneira como o mundo enfrenta esse desafio global contra a desnutrição. É hora dos colegas, amigos e parceiros divulgarem o real conhecimento do poder da nutrição adequada/equilibrada:

  • adotando políticas mais fortes e baseadas em evidências à nível global, regional e nacional;
  • aumentando os financiamentos para as intervenções comprovadamente necessárias e de combate à fome;
  • compromissos de alinhamento e harmonização das ações entre os setores e as partes interessadas.

Juntos, podemos garantir que os indivíduos e as famílias tenham uma boa nutrição de que precisa para viverem suas vidas em condições humanas, e que todas as nações tenham recursos de que precisam para alimentar o desenvolvimento social, econômico e de saúde na década final para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da OMS. Para obterem maiores informações sobre essas ferramentas e recursos, bem como se prepararem antes da Cúpula, o as autoridades japonesas prepararam um guia prático no site do evento: https://nutritionforgrowth.org/events/, existe um passo a passo a ser seguido e registrado, bem como seus compromissos.

O guia destaca ainda o que você precisa saber antes de assumir um compromisso, incluindo princípios de engajamento, áreas temáticas e tipos de compromissos, descrevendo-os e sua forma, fornecendo exemplos concretos dos compromissos registrados; explicações relevantes e orientações durante todo o processo de registro. Qualquer informação ou questionamento deve ser encaminhado para o e-mail: N4G@globalnutritionreport.org. O professor e cientista Carlos Vasconcelos (Foto) foi convidado para o nobre evento, extensivo a todos (as).

Todos estão convidados a participarem e submeterem seus compromissos com essa grande luta, ninguém faz nada só, gostaria de agradecer imensamente o convite e as informações prestadas, em particular ao meu grande amigo e Cônsul em Lisboa/Portugal, Sr. Yasuhiro Mitsui, bem como ao eminente Cônsul-Geral do Japão no Recife, Sr. Hiroaki Sano, íntegro, sensível, competente e amigável, por todos os auxílios/conselhos e informes prestadas, um detalhe interessante é que temos a mesma idade.

Representamos bem nosso estado de Pernambuco, instituição e toda região nordestina, aqui e em qualquer lugar do mundo. Muito obrigado a todos. E a relação científico-cultural Brasil-Japão se mantem firme e forte. Tudo é merecimento! Cordialmente.

*Docente da UFPE/Recife e Figura Pública


Sem comentários:

Enviar um comentário