Com Deus e a Verdade

sábado, 7 de agosto de 2021

As Redes Sociais se enchem de solidariedade in memoriam de Manoel João, Pai dos Pobres...

 


Amanhã é dia dos Pais. In Memoriam de Manoel João, elevemos uma prece aos céus, para que junto a Deus, ele  possa velar por  sua única filha viva, a professora Valdinha, que em prantos comoveu Orobó, cidades vizinhas, e até fora do estado, onde alcançou a internet a divulgar seu desabafo. Talvez algumas colocações foram um pouco pesadas, mas dar-se o desconto, porque era uma filha lavando a honra de seu Pai, depois de morto. Foi comovente, emocionante e quem tem sentimento humanitário chorou junto.

           No Brasil a lei e a prática infelizmente é dolorosa aos indefesos: Por aqui, pune-se  defunto, pobre, negro, prostituta, quem rouba uma margarina num supermercado porque está com fome , quem vende uma água, um camelô que não tem nota fiscal, um ambulante que vende cigarros para ganhar seu pão... enquanto os verdadeiros sonegadores de impostos, empresários, políticos corruptos, são vistos como heróis. Triste realidade!

Quem conheceu Manoel João, sabe que ele era um matuto, cortador de cana na infância, e que aprendeu a Política em tempos distantes. Para Ele, não importava de qual secretaria ele tirava o dinheiro. O que interessava era cuidar bem do povão. Era parar o carro numa estrada, para dar a cada criança um real, para dar a feira a quem tinha fome. Fez bobagem? Sim. Eu mesma, como professora ,briguei muito com ele porque ele tirava da Educação e botava onde ele achava que estava precisando mais. Mas nunca briguei com ele, como a pessoa de Madalena. Briguei por meus direitos. Fora disso, eu tinha admiração pelo homem bom que ele era. Eu conhecia seu coração, sua bondade para com os pobres, sua amizade com todos. Manoel João não foi só PAI dos POBRES, ele foi uma MÃE para muitos políticos que hoje, sujam a sua memória. Pagou um preço alto demais!

Morreu pobre, traído, abandonado por muitos que ele ajudou. Três Mandatos de Prefeito, mandatos de vereador, de instituições como Sindicato, Círculo Operário e uma vida dedicada a Orobó. Deixou de herança para a filha, um Sítio no Varjão e uma casa simples que qualquer trabalhador assalariado pode ter. Comparado aos políticos de hoje, isso é café muito pequeno.

Nesse último final de semana, chega as mãos da filha Valdenice, uma notificação segundo ela, para o pagamento de um milhão. Como ela não tem esse Dinheiro, está para ser leiloado sua casa e seu Sítio. Ambos ,foram bens adquiridos antes de ser prefeito, com seu trabalho e da sua esposa. Eu tenho 55 anos e desde os 10, ia a missa aos domingos e já via Manoel João em sua casa. É injusto demais.

LIÇÃO PARA QUEM ESTÁ A FRENTE DA COISA PÚBLICA. CUIDADO! QUANDO A CONTA DA VIDA VEM, ELA COBRA COM JUROS, CORREÇÃO, SANGUE E LÁGRÍMAS.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: SERÁ QUE MANOEL JOÃO GASTOU SOZINHO O DINHEIRO QUE A JUSTIÇA DIZ QUE ELE FICOU DEVENDO? QUEM ESTAVA COM ELE?

MANÉ DO POVO ERA UM HOMEM SIMPLES; COM SUA CALSA LARGA E BLUSA DE BOTÕES, ABERTA NA FRENTE. NÃO USAVA MARCA, NÃO MORAVA EM MANÇÃO, NEM FREQUENTAVA GRANDES CLUBES DE LAZER. O MÁXIMO QUE ELE IA, ERA NO BAR DO CAPÃO. Será que ele comeu um milhão em dinheiro, tudo de capão?

O POVO DE OROBÓ ESTÁ SOLIDÁRIO A MEMÓRIA DE MANOEL JOÃO.  MANOEL JOÃO ERA O LULA DE OROBÓ. DESCANSE EM PAZ GENTE BOA! Que Deus possa perdoar as suas falhas e também a sua ingenuidade de confiar em quem não merecia e que em recompensa, você possa ganhar o céu.

Madalena França.


 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário