Com Deus e a Verdade

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Aprovado pela Alepe, projeto de lei prevê abertura do mercado de gás em Pernambuco em 2022

 Postado por Madalena França 

via Casinhas Agreste


Medida permitirá que mais indústrias tenham acesso ao gás fornecido por outras empresas a preços mais competitivos (Divulgação/CNI)


Em Pernambuco, indústrias que consomem a partir de 50 mil metros cúbicos por dia passarão a ter acesso facilitado ao mercado livre de gás. Antes, essa permissão estava limitada às empresas que consomem a partir de 500 mil m³/dia. A mudança ocorre depois que a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou um projeto de lei, defendido pela FIEPE, que permite que as indústrias busquem livremente o insumo com outros fornecedores. 

Para o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, a aprovação deverái trazer mais competitividade ao mercado. "Debatemos esse tema desde 2017, quando o setor produtivo passou a discutir mais sobre a necessidade de levar este insumo ao máximo de indústria possível”, afirmou Essinger.

Na prática, a partir de 2022, todas as indústrias que consumirem mais de 50 mil metros cúbicos por dia poderão comprar de qualquer empresa fornecedora e não somente da concessionária de gás do estado. A intenção é que a mudança gere mais oferta, concorrência e, naturalmente, redução no custo final do gás.

O projeto permite ainda que o acesso seja feito de modo escalonado com o passar dos anos. Em 2024, todas as empresas com consumo superior a 30 mil m³/dia serão contempladas e, em 2025, essa decisão será ampliada para qualquer empresa que tenha consumo acima de 10 mil m³/dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário