Com Deus e a Verdade

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Espantoso! Vazou foto de Comissão de Professores de Orobó indo falar com contador sobre abono salarial do FUNDEB e dando com os burros n'água...

  O que Edinho Soares não divulga você encontra aqui...


Depois de se espalhar por todo o Brasil, a notícia de que estados e municípios terão que pagar a compensação das sobras do FUNDEB que passou de 60% para 70%, professores de Orobó reuniram uma comissão e seguiram esperançosos a prefeitura obter informação do contador. Pelo que fiquei sabendo as professoras saíram de lá tristes e decepcionadas. Ouviram deste profissional contábil que não há sobras e que já foi investido os 70% este ano. Espantoso! É querer idiotizar ou subestimar a inteligência de Professores. Não basta dizer que não tem. Precisa provar que não tem. Não sei quem é esse matemático, mas ele precisa fazer milagre para provar a justiça como se recebe mais, se paga menos, não houve reajuste no ano de 2021, não foi pago nem a gratificação de locomoção porque o professor não estava usando transporte, e com 60% da Verba ano passado teve uma pequena sobra e esse ano não tem?  Sei que Ele é contratado para dizer o que lhe mandam, mas tem que provar o que diz.
Pelos estratos do BB de Receita e Despesa é possível confirmar as sobras por bimestre. Eu tive acesso, mas por enquanto não vou postar, porque não consegui falar com a pessoa pra me autorizar. Só posso garantir que são alguns MILHÕES.
Também é uma inverdade que foi usado os 70% do FUNDEB. Qual quer pessoa pode ter acesso no portal da transparência. Eu tive acesso a um empenho da Secretaria de Educação, com data de 10/12/21.
Vejam vocês que no próprio documento oficial reza 60% do FUNDEB. 




Qual o Caminho?

Na minha opinião, a intenção das professoras foi ótima, mas o resultado foi péssimo. O contador está ali contratado para fazer o que manda quem o contratou. Não foi a pessoa certa a conversar. Quando fui Presidente do SINTEPE em Orobó eu tinha essas planilhas em mãos com tudo que entrava e saia. Assim era fácil negociar. Hoje eu não tenho essas informações. Quem está sendo pago na Folha dos 70% da Educação? É fácil dizer Paguei. Pagou a quem de direito? Quantos somos professores e gestores?  Quem são os membros dos conselhos da Educação e do FUNDEB? Eles precisam ser convocados. O prefeito precisa ser Convocado, os vereadores todos que dizem representar o povo precisam ser convocados, o MP precisa ser convidado, um funcionário do BB também pode ser convidado porque eles tem todo o controle de receita e despesa do FUNDEB. Os professores devem se unir todos no mesmo interesse, porque é dinheiro nosso. Milhões que saem pelo ralo e nós como estamos? Calados! Isso não tem nada a ver com questão de voto, de que partido você é, se você gosta de Biu, de Chaparral ou de qualquer outro. É questão de gostar de você e de querer receber o que é seu de Direito, sem prejudicar ninguém e sem ser prejudicado.
Na negativa do Gestor aí sim tem outros caminhos: Denuncia ao TC do estado, ao TC da União, ao Ministério Público local e federal. Mas antes disso tem que se conversar com quem tem o poder, não é com subalternos. Chama Biu Abreu e todos os interessados para um entendimento onde fique bom pra todos.
Faço aqui uma solicitação aos vereadores a todos, mas em especial ao meu vereador Lucio Donato, e seus pares, que convoque uma audiência pública mas não de situação e oposição, de todo mundo, Convide nosso Prefeito, os Conselhos, um advogado Sindicalista, que entende e é acostumado a resolver esses problemas , dizer o que pode o que não pode, para todos juntos chegarmos a um denominador comum. Sem briga, sem stress mas com firmeza e com reconhecimento dos nossos Direitos.
O FUNDEB é do Brasil todo. Orobó não é Brasil?
Vejam exemplos de matérias aqui abaixo:


Por que só em Orobó que temos que trabalhar botar a educação no Topo das Melhores da região e sermos os Piores em reconhecimento?
Eu não tenho político de estimação. Gosto do prefeito, gosto de alguns vereadores, mas gosto muito mais de mim e quero tão somente o que me pertence. Nenhum centavo a mais nem a menos.
Por Madalena França.

Sem comentários:

Enviar um comentário