O Senhor, João Neto, conhecido por "Janjão", está prefeito em primeiro mandato, mas é professor concursado de profissão e está negando cumprir a lei 11.738/2008, referente ao Piso Salarial do Magistério, que é o salário mínimo do Professor!
Uma professora que é concursada lá, relatou a esse blog que os professores efetivos de lá são pouquíssimos, totalizando se não me engano, apenas 180 para 19 escolas de Ensino Fundamental. Bom Jardim , é Cidade mãe de Orobó e tem uma quantidade de alunos muito superior, o que faz pensar que está sobrando muito dinheiro das verbas do FUNDEB- 70%, pela quantidade aluno ano e pouca quantidade de professores que recebem o Piso. Uma outra alegação, dada pelo prefeito, é que a Previdência Própria , não comportaria pagar os aposentados. A culpa não é dos professores. Eles passaram a vida inteira contribuindo para ter seu salário digno no fim da Carreira. Se está com dificuldades no Fundo, a solução seria fazer Concurso. Como vai sustentar o Fundo de Previdência com a maioria dos professores pagando INSS e não a Previdência Municipal?
Por ter um Prefeito professor, esperava-se que João Neto, o Janjão, fosse sensível a causa da Educação, valorizando seus irmãos de profissão, a exemplo do casal Nivaldo e Lucy de Umbuzeiro, cidade pequena, mas que tem um Educador na prefeitura e uma Secretária de Educação professora nota dez. Lá foi implantado o Piso na Carreira com34% de reajuste. Por que lá o dinheiro dar?
Pagar o Piso, é Lei!, Se o Município, provar que não tem recursos deve pedir a complementação a União. Mas isso implica em maior fiscalização, se a verba do FUNDEB, está sendo usada de forma correta. Parece que os prefeitos de Bom Jardim, Orobó , Casinhas e João Alfredo, não estão dispostos a submeter ao crivo de uma minuciosa análise na Pasta da Educação.
Esses municípios tem algo em comum. Falam mal, horrores do Governo do estado, que deu 35% de reajuste aos professores, mas eles, os bons, querem tratar seus professores com desprezo desobedecendo a Lei,11.738/2008. Além disso, todos estão seguindo um tal de Partido UNIÃO BRASIL, uma junção de dois partidos fascistas , onde tem os piores políticos, que votam para cortar todos os Direitos Trabalhistas do trabalhador brasileiro. Quem não se lembra das lágrimas de Rodrigo Maia, ao conseguir aprovar as Reformas Trabalhistas e da Previdência? Reformas que Matam, desempregam, adoecem. É essa gente ,que esses prefeitos seguem. E ainda há alguns, para enganar o povo, falando de Lula como Patrimônio do Brasil. Só que a maldade que esses prefeitos estão fazendo, não é com pessoas analfabetas. É com professores, Cidadãos que sabem ler o mundo e unidos podem revolucionar o Brasil, e provar que Lula defende Trabalhador!
Um candidato a deputado estadual, e ex- prefeito de Orobó, deveria botar suas barbas de molho. Sabemos que a liderança dessas atitudes de centavos, partem dele, e se os professores dessas 4 cidades se juntarem na maior carreata dos últimos tempos da Encruzilhada a Orobó, dando visibilidade ao mundo, numa atitude de milhões em democracia e cidadania, a coisa vai ficar feia para eles, e talvez seu sonho de Cadeira na ALEP desmorone. Se eles se juntaram para infernizar a vida dos professores, estes poderão se juntar para fazer valer direitos e dar lição de Cidadania.
O professor, quer diálogo e quer respeito, mas sabe também dar aulas na rua!
Vejam imagens da manifestação dos professores de Bom Jardim, pelas ruas de sua cidade, na manhã de 07 de abril. Orobó fez ontem dia 08 e Casinha fez semana passada. Estamos conectados e se precisar se abraçaremos pela causa da Educação e dos Educadores.
Por Madalena França
Amei a reportagem. Tudo que foi dito é verdade. Queremos respeito e valorização!
ResponderEliminarA EDUCAÇÃO, e a valorização do professor(a) no Brasil é uma realidade não compreendida,
ResponderEliminarPorque quem ignora o ignorante desconhece a própria ignorância.
Nossas autoridades constituídas representam o sucesso ou o fracasso dessa nação, e quando você ignora a única profissão capaz de mudar a história de um povo, você coloca sobre seus ombros um peso muito além do que eles poderão suportar.
Cultura e conhecimento representa a força motriz de uma nação em desenvolvimento...