Com Deus e a Verdade

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Apac emite aviso de mais chuva ‘de moderada a forte’

 

Postado por Madalena França

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, hoje, um alerta para mais chuvas, com intensidade de moderada a forte para o Grande Recife e Zona da Mata Sul de Pernambuco. Por causa do mau tempo, a Prefeitura colocou a capital em “estado de alerta” e o Aeroporto do Recife precisou ser fechado para pousos e decolagens. As informações são do G1/PE.

O Recife suspendeu as aulas na rede municipal e disse que a população deve evitar sair de casa, exceto se houver risco de deslizamento, inundação ou desabamento. Nestes casos, segundo a Prefeitura, é preciso procurar o abrigo mais próximo ou entrar em contato com a Defesa Civil. Dez abrigos emergenciais foram abertos para as pessoas que moram em áreas de risco. A lista pode ser acessada no site da Prefeitura.

Por causa das precipitações, também suspenderam as aulas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). De acordo com a Apac, também há possibilidade de chuvas, de forma moderada, na Zona da Mata Norte do estado. O alerta é válido até a quinta-feira (15) e é na cor laranja, o que indica estado de atenção.

Essa é a segunda categoria de gravidade das três existentes. O nível amarelo, mais leve, é somente informe de chuvas. O vermelho, mais grave, é estado de alerta.

A Apac orienta que a população siga as orientações da Defesa Civil dos municípios. A Defesa Civil do Recife mantém plantão permanente 24 horas por dia, podendo ser acionada gratuitamente pelo telefone 0800.081.3400.

O local onde mais choveu na capital foi o Pina, na Zona Sul, com 67,7 milímetros em 12 horas, até as 14h30. A Defesa Civil recebeu 47 chamados desde ontem, referentes a pedidos de vistoria e colocação de lona, nenhum deles com gravidade.

Ontem, a Apac também emitiu um alerta para chuvas, mas em nível amarelo, que indica somente a possibilidade de chuvas. Até as 14h20, segundo a Apac, os locais onde mais choveu foram os seguintes:

  • Cabo de Santo Agostinho (Enseada dos Corais): 130,6 milímetros
  • Ipojuca (centro): 105,2 milímetros
  • Jaboatão dos Guararapes (Muribeca): 104,8 milímetros
  • Vitória de Santo Antão: 93,24 milímetros
  • Moreno: 86,5 milímetros
  • Sirinhaém: 81,63 milímetros

Sem comentários:

Enviar um comentário