Com Deus e a Verdade

sábado, 30 de setembro de 2023

Governo Raquel: Incentivo zero, investimentos idem...



Da Coluna do Magno Martins

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Datada para acontecer a cada três meses, a reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), mais uma vez, ficou sem ocorrer, na última quinta-feira (28), dia informado no cronograma publicado no início deste ano pelo Governo de Pernambuco. 

O encontro trimestral serve para que integrantes do Condic, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec) e Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe), ligada à Sdec, possam analisar projetos de concessão de incentivos fiscais a empreendimentos interessados em se implantar ou ampliar suas atividades em Pernambuco via Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe).

Sem nenhuma justificativa oficial, o da última quinta-feira não aconteceu, assim como o que deveria ter sido realizado em 27 de junho também não. O motivo, certamente, é a falta de anúncios de novos investimentos nos setores que são cruciais para o desenvolvimento econômico do Estado, ou falta de articulação para atrair esses investimentos para Pernambuco.

Neste ano, apenas o de março aconteceu, marcando a 122º reunião do Condic. Na época, a Sdec apresentou números bem inferiores aos de encontros passados, com a aprovação de 16 projetos industriais e estimativa de investimento de R$54,6 milhões e criação de apenas 244 empregos diretos.

“Estamos em um governo de mudança e essa sinergia com o empresariado resultará em novos e mais investimentos que serão direcionados para o nosso Estado e para nossa população”, comentou o secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, na ocasião.

Esqueceu, contudo, de revelar que esses números foram resquícios deixados pela gestão passada, comandada por Paulo Câmara.

Caça às bruxas – E o que já estava difícil para a nova gestão estadual, pode ficar ainda pior. Dentro da operação de faxina que visa eliminar qualquer resquício da era socialista no Governo Raquel, até o escritório da Adepe em São Paulo, que funciona desde 2021 com objetivo de captar empresas interessadas em investir em Pernambuco, tem sido esvaziado. Recentemente, a head da Unidade Avançada da Adepe na capital paulista, Daniela Guedes Neves, responsável por grande parte da articulação para trazer ao Estado novos investimentos, foi demitida.

Sem comentários:

Enviar um comentário