Com Deus e a Verdade

terça-feira, 21 de maio de 2024

Programa de qualificação profissional com mais de 25 mil vagas é lançado pelo Estado

 

Por: Thatiany Lucena/Diário de Pernambuco – Mais de  25 mil vagas em cursos de  formação profissional serão oferecidas pelo Governo de Pernambuco. É o que promete o Programa Qualifica PE, lançado, ontem (20), em solenidade no Museu Cais do Sertão, no Centro do Recife com a participação da governadora Raquel Lyra (PSDB).  
  
De acordo com a administração estadual, essas vagas serão ofertadas em todas as 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Em parceria com o Sistema S, por meio do Senac, Senai e Sabrae, o Qualifica Pernambuco tem como objetivo garantir qualificação profissional para os pernambucanos. Neste primeiro semestre, serão oferecidas mais de 15 mil vagas, com mais de 500 turmas em 53 municípios do estado. As primeiras aulas terão início a partir de 3 de junho.
“Os programas vão acontecer de maneira descentralizada em mais de 50 municípios de Pernambuco e o site da Sedepe já está aberto para quem quiser fazer a sua inscrição. Ao final dessa jornada de formação, a gente vai poder alinhar isso com a formalização de emprego através da Jucepe e a garantia de microcrédito, por meio do Programa Bora Empreender. Tudo isso para a gente fazer Pernambuco voltar a crescer, sem deixar ninguém para trás”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
De acordo com Raquel Lyra, foram investidos mais de R$ 5 milhões nessa primeira etapa para o oferecimento de 15 mil vagas iniciais de qualificação profissional e formação empreededora. A expectativa é que, ainda neste ano, sejam lançadas novas etapas com mais recursos do governo estadual.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo e cadastrar os dados pessoais na aba do Qualifica Pernambuco. Os cursos são presenciais e com durações que variam entre 20 e 80 horas/aula. Após concluir as aulas, os estudantes recebem um certificado do Governo do Estado. 
A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, explicou que, na hora de fazer a inscrição, a pessoa deve observar com atenção os critérios como a escolaridade mínima exigida para cada curso. “Nós estamos focando hoje no público acima dos 18 anos, mas existe obviamente para cada curso alguma linha de pré-requisitos. Alguns cursos pedem ensino fundamental completo, outros pedem ensino médio completo, mas basta ser pernambucano para se inscrever”, afirmou.
Segundo a secretária, após a formação, o Estado realizará dois encaminhamentos. O primeiro, na Agência de Empreendedorismo do Estado (AGE), para verificar quais alunos estão aptos a receber o microcrédito. Em seguida, o Governo também cadastra essas pessoas na Casa do Trabalhador e na Casa da Trabalhadora, do Sistema Nacional de Emprego (SINE).  
Modalidades

A iniciativa do Governo do Estado se divide nas modalidades Qualifica Trabalho, com abertura de 15 mil vagas de formação profissional até dezembro de 2024, e o Qualifica Empreendedor, com nove mil vagas de qualificação empreendedora até 2025.
Na categoria Qualifica PE Trabalho, serão oferecidas 5.800 vagas de qualificação profissional, em uma primeira etapa, a partir deste mês de maio. Nesta fase, as aulas serão ministradas em 44 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis. Até o final deste ano, está prevista a implementação de um segundo bloco, com cerca de 10 mil novas vagas. 
Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as áreas: artes, alimentos, automotiva, beleza, comércio, construção civil, eventos, energia GTD – geração, gastronomia, gestão, hospedagem, logística, moda, madeira e mobiliário, mecânica /metalmecânica, produção de alimentos, refrigeração e climatização, saúde, segurança do trabalho, soldagem, tecnologia da informação, telecomunicações, transmissão e distribuição, turismo e vestuário. 
Já a categoria Qualifica PE Empreendedorismo é voltada para os micro e pequenos negócios e ofertará 9.350 vagas de qualificação empreendedora para o período de maio de 2024 a abril de 2025. Com carga horária total de cerca de 2 mil horas/aula, serão abertas 374 turmas, em uma programação com 134 palestras, 182 oficinas, 38 rodas de conversa e 20 cursos. Os conteúdos previstos nessa categoria terão temas como: empreendedorismo, finanças, gestão, relacionamento com o cliente, vendas, e-commerce, estratégias digitais, marketing digital, formalização de negócios e microcrédito orientado. As aulas serão ministradas em 25 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.
Madalena França via Dimas Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário