Com Deus e a Verdade

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Transparência de Raquel sobre servidores parou em junho

 

EXCLUSIVO

O portal da transparência do Estado de Pernambuco parou de informar a remuneração dos servidores do Estado, na gestão Raquel Lyra (PSDB). Após mais de dez anos de excelente funcionamento do portal, a gestão Raquel conseguiu “quebrar” o mecanismo de transparência. O último mês com a remuneração dos servidores é junho, apesar de já estarmos em setembro.

Segundo fonte no Governo, o grave erro se deve à falta de capacidade administrativa da secretária estadual de Administração, Ana Maraíza de Sousa Silva, que mudou o sistema que gera a folha de pagamento dos servidores sem fazer o devido planejamento, gerando uma série de erros no contracheque dos servidores do Estado e também a falta de transparência pública.

Denúncias enviadas à TV Globo, em agosto, informam atrasos de salários e divergências nos pagamentos de servidores ativos, aposentados e pensionistas. A mudança de sistema foi anunciada pela Secretaria de Administração do Estado (SAD) no dia 31 de julho. O G1 informou que teve pensionista que só recebeu metade do pagamento devido, devido aos erros da gestão Raquel Lyra.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) fez um levantamento e identificou que pelo menos 1.940 pessoas ligadas à área de educação do Estado tiveram algum problema com o salário. “Muitas pessoas da nossa categoria estão sem receber auxílio-alimentação, auxílio-locomoção, diversos tipos de natureza financeira. Imediatamente fizemos contato com o governo, teve a reunião na Secretaria de Administração. Ela prometeu dar publicidade e transparência a tudo o que estava acontecendo mas, ainda assim, temos após 10 dias da data do pagamento pessoas da educação sem receber o salário e o governo não conseguiu resolver o problema”, disse em agosto Ivete Caetano, presidente do SINTEPE.

No fechamento do mês de agosto, novamente erros por parte da pasta da secretária Ana Maraíza de Sousa Silva. O SINTEPE informou no site oficial “recorrência de erros nos pagamentos dos servidores e servidoras da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco”. “Por incompetência do Governo, novamente servidores sofrem por erros na folha de pagamento”, aponta o SINTEPE. Foi aberto um novo formulário pelo SINTEPE para catalogar as muitas reclamações de servidores contra a gestão Raquel Lyra.

Postado por Madalena França via Magno Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário