Com Deus e a Verdade

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Como assim a Governadora que tinha solução para tudo está deixando faltar merenda nas escolas do estado! Que feio Raquel!




 Os estudantes da rede pública de Pernambuco vão ficar sem merenda escolar. Parte significativa das merendeiras está sem receber salário, porque a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a Secretaria de Educação continua sem pagar os fornecedores contratados. É uma bola de neve que ameaça cada dia mais a prestação de serviços públicos de Educação.

A realidade é a seguinte: as empresas que ganham licitação pública para prestar serviços ao Estado estão sendo tratadas como inimigas pelo novo governo. Os contratos estão em execução, mas sem receber pagamento. 

Algumas empresas estão ainda pagando, do seu bolso, os salários e benefícios dos terceirizados. Mas, sem previsão de pagamento por parte do Estado, o esperado é que no final de fevereiro (ou seja, semana que vem) acabem esses recursos de reserva das empresas.

As merendeiras das escolas estaduais de Pernambuco, por exemplo, ainda não receberam o salário do mês de janeiro (que deveria ser pago até o 5° dia útil de fevereiro); nem receberam vale-transporte ou vale-alimentação dos meses de janeiro e fevereiro.

Ontem, algumas escolas estaduais chegaram a liberar alunos porque não tinha ninguém para preparar merenda. Consequentemente, não teve merenda e não se tem previsão de que terá na semana que vem. Como se sabe, muitas crianças dependem da merenda da escola para sobreviver.

As merendeiras acusam as empresas terceirizadas de não efetuar os pagamentos e as empresas informam que não efetuaram porque a Secretaria de Educação está devendo às empresas os meses de dezembro, janeiro, e, após a próxima semana, o de fevereiro.

Sem previsão de pagamento, empenho.

O problema é mais extenso, porque envolve a segurança dos alunos e professores, já que os porteiros também estão com salários atrasados; da mesma forma, o pessoal da limpeza.(informação Magno Martins)

Postado por Madalena França

Sem comentários:

Enviar um comentário