Com Deus e a Verdade

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Lula lidera pesquisa, mas Tarcísio aparece como principal nome da oposição

 

Blog Mário Flávio – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente em todos os cenários de primeiro turno para as eleições de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O levantamento testou nomes como Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo).

Mesmo inelegível, Jair Bolsonaro continua sendo o adversário mais competitivo diante de Lula em um eventual segundo turno: o presidente teria 34% contra 28% do ex-mandatário. Ainda assim, a novidade do levantamento é o desempenho do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que pela primeira vez aparece como o nome mais forte da oposição. Nesse cenário, Lula marca 43% contra 35% do paulista.

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, observou que Tarcísio enfrenta um dilema: embora seja o nome mais viável da direita, também sofre desgaste por sua associação a Bolsonaro no episódio do tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. Entre julho e agosto, a vantagem de Lula sobre Tarcísio cresceu de 4 para 8 pontos.

No recorte regional, o governador venceria Lula em estados como São Paulo (17 pontos de diferença), Goiás (15 pontos), Paraná (14 pontos) e Rio Grande do Sul (5 pontos). No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, há empate. Já no Nordeste, Lula mantém ampla vantagem: 42 pontos na Bahia e 39 pontos em Pernambuco.

Em relação a Bolsonaro, Lula ampliou a vantagem de 6 para 12 pontos entre julho e agosto, reflexo do desgaste do ex-presidente com o tarifaço. O petista também abriu vantagem contra Michelle Bolsonaro: de 7 para 13 pontos no período. Outros nomes, como Ronaldo Caiado (UB) e Flávio Bolsonaro (PL), também aparecem atrás do atual presidente, com diferenças de até 16 pontos.

A pesquisa ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O estudo foi encomendado pela Genial Investimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário