Com Deus e a Verdade

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Precatórios do FUNDEF em Orobó continua sem resposta: o caminho é o MP Federal neles!


Infelizmente é público e notório, dito em cada esquina e nos quatro cantos da cidade ao mais longínquo recanto da Zona Rural ,que o prefeito de Orobó não resolve nada sem a permissão de seu antecessor. 

No caso do assunto em questão, precatórios do FUNDEF, indenização Federal no valor de aproximadamente 30 milhões de reais, dos quais sessenta por cento pertencem aos professores que trabalharam de primeira a oitava séries, além de outros em atividade pedagógica dos anos 2000 a 2004 se encontra numa conta Judicial em nome do CNPJ da prefeitura de Orobó desde o dia 28 de julho. Já perto de completar um mês, os professores, junto ao sindicato que os representam e a Vereadora Isabelle Brito ,tentaram de todas as formas um possível diálogo atraves de ofício, de requerimento da vereadora, inclusive de uma ata assinada por uma representação de professores, a qual foi protocolada pela Mesa diretora da Casa Legislativa atraves de seu presidente Isaac Aguiar e o primeiro Secretário Lúcio Donato. Nada disso resolveu. A decisão de entregar o dinheiro dos professores parece não sair do lugar e não caminhar a lugar algum.

Quem assistiu a penúltima Sessão ouviu apenas que o prefeito falou que vai marcar uma conversa. Biu não recebe os professores porque não tem pulso para desobedecer aquele que ele considera que lhe deu o mandato. Enquanto isso Orobó está a cinco anos com dois prefeitos e ao mesmo tempo sem nenhum. Entregue as baratas, ao descaso e alheio a qualquer tipo de lei. É uma afronta as leis desenfreada e inexplicável !

Onde nós chegamos? É de doer a alma saber que um grupo de insensatos entregaram Orobó ao nada!

Este blog entrou em contato com a Vereadora Isabelle Brito se ela teve alguma resposta do mesmo requerimento feito a mais de 60 dias, e refeito a três semanas atrás. Revoltada ela desabafou que está de férias, mas acordou as cinco horas para ir às aulas de seu doutorado, e voltou correndo para a sessão, mas agora pouco recebeu um aviso que não haverá Sessão hoje por falta de Quórum. Vários vereadores iriam faltar a Sessão por isso foi suspensa. Fica a pergunta: os vereadores realmente quiseram faltar? O que há por trás da falta de tantos vereadores em plena quarta feira, dia de compromisso com a população? Será que eles faltaram por querer, ou foram convidados a faltar?

O interessante é que tendo Sessão ou não, o assunto Precatórios não iria ser discutido hoje, pois a Vereadora já havia recebido a pauta da Sessão, que ocorreria hoje, sem nenhuma resposta aos seus requerimentos. Um desrespeito aos poder Legislativo, que apesar de ser harmônico,deve ser independente e respeitado, princípio  que na prática ,não há em Orobó. Vivemos uma ditadura disfarçada de democracia a mais de uma década. 

Dito isto ,afirmo que o caminho é fazer o que orientou o promotor, procurar o Juiz federal, desembargador que foi responsável pela liberação dos precatórios de Orobó e denunciar o caso. As pessoas que estão na lista de beneficiários deverão assinar em um abaixo assinado para que a comissão denuncie aos órgãos federais, uma vez que já está mais que provado a inconsistência dos meios de diálogo amigável para o pagamento de quem tem direito 

 Lembrando que não é favor, essa verba não é dinheiro municipal, é verba federal, que veio para ser pago, aos indenizados e a prefeitura está querendo dá calote.

Da minha parte ,como beneficiária que sou, não vejo outro meio a não ser procurar a justiça federal. Tudo que podia ser feito já foi feito. Pedimos ajuda ao sindicato, aos vereadores,( reconheço que todos tiveram boa vontade, porém eles não podem fazer nada a não ser denunciar) ,que provavelmente os aliados da situação não vão querer entrar nessa briga. Resta nós, que somos beneficiários, corrermos para luta. Agora é a hora! Vamos vê quem realmente quer dinheiro ou vai se esconder debaixo da cama para não ir salvar o que é seu.

Perguntar não ofende: quantos dos beneficiários estão realmente dispostos a brigar pelo que é seu?   Madalena França -presente!

Por Madalena França 


Sem comentários:

Enviar um comentário