Com Deus e a Verdade

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Bráulio Bessa se apresenta hoje no Polo Vila Forró do São João de Surubim

 



Mais Casinhas-A noite desta quinta-feira (26) promete emoção e encantamento no São João 2025 de Surubim. O poeta cearense Bráulio Bessa será a grande atração do Polo Vila Forró, dividindo o palco com a cantora surubinense Valda Sedícias, a partir das 20h.

Veja convite do poeta no vídeo:


Nascido no interior do Ceará e inspirado por Patativa do Assaré, Bráulio ganhou notoriedade nacional com sua poesia de linguagem popular e mensagens profundas. Com mais de meio milhão de livros vendidos, é autor de títulos como Poesia com rapaduraPoesia que transforma e Um carinho na alma. Também ficou conhecido por sua participação no programa Encontro, da Rede Globo, e pelo projeto Quintal da Poesia.

O evento integra a programação do maior São João da história de Surubim, promovido pela Prefeitura com apoio do Governo de Pernambuco, Governo Federal e diversos parceiros

Professores de Orobó:Atenção! Quem quer dinheiro? Ou seria mais apropriado,quem não quer?

 O dinheiro é seu, vai receber indenização, pode doar pra quem quiser, desde que registre em cartório. Estou aceitando doações!


A prefeitura de Orobó vai receber em agosto uma indenização do FUNDEF. O total da indenização é de pouco mais de 69 milhões e meio, sendo que foi dividido em três parcelas, uma por ano. A primeira parcela sai agora em agosto, e equivale a 40%  aproximando-se de trinta milhões. Destes, 60% pertence aos professores que trabalharam de primeira a quarta séries e de 5ª a 8ª nos anos de 2.000, 2001, 2002, 2003 e 2004. Quem trabalhou nos anos 98,99, 2005,2006, também espera precatórios, mas esses anos é outro processo, que ainda não ganhamos.

Você que foi aprovado nos dois concursos abaixo, se não interrompeu sua carreira, com certeza, está apto a receber um rateio de mais de 17 milhões que ganhamos em Brasilia, não cabe mais recurso, a lei já foi votada, sancionada pelo presidente Lula, e chegará aos cofres da PMO, a partir de dia 8 de agosto que é logo ali.

Por que tenho essa relação? Porque fui aprovada nos dois concurso citados e nunca interrompi a carreira, até o ano 2023.

E quem não apareceu nessa lista mais trabalhou como professor efetivo ou contratado?.  

Estes precisam procurar o departamento de Pessoal, para retirar sua fixa financeira e provar que trabalhou, nos anos citados recebendo pelos 60% do FUNDEF. Ai entra as secretárias de Educação da Época, Josefa Reis com certeza , Valdenice ou Inês Cabral, não lembro bem o ano que trabalharam, coordenação pedagógica:professora Rosário, Socorro Leal, Socorro de Manoel Mariano etc.

Contratos: lembro do Professor Genival Matos( Trabalhava em Matinadas, Jose Carlos Barbosa de Brito, na Serra de Capoeira, Juliana Barbosa em Jundiai, Ana cecilia Araujo, Fernanda etc. ( atenção!  esses e outros que não lembro todos, precisam procurar a prefeitura para identificar se o contrato está inserido nos anos 2000 a 2004 e se trabalhavam da 1ª a 8ª serie, ou era Diretor escolar).

Vejam a lista, documento oficial abaixo e veja se seu nome consta. Se sim, tem dinheiro para você receber!









Diante do exposto, gostaria de pedir que se você é um dos nomes dessa lista e não quer o dinheiro, uma indenização a que tem direito livre de qualquer impostos, você tem o direito de doar para quem quiser: instituição de caridade, animais de ruas, pastoral da familia, para o padre, para o pastor, ou até para mim, que luto tanto sozinha por vocês todos. O dinheiro é seu, pegue ou doe para quem  desejar. Pode também deixar sua parte para prefeitura se quiser, mas para isso você tem que fazer um espécie de testamento e lavrar num cartório, para agilizar o processo e todos receberam sua parte mais rápido.

Já os filhos dos  professores e professoras falecidos ,terão que requerer sua indenização como herdeiros.

Lamento muito que esse processo de reconhecimento de todos que tem direito, esteja demorando tanto em Orobó. Bom Jardim, o projeto já foi votado na Câmara, aprovado e esperando apenas a chegada do dinheiro. Nós todos precisamos nos unir você que tem direito precisa aparecer, para não prejudicar,quem quer receber!

Se você era professor efetivo da época e não apareceu nessa lista, procure a comissão, ou este Blog e coloque seu nome, para na mesa de negociação com o Sindicato, já termos o nome de todos  os contemplados. Fica mais fácil fazer conta.

Aguardo Contato.

Por Madalena França




 

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Pé-de-Meia: nascidos em março e abril recebem parcela de R$ 200

 


Foto: MEC/Divulgação

Para receber, aluno precisa comprovar frequência de 80% nas aulas



O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta segunda-feira (23) o calendário de pagamento da quarta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025, aos estudantes da rede pública que estão matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).



O valor de R$ 200, que correspondente ao incentivo-frequência foi depositado ontem para os beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro. Nesta terça-feira (24), foi a vez dos beneficiários nascidos em março e abril receberem o pagamento da chamada poupança do ensino médio.



Pagamento escalonado

Os pagamentos desta parcela seguem o seguinte cronograma:


23 de junho – nascidos em janeiro e fevereiro;

24 de junho – nascidos em março e abril;

25 de junho – nascidos em maio e junho;

26 de junho – nascidos em julho e agosto;

27 de junho – nascidos em setembro e outubro; e

30 de junho – nascidos em novembro e dezembro.


Para ter direito ao benefício, os estudantes devem ter frequência mínima de 80% das aulas.


De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) – responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – nesta etapa, cerca de 3,2 milhões de estudantes receberão o benefício.


Depósitos

A quarta parcela do programa está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa, aberta automaticamente pelo banco em nome dos estudantes.

No caso de estudante menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize o aluno a movimentar a conta. Esse consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.


O estudante poderá consultar o status do pagamento (se rejeitado ou aprovado) no aplicativo Jornada do Estudante. Por esse mesmo aplicativo também é possível consultar as informações escolares e regras do programa.


As informações relativas ao pagamento também podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.


Quem tem direito

O Pé-de-Meia é voltado a estudantes do ensino médio da rede pública de baixa renda. Os requisitos do programa são:


ser estudante matriculado no ensino médio regular das redes públicas e ter entre 14 a 24 anos; 

ser parte de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) desde janeiro de 2024 e que tenha renda, por pessoa, de até meio salário mínimo;

ter inscrição regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para entrar na conta Gov.br;

ter o mínimo de 80% de frequência escolar no mês.


Por Agência Brasil


O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o estudante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos ou mais.

A Câmara de Orobó tem todo direito de repudiar o que bem entender e nós professores, temos todo direito de repudiar o silêncio fúnebre do gestor sobre nossos direitos!

 Se a Gestão tivesse a mesma agilidade em responder sobre um direito que é nosso, que tem a Câmara em repudiar críticas construtivas estaríamos todos muito bem informados. Em Menos de cinco minutos, da postagem anterior, a Câmara já fez Nota de repúdio, contra minha liberdade de expressão e pensamento.

Diferente dos que que não aceitam críticas, esse Blog é aberto a críticas, a repúdio', ao direito de resposta e a verdade. Não se intimida, não se cala e nem se esquiva de seu modo de pensar e agir.

A Câmara de Orobó tem todo direito de repudiar o que bem entender e nós professores, temos todo direito de repudiar o silêncio fúnebre do gestor sobre nossos direitos!  Se em 14 meses e 21 dias ainda não deu tempo de tornar transparente um processo ganho e Público de um dinheiro que nos pertence, não é a suspensão de uma sessão que irá resolver o caso.

Volto a dizer ,que não entendo o que tem a ver a morte de uma ex- esposa, de um ex -funcionário com as responsabilidades dos Poderes Executivo e Legislativo. Ainda Mais Levando em Consideração que o sepultamento ocorreu as 14:00 h , tendo o horário da Sessão que acontece as 18:00, portanto com 4 h de diferença. Sou capaz de compreender, mas tenho o direito de não achar justo, visto que o mesmo tratamento, não foi dado a várias pessoas que faleceram em Orobó, inclusive a professores, com aulas nas escolas as quais pertenciam em seu dia de sepultamento. Volto a avisar: É de Uma audiência Pública que esse assunto Precatórios, está precisando, e já vamos entrar em ação!

De qualquer forma, reafirmo o meu direito de expressão e pensamento e o dever de aceitar o repúdio de qualquer organização."Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" ( Voltaire)





Perguntar não ofende: Foi suspensa também a Festa Junina bem perto de onde a mulher morava?

Acho um Forró mais inoportuno que uma sessão Parlamentar!

Por Madalena França



“Queremos retribuição pelos impostos que o carnaibano paga”, diz Berg Gomes sobre investimentos de Raquel em Carnaíba

 


Postado por Madalena França via Nill Junior

Em entrevista ao Debate das Dez da Rádio Pajeú nesta quarta-feira (25), o prefeito de Carnaíba, Berg Gomes (PSB), evitou alimentar especulações sobre uma possível candidatura do ex-prefeito Anchieta Patriota em 2028. Questionado sobre declarações de Patriota em em entrevista à Pajeú antes das eleições, Berg afirmou não ter conhecimento direto da fala e destacou que eventuais ambições são “desejos naturais”, mas defendeu que o momento é prematuro para debates sucessórios.

“Somos um grupo político com diversas lideranças. Da minha parte, não tenho vaidade com cargos. Sou um soldado da Frente Popular. Temos apenas meses de gestão, e a população está aprovando nosso trabalho. Antecipar esses fatos é criar problemas onde não existem”, declarou. 

Berg também negou qualquer atrito com Anchieta Patriota, seu tio e líder político, ressaltando laços familiares e a autonomia nas decisões administrativas. “Nunca discutimos sucessão, e ele respeita minhas escolhas”, disse.

Sobre a governadora Raquel Lyra (PSDB), Berg Gomes afirmou que a relação é “institucional” e cobrou mais investimentos para Carnaíba, destacando que o município é o primeiro em educação básica em Pernambuco (segundo o Índice Fijan) e tem potencial para atrair empresas. “Entregamos mais de 7 mil votos a ela no segundo turno, mas o que queremos é retribuição pelos impostos que o carnaibano paga”, pontuou.

O prefeito criticou a falta de políticas para reativar projetos industriais parados, como a fábrica de cimento Pajeú e um abatedouro em Afogados, e cobrou ações da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE): “Precisamos de empregos formais. Jovens se formam na Escola Técnica e não têm onde trabalhar”.

Berg reconheceu desafios na segurança pública, mas destacou que os índices de violência em Carnaíba são inferiores à média estadual. “Não somos uma ilha, mas combatemos com ações concretas”, disse, citando avanços em saúde, educação e urbanização como atrativos para investidores.

Ao responder ao blogueiro Júnior Finfa, o prefeito negou favorecimento ao vereador Calango, justificando uma amizade de décadas, e rebateu críticas sobre corte de transporte para perícias médicas: “É obrigação do INSS, não do município. Legalmente, não podemos usar recursos públicos para isso”. Sobre rumores de rachas na base aliada, Berg garantiu diálogo com todos os vereadores, inclusive da oposição.


Berg finalizou reforçando seu compromisso com a gestão: “Se querem discutir 2028, é perda de tempo. Meu mandato é para servir Carnaíba”. A entrevista completa está disponível no YouTube da Rádio Pajeú.

Sessão da Câmara de Vereadores de Orobó cancelada pelo falecimento de uma oroboense, valerá para todos que falecerem?


 Antes que alguém me atire pedras, peço humildemente desculpa a família, e me solidarizo com a sua dor. Não conhecia a pessoa, mas isso não me faz insensível. Não é uma questão de insensibilidade, mas de constatação de um fato. 

Numa cidade de mais  de  20 mil habitantes, dificilmente terá um dia em que não haja luto. Muitas pessoas já morreram em Orobó e enquanto os parentes os velavam , a Câmara funcionava normalmente. Então quando vi o poste acima me surpreendi. Daí fica a pergunta: Essa nova decisão valerá para todos que falecerem? Caso contrário criará uma discriminação e indignação naquelas famílias que não forem contempladas.

A preocupação que atinge a nós comissão de acompanhamento dos precatórios, é que precisamos de resposta do requerimento da vereadora Isabelle Brito, que trata do andamento dos preparativos para execução do pagamento dos precatórios do FUNDEF, dinheiro que chegará agora no início de agosto para ser pago aos professores 60 por cento e 40 distribuído para área da Educação.

É gravíssimo o fato do prefeito até hoje não ter se manifestado sobre o assunto , nem mesmo quando provocado por três autoridades parlamentares.

Na Sessão de 11 de junho nós representação de todos os professores comparecemos a Câmara, junto com o Sinduprom _ sindicato q representante dos professores, entregamos uma basta com informações a todos os membros da Casa, o presidente , Isaac Aguiar, nos recebeu muito bem, ficou de enviar para o prefeito e a Secretária de Educação, o requerimento de pedido de informação, se dispôs a marcar uma reunião com o jurídico da prefeitura, o secretário de finanças para avanço das negociações, e até hoje nada de resposta. Nem um passo a mais foi dado.

A impressão que fica, é que esse cancelamento de Sessão tem a ver com dar tempo ao tempo, que já está atrasadíssimo e esgotado. Agosto é logo alí. Sem contar que mês de Julho é recesso dos parlamentares. Enquanto isso vemos o mesmo assunto já resolvido na cidade vizinha Bom Jardim ,com o projeto precatórios já votado e aprovado por unanimidade, esperando somente o 08 de agosto chegar para o dinheiro entrar na conta dos professores . Já Orobó se quer tem uma palavra do gestor sobre  um direito que é nosso. A tentativa de adiar o máximo possível, tem nome e endereço, o bolso dos que administram de olho nos juros e no jeitinho brasileiro, de como se dá bem nas costas de quem trabalhou.

Acho que o jeito é a comissão pedir uma audiência Pública com a presença do Ministério Público,  autoridades, povo em geral interessado, para que o gestor tenha obrigação de responder e não tão somente, dever de responder. O dever Ele tem desde 04 de abril de 2024, quando saiu a decisão Federal, que como fez Janjão ,era dever ele ter comunicado a quem de direito. Já que  não o fez até hoje, depois de um ano e dois meses e 21 dias, que seja provocada uma audiência Pública para que ele tenha Obrigação de responder.

Dito isto, reconheço a maneira gentil como fomos tratados na Casa Legislativa, na Pessoa de Isaac e demais vereadores presentes. O problema é que precisamos muito mais que gentileza. Precisamos de ação concreta.  Neste caso, precisamos de um projeto votado e aprovado para podermos receber o que é nosso.

Mas uma vez me desculpo com a dor da família da moça falecida. Mas  acho oportunismo usar  o falecimento de uma pessoa para adiar responsabilidades. Creio que não irá ser suspensa sessões toda vez que morrer uma pessoa de Orobó. Mas esse adiamento foi providencial.

Por Madalena França 






terça-feira, 24 de junho de 2025

Naufrágio em Suape: corpo de advogada é encontrado após quatro dias de buscas

 


Lula reúne ministros para evitar derrota no Congresso que pode encarecer energia

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência com alguns de seus principais ministros na manhã de hoje diante de sinais de que o Congresso pode impor novas derrotas ao governo e encarecer a conta de luz.

Cadê o nosso São João?

 

Leitor denuncia abandono da PE-89: “Estrada virou carroçável”

 

Um leitor do blog, ao passar por São Vicente Férrer, na Zona da Mata Norte, denunciou em vídeo o abandono da PE-89, que liga o município a distritos como Siriji. As imagens mostram uma rodovia tomada por buracos e sem qualquer tipo de manutenção. “Os buracos aqui não são mais buracos, são crateras. Isso aqui virou estrada carroçável. De PE-89 não tem mais nada”, critica. Ele questiona o investimento do governo estadual em festas juninas, enquanto estradas como essa seguem intransitáveis. “Gastaram 50, 70 milhões com São João. Agora, pra consertar uma porcaria de estrada, não tem verba.”

Ainda, o vídeo destaca as dificuldades enfrentadas por quem depende da via para se locomover, transportar mercadorias ou acessar serviços de emergência. “Isso aqui é área agrícola. Caminhão para escoar produção sofre. E se for ambulância? Quem precisa chegar ao hospital, sofre. Já teve manutenção na época de Paulo Câmara,

Do Blog do Magno Martins

 agora nem isso”, relata.

Eric Leonardo confirma retorno ao PSB e apoio a João Campos em Feira Nova

 


O diretor de Cultura de Feira Nova, Eric Leonardo, confirmou ao Blog o apoio dele à pré-candidatura de João Campos (PSB) ao Governo do Estado. Com a decisão, ele torna-se a referência do ninho socialista na Terra da Farinha, sendo ainda o primeiro a declarar apoio ao nome de Campos. Há políticos apenas "flertando", na tentativa de "valorizar o passe". O Blog também manteve contato com duas fontes do PSB, as quais adiantaram que o nome de Eric vem sendo cotado, inclusive, para assumir a comissão provisória municipal da legenda. 


Atualmente, Eric é filiado ao Podemos, partido pelo qual disputou uma vaga de vereador em 2024. Contudo, tem volta para o PSB agendada para o mês de julho. E apesar de integrar a atual gestão, que tem Joel Gonzaga (PSD) como prefeito, aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), Leonardo tem longo histórico de militância no partido socialista - fator que tem pesado para o posicionamento de apoio a João Campos. Os grupos locais de situação e oposição caminham, atualmente, com a governadora. Sendo assim, além do apoio, Eric já garante o palanque do PSB em Feira Nova.

Do Blog do Agreste


quinta-feira, 19 de junho de 2025

Antônio Campos: “Voto em João em homenagem ao meu irmão”

 

Situação de Bolsonaro fica ainda mais complicada com relatório da Abin, apontam investigadores

 

Recife entra em estágio de mobilização devido às chuvas registradas e previsão para próximas horas

 

O Recife entrou em estágio de mobilização às 5h de hoje, devido às chuvas registradas e previsão de precipitações para as próximas horas. A informação foi divulgada pelo Centro de Operações da Capital pernambucana (COP), que destacou manter equipes de prontidão. As informações são do portal FolhaPE.

“No momento não há impacto significativo na rotina da cidade, mas seguimos monitorando”, destacou o COP. O aviso de estágio de mobilização indica que ainda não há ocorrências graves, mas já existe a probabilidade de alteração da situação meteorológica com impacto na rotina da cidade. Situação de baixo a médio risco para a população.

Ainda segundo a gestão, há possibilidade de chuva com maré alta. O pico foi às 10h14, quando a maré deve alcançar 2,02 metros. “A combinação de chuva e maré alta pode causar alagamentos em algumas áreas da cidade. Siga as orientações da CTTU e Defesa Civil”, ressaltou o COP. A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelo contato 0800 081 3400.

Postado Por Madalena França via Magno Martins

Estado alerta para tentativas de golpes financeiros no SUS

 

Madalena França via Blog do Agreste


Desde 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a todo cidadão em território brasileiro a gratuidade do acesso aos serviços de saúde, por isso, a cobrança de serviços como consultas, exames, cirurgias, internamentos e transplantes é considerado crime pelo código penal, prevendo penas de 2 até 12 anos de reclusão. As secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Defesa Social (SDS), por meio da Polícia Civil, estão alertando para as tentativas de golpes que usam a vulnerabilidade dos pacientes para fazerem cobranças financeiras.


Os casos de cobrança indevida que estão chegando para o Governo começaram a ser investigados. De acordo com as secretarias, para denúncia dos profissionais que realizarem ou realizaram alguma cobrança, a vítima deve buscar: a direção do estabelecimento de saúde onde está sendo atendido, a delegacia mais próxima ou acionar a ouvidoria do SUS na Central 136. A medida vale para todas as unidades públicas. Algumas delas adotam medidas preventivas com placas, por exemplo, fixadas nas portarias, alertando que todo serviço prestado no SUS é gratuito.

Profundo pesar e solidariedade a Família Baracho pelo falecimento de Antonio Marcos...

 

Popularmente conhecido como Tõe de Caduda, dono do estabelecimento Panela cheia, nas Margens da PE 88 em Laureano, teve ontem a sua vida seifada por um grave acidente automobilístico. Todos estamos entristecidos. Orobó enlutou. Muito conhecido , popular, com seu estabelecimento de pratos nordestinos saborosos, cozidos na panela de barro, estava sempre bem humorado e servindo aos clientes com alegria. De repente uma fatalidade que deixa todos em pranto. Orobó é pequena e todos se conhecem quase que pelo nome. Quando algo assim acontece choramos todos. E essa e a segunda fatalidade numa mesma família, o que nos deixa muito solidários aos que ficam. Nessas horas só as orações pedindo a Deus o conforto aos que ficam, pois Tõe já está nos braços do Pai. Minha solidariedade e forte abraço a Tânia, Conceição, Elizabete e todos familiares e amigos. 

Que a alma de Antonio Marcos possa ser acolhida por Deus e Nossa Senhora num lugar de Paz. Meus profuntos sentimentos também a Marcia e seus filho neste momento de dor e despedida. Força e fé em Deus que sabe todas as coisas.

Minha solidariedade a todos.

Por Madalena França