Hoje é uma data super especial. Comemora-se o Pai de todas as profissões. Poetas do amor. Não há nenhum outro profissional que um dia não tenha passado pela orientação de um professor.
Embora o Brasil tenha uma dívida quilométrica pela falta de reconhecimento e valorização a nós professores, há também um orgulho muito grande e uma marca evidente de garra, de força, de resiliência dessa gente que sofre , que sonha, que transforma e que a trancos e barrancos vence e é feliz!
A nossa recompensa passa longe de ser pelo que recebemos, mas vem do sorriso expressivo, do abraço carinhoso, da confiança e de tanto amor que recebemos de cada um que conseguimos guiar, construir, transformar em ótimos profissionais, mas antes de tudo em dignos seres humanos.
Ao longo do tempo desde que pisei pela primeira vez uma sala de aula, para ajudar as crianças a conhecer cores, posição, tamanhos, sentimentos e coisas com vida e sem vida, na Escola Mínima Cinderela, já se passaram 35 anos. E nesse espaço longo e árduo, muitas flores e espinhos cruzaram meu caminho. Me encantei e encantei, ri muito e chorei outro tanto, de emoção, vitórias, de sentimento de impotência, de perseguição, de desprezo...
Por outro lado, tanto amor envolvido, ofertado e recebido, eu vi crescer e florescer sobre meu plantio lindos alunos (as), que hoje se tornaram doutores, veterinários, nutricionistas, agentes de saúde,outros tantos professores, bombeiro enfermeiras e até um padre. Como dizer que não valeu à pena?
Valeu demais! Os frutos do meu trabalho, o suor do meu rosto, a intensidade do meu afeto e a sabedoria da minha mente, transformaram vidas e fizeram pessoas de sucesso. Aos que perdi para vida do fracasso, a certeza de que professor é herói sim, mas não super humano . A gente também é gente e falha. Nem a todos conseguimos salvar. Porém as acertamos muito mais que erramos e resgatamos muitas vidas do precipício.As vezes notamos mais que os próprios pais quando algo não está bem.
Sou muito orgulhosa de ser Professora. Aquela que faz valer a arte de ensinar com amor e recebe também muito carinho de volta.
Obrigada por tantos depoimentos lindos que recebo todos os anos. Vindos de perto e de longe, de tantos lugares e por tantos alunos, hoje espalhados por outros estados.
A todos vocês minha gratidão. Cada conquista de todos vocês é uma vitória minha. Que Deus abençoe cada um de vocês em cada cantinho mais remoto ou de maior visibilidade.
São nestes dias em que me vejo em Paulo Freire, em Ariano Suassuna, mas também em José de Anchieta que ensinou as primeiras letras no Brasil. Do moderno ao conservador, do Passado ao presente, do concreto ao abstrato, eu desvendo sentimentos e me vejo em Augusto Cury, mas eu me vejo muito mais em você, meu aluno , minha aluna, que me fez ser luz e acender tantas outras luzes.
Parabéns para mim! Parabéns a todos os professores! Viva a Educação que transforma!
Aos milhões de heróis espalhados pelo mundo! Palmas para todos nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário