Com Deus e a Verdade

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Empresas de “eventos fantasmas” têm mais de 550 contratos com Prefeituras e Câmaras em Pernambuco

 

Diário de Pernambuco

Apontadas como “inequivocamente fantasmas” pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), as empresas IMB e Inovação fizeram 557 contratos com Prefeituras e Câmaras Municipais de todas as regiões do Estado, segundo levantamento no portal Tome Contas, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Firmados entre 2017 e 2022, os contratos tratam cada um de uma ou mais inscrições de agentes públicos em congressos promovidos pelas duas empresas. Só esse valor custou R$ 2.562.150 ao erário – cifra que não considera as diárias que também são pagas com dinheiro público.

Segundo o MPPE, essas mesmas empresas estariam envolvidas em um suposto esquema para que vereadores de Camaragibe, no Grande Recife, recebessem diária por participação em congressos e simpósios “comprovadamente inexistentes”.

O MPPE aponta ao todo quatro “eventos fantasmas”, sendo dois promovidos pelo IMB e dois pela Inovação, todos de 2018, envolvendo a Câmara Municipal de Camaragibe. Segundo a promotoria, os endereços informados dos congressos ficavam em João Pessoa (PB) e em Natal (RN).

Já o levantamento com dados do TCE-PE aponta que há ao menos 47 contratos referentes a esses mesmos congressos que são contestados pelo MPPE. Além de Camaragibe, os supostos “eventos fantasmas” foram contratados por prefeituras como Serra Talhada e Itacuruba, no Sertão, além de câmaras municipais que incluem São Lourenço da Mata e Abreu e Lima, no Grande Recife, Carpina e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, Gravatá e Toritama, no Agreste, e Arcoverde e Petrolina, no Sertão.

Os donos das duas empresas são pernambucanos, mas ambas foram abertas com endereços de outros Estados. Os dados da Corte de Contas mostram, ainda, que apenas 15 dos 557 contratos com o poder público foram para compromissos em Pernambuco – o que representa 2,7% do total. Geralmente, as diárias desembolsadas para compromissos fora de Pernambuco são maiores.

Processos

Com 487 contratos, o IMB é vinculado a Carlos Alberto Barbosa Pereira, candidato derrotado duas vezes à Prefeitura de Itapissuma. Já a Inovação, que é ligada ao vereador de Timbaúba Josinaldo Júnior (Podemos), firmou outros 70 contratos com órgãos públicos. O Diário procurou o proprietário da primeira empresa, que não foi localizado, e da segunda, que não respondeu à reportagem.

No TCE-PE, há ao menos oito processos que investigam despesas de Câmaras Municipais com diárias e inscrições para eventos de capacitação. Todos são referentes a contratos com o IMB.

Em Carpina e Camutanga, na Mata Norte; São Bento do Una, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão, a Corte de Contas já considerou que houve irregularidade e imputa débito aos agentes públicos envolvidos. A empresa também foi responsabilizada.

Também na Mata Norte, em Timbaúba, onde o processo continua em andamento, o Ministério Público de Contas (MPCO) declarou estar “convencido de que havia um esquema forjado para proporcionar aos vereadores/servidores uma forma fácil de ganhar diárias sem real interesse público.”

Segundo o procurador, os ganhos do IMB em Pernambuco alcançaram a cifra de R$ 1.551.250, no período de quatro anos. Para ele, o valor não condiz com “o porte da empresa, quer pela ausência de meios de publicação e divulgação dos seus serviços, quer pela estrutura física modesta, sem sede própria, telefone fixo e quadro de funcionários registrados.”

Em Bezerros, no Agreste, o relatório de auditoria concluiu que a Câmara Municipal fixou valores de diárias acima do necessário para as despesas de hospedagem e alimentação, além de despesas com diárias e inscrições para eventos sem comprovação de efetiva realização. O caso ainda não foi julgado pelo TCE-PE.

Para outros dois casos, em Gravatá e Lajedo, ambos no Agreste, o TCE-PE julgou a situação regular com ressalvas. A Corte de Contas determinou, ainda, que os respectivos gestores da Casa Legislativa priorizem capacitações no próprio município e atentem para o “dever de instituir um planejamento e controle efetivo sobre despesas com recursos públicos na participação em eventos”.

Recorrentemente apontado como palestrante desses cursos, o advogado Geraldo Júnior foi o responsável por fazer a defesa prévia do IMB e do proprietário da empresa sobre os gastos na Câmara Municipal de Bezerros.

No processo, ele declarou que “todos os eventos foram efetivamente realizados” e que “seguiram rigorosamente todas as condutas éticas e morais, além de serem lícitos”.

“A auditoria atribui uma irregularidade em meras conjunturas [sic], sem ter sequer requerido informações a empresa ou pesquisado nos canais virtuais da requerente para verificar que todos os eventos são reais e efetivamente realizados”, diz o advogado, que deixou de anexar, na defesa prévia, registros para contrapor a acusação.

Procurado pelo Diário, Geraldo Júnior afirma que não tem mais notícia do dono do IMB, com quem teria perdido o contato.

Presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), entidade que defende a categoria, o vereador Leonardo José da Silva (Léo do Ar), do PP, diz desconhecer as empresas citadas e qualquer esquema de recebimento de diárias. “Prefeitos, deputados federais, juízes, todo mundo tem direito a diárias, mas se pega muito no pé do vereador”, afirma.

“Se nós tivéssemos algum tipo de conhecimento de práticas ilícitas de câmaras municipais, iríamos provocar os órgãos de controle para fiscalizar esse ato irregular”, completa.

A reportagem também procurou as cinco Prefeituras que tinham contratos com as empresas citadas. A de Serra Talhada declarou que não é investigada e, portanto, não vai se manifestar sobre o caso. Já Gravatá informou que desde 2021, período de outra gestão, não tem mais contratos com a empresa referida.

A Prefeitura de Condado respondeu que não irá se pronunciar por se tratar de uma questão da gestão passada. Igarassu destacou que a situação envolve a gestão anterior e que não compactua com ilegalidades. A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) não respondeu até o fechamento da matéria. A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura de Itacuruba.

Veja lista de Prefeituras e Câmaras com contratos

Câmaras Municipais de Abreu e Lima, Camaragibe, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Moreno, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, na RMR; Camutanga, Carpina, Condado, Goiana, Paudalho, Timbaúba, na Mata Norte; Amaraji, Escada, Gameleira, Palmares, Primavera, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

Câmaras Municipais de Belo Jardim, Bom Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Capoeiras, Gravatá, Ibirajuba, Jurema, Lajedo, Limoeiro, Passira, Pesqueira, Pombos, Riacho das Almas, Sairé, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, no Agreste; Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bodocó, Cabrobó, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Ipubi, Lagoa Grande, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Sertânia, Tacaratu e Trindade, no Sertão.

Prefeituras de Condado, Gravatá, Igarassu, Itacuruba e Serra Talhada.

Postado por Madalena França via Magno Martins

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Procom diz que a praia é bem público e visitantes podem botar cadeira beira mar onde quiserem...

 


O Procon inicia, neste fim de semana, uma ação de fiscalização e orientação na praia de Boa Viagem, voltada a consumidores e comerciantes. A iniciativa ocorre nos dias 15 e 16, com repetição nos dias 22 e 23 de fevereiro, sempre a partir das 10h. O objetivo é garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e orientar sobre práticas comerciais adequadas, como a cobrança de aluguel de cadeiras e guarda-sóis, taxas de rolha e diferenciação de preços entre pagamentos em dinheiro, débito e crédito.

Durante a ação, equipes do Procon distribuirão materiais informativos e reforçarão que, por se tratar de um espaço público, o consumidor pode colocar sua cadeira onde desejar. Além disso, estabelecimentos devem disponibilizar cardápios em português com preços visíveis de todos os serviços. As abordagens também visam esclarecer dúvidas frequentes sobre práticas comerciais na orla.

O Procon Recife oferece atendimento presencial na sua sede, na Rua do Imperador, 491, no bairro de Santo Antônio, e nos postos instalados nos Compaz. Denúncias e dúvidas também podem ser registradas pelo telefone 0800 2811 311, pelo site www.procon.recife.pe.gov.br ou pelo e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

Deu no NE TV : denúncia de deputada sobre adulteração em ônibus escolares do Estado

 



A deputada estadual Dani Portela (PSOL) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para solicitar fiscalização em ônibus escolares adquiridos pelo Governo de Pernambuco por meio de um programa do Ministério da Educação. Segundo a parlamentar, há denúncias de que os veículos estariam sendo adesivados com a logomarca do governo estadual, encobrindo a identificação original do programa federal Caminho da Escola. O caso, já denunciado pelo blog do Magno, ganhou espaço em matéria da Rede Globo.

Madalena França Via Magno Martins




Raquel declara guerra a João no Carnaval: shows no palco oficial do Estado começam sexta-feira

 

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog do Magno 

A gestão Raquel Lyra (PSDB) deve explicar, na próxima sexta-feira (21), mais detalhes sobre a funcionalidade do palco montado no Marco Zero do Recife pelo Governo do Estado a 120 metros do palco instalado pela prefeitura para o Carnaval deste ano.

O Governo convidou a imprensa para uma entrevista coletiva em Olinda, cidade administrada por uma aliada de Raquel Lyra, a prefeita Mirella Almeida (PSD). O evento será no Mercado Eufrásio Barbosa e, segundo o convite, “vai detalhar as ações desenvolvidas pela gestão durante o Carnaval 2025”. A coletiva será às 10h da sexta.

Entre as novidades a serem apresentadas, está a edição especial do projeto Pernambuco Meu País, que terá dois palcos na festa, sendo um deles justamente o do Marco Zero.
Postado por Madalena França

Homem Suspeito de matar Criança junto com uma mulher é linchado até a morte...

 Da CNN BRASIL

postado por Madalena França

Um homem foi morto linchado por moradores após ser preso por suspeita de violentar e matar uma criança de dois anos, na cidade de Tabira, em Pernambuco. Antônio Lopes Severo e Giselda da Silva Andrade são os principais suspeitos de matar o menino Arthur Ramos Nascimento. O casal foi localizado na zona rural de Carnaíba (PE) durante ação policial na noite desta terça-feira (18).

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que uma multidão se aglomerou em frente a delegacia esperando a chegada dos detidos. Veja abaixo:


Conforme apontado pela Polícia, Antônio Lopes e Giselda da Silva Andrade eram responsáveis pelo cuidado do menino Arthur. O menino foi levado a um hospital da cidade de Tabira, no Sertão de Pernambuco, com várias lesões pelo corpo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo após sua entrada na unidade de saúde, quando o crime foi registrado, no último domingo (16).

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso e afirmou que morte de Arthur foi registrada como homicídio, com a classificação de violência doméstica/familiar. As investigações seguem para apurar a morte. No momento da condução do casal até a delegacia, Antônio Lopes foi retirado de dentro da viatura e agredido pela multidão, o que resultou na morte do suspeito, segundo informações da Polícia.

"Eles [Antônio e Giselda] foram conduzidos sob custódia, por um comboio policial, para a Delegacia de Polícia de Tabira, responsável pela investigação do caso", esclareceu em nota a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). O homem, conhecido como Frajola, foi socorrido e levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia Civil comunicou que também abriu um inquérito para investigar o linchamento, bem como para analisar a conduta dos policiais que atenderam a ocorrência.

Prefeitura de Camaragibe deve apresentar plano para nomeação de professores ao TCE


Do Blog do Agreste


O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) determinou a abertura de uma auditoria especial para acompanhar o cronograma de nomeação dos aprovados no concurso público para o cargo de professor da Prefeitura de Camaragibe. A decisão foi tomada por unanimidade, confirmando uma posição monocrática do relator, conselheiro substituto Ricardo Rios. O concurso, que oferece 200 vagas, foi homologado em outubro de 2024, ainda na gestão de Nadegi Queiroz (REPU), com validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.


O novo prefeito, Diego Cabral (REPU), também foi orientado pelo Tribunal de Contas a não renovar os contratos temporários de professores enquanto o concurso estiver vigente. Além disso, deverá apresentar ao TCE-PE um plano de ação com os prazos para a convocação dos aprovados. Com o início do ano letivo, há vários professores contratados pela gestão municipal em sala de aula, o que tem gerado insatisfação e denúncia por parte de candidatos aprovados que exigem o cumprimento da legislação, ou seja, a convocação e nomeação para o exercício das atividades.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Vendas no comércio fecham 2024 com alta de 4,7%, a maior desde 2012

 

As vendas no comércio cresceram 4,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Além de ser o oitavo ano seguido de expansão, é também a maior alta desde 2012, quando aumentou 8,4%.


Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


“É um número bastante expressivo", apontou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.


A alta anual se consolidou mesmo com o resultado de dezembro, que ficou 0,1% abaixo de novembro, movimento considerado pelo IBGE como estabilidade, ou seja, não é um recuo expressivo. Em comparação com dezembro de 2023, houve expansão de 2%.


A média móvel trimestral, isto é, o comportamento dos três últimos meses do ano, foi também de estabilidade (0%). O IBGE destacou que o resultado de dezembro coloca o comércio brasileiro 0,3% abaixo do ponto mais alto registrado em outubro de 2024.


“É uma estabilidade na alta”, avalia Santos sobre o comportamento do comércio no fim do ano.


O analista do IBGE explica que entre os fatores que impulsionaram o comércio em 2024 estão a expansão da massa de rendimento dos trabalhadores, o número de pessoas ocupadas e o crédito estável.


A taxa de desemprego de 2024, de 6,6%, foi a menor da série histórica do IBGE. 


Santos aponta que fatores que impediram um aumento maior das vendas são a inflação e a alta do dólar, que encarecem os produtos, notadamente os de informática e comunicação.


Em 2024, o país fechou com inflação de 4,83%, acima da meta do governo, de 4,5%. Já o dólar subiu 27% no ano passado.


Balanço 2024

Ao longo de 2024, oito das 11 atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram expansão, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, grupo que subiu 14,2%. É a única que, assim como o conjunto do setor de comércio, acumula 8 anos seguidos de alta. Os subsetores de produtos farmacêuticos em si e o de perfumaria e cosméticos também cresceram.


Cristiano Santos destaca ainda que, desde 2004, quando começou a série histórica do setor farmacêutico, só houve queda nas vendas em 2016, ano em que todo comércio brasileiro fechou com taxa negativa.


As demais atividades com alta em 2024 foram veículos e motos, partes e peças (11,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,1%), material de construção (4,7%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,6%), móveis e eletrodomésticos (4,2%), tecidos, vestuário e calçados (2,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,7%).  


As três atividades que tiveram diminuição nas vendas foram combustíveis e lubrificantes (1,5%), atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (7,7%).


O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria já vem acumulando quedas há alguns anos, com uma única alta, em 2022, nos últimos 11 anos. “Isso está relacionado ao crescente processo de digitalização de parte de seus produtos. O que vem sustentando essa atividade é o livro didático”, explica o analista do IBGE.


A pesquisa do IBGE buscou dados de 6.770 empresas formais do setor de comércio, com ao menos 20 pessoas ocupadas, de todos os estados e do Distrito Federal.


Da Agência Brasil

Pernambuco ainda tem o maior número de desempregados do País embora ainda venha caindo aos poucos...

 

Pernambuco segue com a maior taxa de desocupação do país ao lado da Bahia (10,8%). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 


O Brasil fechou 2024 com taxa de desemprego em 6,6%, a menor desde o início da série histórica. No total, 14 estados acompanharam a tendência e registraram a menor taxa anual, são eles: Rio Grande do Norte (8,5%), Amazonas (8,4%), Amapá (8,3%), Alagoas (7,6%), Maranhão (7,1%), Ceará (7,0%), Acre (6,4%), São Paulo (6,2%), Tocantins (5,5%), Minas Gerais (5,0%), Espírito Santo (3,9%), Mato Grosso do Sul (3,9%), Santa Catarina (2,9%) e Mato Grosso (2,6%).


ESTADO SEGUE TENDÊNCIA DE REDUÇÃO DO ÍNDICE 


Apesar de ainda ter a maior taxa de desemprego do país, Pernambuco seguiu ao longo do ano passado, uma tendência de melhora a cada trimestre.  De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego em Pernambuco no 4º trimestre do ano foi de 10,2% e apresentou queda de 1,7 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior. 


Já ao longo de 2024, foi observada uma redução de 2,2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre do ano, quando a taxa foi de 12,4%. Pernambuco encerrou o ano passado com a média de 10,8% da força de trabalho desocupada. O dado segue uma redução em relação aos anos de 2023 (13,4%) e de 2022 (15,9%).


INFORMALIDADE EM ALTA


Segundo o IBGE, a maioria dessas pessoas ocupadas em Pernambuco realiza ao menos uma de suas ocupações de maneira formal. O total  estimado em 1.206 mil pessoas, aumentou em 88 mil pessoas, cerca de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com relação ao trimestre anterior também foi registrado o crescimento de 83 mil pessoas, uma variação de 7,4%. 


Já a parcela de 48,6% é a de pessoas que atuam somente na informalidade, sem carteira de trabalho assinada, foi estimada em 758 mil pessoas. O IBGE aponta que esse grupo aumentou em 140 mil pessoas, 22,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar de apresentar a 9ª maior taxa de informalidade do Brasil, Pernambuco teve a proporção de sua população sem carteira assinada abaixo da média do Nordeste (50,9%).


RENDIMENTO 


O rendimento médio real habitual das pessoas ocupadas, no último trimestre do ano, foi estimado em R$ 2.511 e aumentou em 16,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, ou seja, de R$ 347. Já em relação ao trimestre anterior, houve aumento de 7,5% no estado.


Do Diario de Pernambuco

Cacau Show Container Surubim com vagas disponíveis

 

Do Negócios& Informes

Em Surubim, a Cacau Show Container está com vagas disponíveis (fixas e temporárias).



Requisitos: Ensino médio completo; Informática básica e disponibilidade aos domingos.



Os interessados (a), devem deixar os currículos até quarta-feira (19-02)  na Cacau Show Surubim (centro) situada na Rua Maria Rejane Germano, 55.


Da Redação - Negócio$ e Informes

O brinquedo aéreo (caríssimo) de Raquel

 


Como se o Estado não tivesse o desafio de melhorar os graves problemas na saúde, na segurança e nas estradas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tomou uma decisão de que o seu Governo não tem de fato prioridades voltadas para os segmentos mais necessitados da população: a compra de um avião, já batizado pela oposição de “Aeroquel”.

No último fim de semana, o Diário Oficial trouxe a publicação da licitação para compra de um avião de pequeno porte seminovo, cujo valor máximo está estimado em R$ 67,8 milhões. Além de ser empregado em operações de órgãos das forças de segurança, o edital frisa que a aeronave também servirá para uso da governadora.

Segundo o certame, o equipamento licitado é o modelo King Air 260, uma configuração de luxo segundo especialistas de mercado de aeromodelos, com capacidade para transportar até sete passageiros. A análise das propostas será no próximo dia 28, a chamada sexta-feira gorda da folia, que antecede o início dos festejos do momo no Estado.

De acordo com informações do edital, disponibilizado no Portal de Compras, do Governo Federal, o Governo de Pernambuco vai escolher a empresa que apresentar o menor valor. Entre as condições da licitação, a aeronave deve ter no máximo quatro anos de uso e há um limite de valor estabelecido para cada ano de fabricação.

Para fundamentar a aquisição milionária, o Governo de Pernambuco destaca a necessidade de disponibilizar a aeronave para uso direto da governadora Raquel Lyra “em missões de interesse governamental, dentro e fora de Pernambuco”, também ficando à disposição do Grupamento Tático Aéreo (GTA), vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS).

“É notória a existência de demandas reprimidas para o uso desta aeronave, tais como: operações aéreas policiais, busca e salvamento, resgates e remoções aeromédicas, ações em situações de calamidades públicas e de defesa civil, apoio ao Governador do Estado em missões de interesse governamental, dentro e fora de Pernambuco e a Órgãos Governamentais Federais e Municipais”, frisa um trecho do edital de licitação.

DINHEIRO A RODO – O avião não é a primeira aquisição milionária do Governo de Pernambuco nos últimos anos. No final do ano passado, a gestão da governadora Raquel Lyra adquiriu um helicóptero Airbus H135, de origem europeia, ao custo de mais de 8,1 milhões de euros, que, na cotação de hoje, custaria cerca de R$ 48,4 milhões, para uso do mesmo grupamento tático da Secretaria de Defesa Social. Além disso, destinou mais de R$ 4,3 milhões para a locação anual dos veículos terrestres – R$ 2,5 milhões voltados às caminhonetes 4×4 e R$ 1,8 milhão às motocicletas. De fato, os cofres palacianos estão abarrotados de dinheiro.

Da Coluna do Magno 

Postado por Madalena França

Com reforma no Hospital da Restauração travada, Raquel apela até para CEHAB

 


EXCLUSIVO

A reforma do Hospital da Restauração, anunciada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) com pompa e circunstância, caminha a passos de tartaruga, como uma simples visita ao hospital pode comprovar. O motivo é que as licitações ficam travadas na Secretaria de Administração do Estado (SAD), sob gestão de Ana Maraíza de Sousa Silva. Sem conseguir destravar a prometida reforma do Hospital da Restauração, a governadora apelou para uma solução totalmente inusitada e heterodoxa. Raquel repassou a responsabilidade da reforma do Hospital para a estatal Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), que, ao invés de construir morarias como é sua missão oficial, vai tentar cumprir as muitas promessas de Raquel para o maior hospital do Norte-Nordeste.

A CEHAB abriu licitação para reforma do 7° andar do Hospital, na ala sul. A abertura das propostas já está marcada para 4 de abril. Não existem maiores detalhes, como o valor que será gasto, pois a estatal disse que só vai disponibilizar o edital da licitação em 10 de março, apesar de já estar com o aviso de publicação publicado no Diário Oficial.

A reforma no 7° andar já estava em andamento desde 2023, mas até hoje a governadora não conseguiu terminar as obras no andar. “A gente hoje lança a autorização para a licitação da reforma. O sétimo andar já está em andamento. A gente começa a fazer um trabalho muito forte de readequação do maior hospital de emergência do Norte e Nordeste brasileiro. Foi uma das primeiras visitas e compromissos que nós firmamos”, declarou a governadora Raquel Lyra, em setembro de 2023.

O próprio site oficial da CEHAB informa que a estatal é um órgão da administração indireta vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), com a missão “de promover o desenvolvimento urbano, melhorar as condições habitacionais e atuar na gestão de projetos habitacionais e de infraestrutura no Estado de Pernambuco”. Ou seja, nenhuma relação com saúde, muito menos com reforma de hospitais. A bagunça se instalou de vez no Estado?

Do Blog do Magno Martins


Vereadora de Orobó Isabelle Brito começa bem seu mandato com muitos assuntos em pauta...



Blog do Agreste- Uma ampla pauta de assuntos financeiros foi debatida e votada na sessão do último dia 12 na Câmara de Vereadores de Orobó. Os pontos analisados foram referentes ao reajuste do piso nacional dos professores; dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE); ao complemento do piso salarial dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Parteiras; ao reajuste dos vencimentos dos servidores de salário mínimo e dos servidores do Poder Legislativo de Orobó, além da Criação do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência.


De acordo com a vereadora Isabelle Brito (PODE), essas pautas cumprem legislações e valorizam as classes profissionais, o que reflete na qualidade do serviço prestado à populaçãoe. "Como enfatizo desde o primeiro momento como vereadora, sendo projetos positivos para o cidadão, mesmo cumprindo o papel de oposição, sempre terei coerência no voto, pois o meu compromisso é com o povo", ressaltou Isabelle, com voto favorável em todas essas pautas. Na sessão, por meio de requerimento, ela também cobrou melhorias estruturais. 


"Apresentei uma indicação ao Governo Municipal para instalação de bueiro na Rua Vereador José de Arruda da Fonseca, conhecida popularmente como 'Beco de Natal', na expectativa de que seja atendida com a maior brevidade possível. Também tenho dedicado meu tempo a ouvir as demandas dos oroboenses em diversas localidades. Quem mais sabe o que precisa ser feito numa rua, num bairro ou numa comunidade rural é o próprio morador. Por isso, tenho dado total atenção aos pedidos que fazem toda a diferença no dia a dia da comunidade", pontuou a vereadora.


Durante dois dias, Isabelle Brito também esteve em processo de capacitação. A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da Escola do Legislativo (Elepe) e em parceria com a Frente Jovem Parlamentar (FJP), promoveu nos dias 13 e 14 de fevreiro o Curso de Atualização para Jovens Parlamentares, voltado aos vereadores da FJP e demais legisladores municipais interessados no tema, oferecendo formação prática e abrangente sobre o funcionamento do Legislativo, elaboração de projetos de lei, entre outros. 


Os temas abordados foram: A Constituição e a função parlamentar, Técnica legislativa e trâmite processual, Comissões, audiências e participação popular, Leis orçamentárias e prestação de contas. De acordo com José Humberto Cavalcanti, superintendente da Elepe, o objetivo foi capacitar os jovens parlamentares para que exerçam seus mandatos com mais eficiência e compromisso com a sociedade. "O conteúdo aprendido nesses dois dias implantarei no meu mandato, somando para ideias e projetos que visam melhorias em diversos setores de Orobó", concluiu Isabelle.

Postado por Madalena França

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Câmara de Vereadores de Orobó sob nova direção começam os trabalhos em clima de paz...

 


Estive assistindo as sessão  parlamentares da Câmara de Orobó no novo mandato e percebi um clima a menos. Sob nova direção ,não houve aquela tensão acalorada de quando havia embate entre militâncias de Situação Oposição. O Presidente Isac Aguiar, embora em situação de iniciante na condução da Casa tem se apresentado de forma educada e num climaa consiliador. Começou presenteando os pares com um Kit de materias de Trabalho, distribuindo os projetos para as Comissões  e na sessão seguinte, em comum acordo, foram votados os projetos de interesses públicos que foram aprovados por todos os vereadores, visto que se tratavam de regularização de leis Federais, tais como; Adequação do salario mínimo vigente e do Pisso dos Professores e profissionais da saúde.

De novo , um projeto interessante que foi a criação de um Fundo Municipal para Crianças e adolescentes em situação de vunerabilidade. Se é algo para ajudar toda a sociedade deve apoiar e isso não se trata de unanimidades partidárias, mas de consenso que quando algo é necessário, toda iniciativa é bem vinda e merece apoio de todos.

Que todos possam legislar dentro da obediência à Constituição.

Destaque: Isabelle se destacou em todas as sua colocações, dando o tom de como será seu mandato, em defesa da saúde, educação e social.  Parece ter sido uma boa escolha aqueles que optaram por eleger essa Profissional da saúde, competente em tudo que faz.

Aguardemo por que está só começando!

O tempo revela caratér, faz cair máscaras, ensina a provar realidades . O Povo deve aprender a ler as lições do tempo que ensina mais que qualquer livro.  Sabendo ler as entrelinhas é possível averiguar quem é de verdade e aqueles que são personagens temporários, que a cada legislatura de acordo com seus interesses , mudam de discurso. Uns dizem verdades sem falar uma palavra, outro fala sozinho mais que todos juntos e não consegue convencer de uma palavra. Quando a máscara cai, não tem discurso que dê jeito.

Perguntar não ofende: Até quando, os professores de Orobó se conformarão com as migalhas que caem das distorções das leis interpretadas por aqueles que obedecem os fora da Lei?


Por Madalena França





Vendas no comércio fecham 2024 com alta de 4,7%, a maior desde 2012

 


As vendas no comércio cresceram 4,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Além de ser o oitavo ano seguido de expansão, é também a maior alta desde 2012, quando aumentou 8,4%.


Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


“É um número bastante expressivo", apontou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.


A alta anual se consolidou mesmo com o resultado de dezembro, que ficou 0,1% abaixo de novembro, movimento considerado pelo IBGE como estabilidade, ou seja, não é um recuo expressivo. Em comparação com dezembro de 2023, houve expansão de 2%.


A média móvel trimestral, isto é, o comportamento dos três últimos meses do ano, foi também de estabilidade (0%). O IBGE destacou que o resultado de dezembro coloca o comércio brasileiro 0,3% abaixo do ponto mais alto registrado em outubro de 2024.


“É uma estabilidade na alta”, avalia Santos sobre o comportamento do comércio no fim do ano.


O analista do IBGE explica que entre os fatores que impulsionaram o comércio em 2024 estão a expansão da massa de rendimento dos trabalhadores, o número de pessoas ocupadas e o crédito estável.


A taxa de desemprego de 2024, de 6,6%, foi a menor da série histórica do IBGE. 


Santos aponta que fatores que impediram um aumento maior das vendas são a inflação e a alta do dólar, que encarecem os produtos, notadamente os de informática e comunicação.


Em 2024, o país fechou com inflação de 4,83%, acima da meta do governo, de 4,5%. Já o dólar subiu 27% no ano passado.


Balanço 2024

Ao longo de 2024, oito das 11 atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram expansão, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, grupo que subiu 14,2%. É a única que, assim como o conjunto do setor de comércio, acumula 8 anos seguidos de alta. Os subsetores de produtos farmacêuticos em si e o de perfumaria e cosméticos também cresceram.


Cristiano Santos destaca ainda que, desde 2004, quando começou a série histórica do setor farmacêutico, só houve queda nas vendas em 2016, ano em que todo comércio brasileiro fechou com taxa negativa.


As demais atividades com alta em 2024 foram veículos e motos, partes e peças (11,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,1%), material de construção (4,7%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,6%), móveis e eletrodomésticos (4,2%), tecidos, vestuário e calçados (2,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,7%).  


As três atividades que tiveram diminuição nas vendas foram combustíveis e lubrificantes (1,5%), atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (7,7%).


O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria já vem acumulando quedas há alguns anos, com uma única alta, em 2022, nos últimos 11 anos. “Isso está relacionado ao crescente processo de digitalização de parte de seus produtos. O que vem sustentando essa atividade é o livro didático”, explica o analista do IBGE.


A pesquisa do IBGE buscou dados de 6.770 empresas formais do setor de comércio, com ao menos 20 pessoas ocupadas, de todos os estados e do Distrito Federal.


Da Agência Brasil