Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 18 de agosto de 2020

OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO DE OROBÓ NÃO ESTÃO NOS SEUS PROFESSORES MAS NA GESTÃO QUE NÃO OS RESPEITA...

Em 2019, a defesa da educação tem acontecido nas ruas do paísProfessor Carlos Fernandes >: Campanha em defesa dos professores

As duas gestões do prefeito Chaparral sempre foram mitológicas, no que diz  respeito aos profissionais da educação, a interferência ditatorial nas decisões dos gestores escolares, com relação a autonomia de distribuição de aulas, na escolha dos profissionais de acordo com a competência, e até de gerir o dinheiro das Unidades Executoras.
Também sempre foi fantasiosa essa conversa de merenda super maravilhosa. Não é que a merenda não exista, mas essa conversa de encontrar Chaparral dentro do prato de pirão de boi como disse a primeira dama no seu discurso em viração, é uma balela. Sempre disse que tudo nessa gestão é muito floreada.Essa tal carne vinha uns pouco ks que garantia uma refeição por mês.
Com relação a Valorização dos professores é zero. Sempre fiz denúncias nesse blog. Não entendeu quem não leu ou quem não quis ouvir.
Já vi gestão não conceder todos os direitos dos professores. Porém tirar o que já se tinha foi somente o homem que faz vida na vida das pessoas. Talvez ele não considere os professores como pessoas, porque na nossa vida ele só fez estrago: Nunca obedeceu o Plano de Cargos e Carreiras no que concerne as faixas salariais, retirou a gratificação do Magistério ou pó de giz para os que irão entrar agora; congelou quinquênios,o tal pó de giz e gratificação de locomoção, dos efetivos. Depois da Pandemia cortou 104 reais de quem tinha a tal locomoção, sem se lembrar que estamos gastando mais energia, internet, celular CP e tempo nas aulas remotas. Adiantou em mais 5 anos para Aposentadoria, aumentou a contribuição previdenciária de 11 para 14%. Para quem define-se como oposição declarada aí todos já sabem : Persegue, transfere, impede acesso a Aposentadoria, as licenças prêmios, até licença por saúde é dificultada. O caos na Educação não é de agora. Desse assunto falo com propriedade pois sou a maior vítima.
Os problemas do caos na Educação em Orobó, não está nos professores mas na gestão que não os respeita. Temos excelentes profissionais, porém está precisando preencher as vagas em aberto.
Li um texto do Blog de Orobó para Orobó republiquei, pois tem muita verdade, mas faltou deixar claro onde está o caos, para não ser mal interpretado.

A questão das aulas remotas: No começo foi muito difícil, porém a força de vontade dos professores efetivos, superou as expectativas. Falando por mim: Com uma experiência de 34 anos na ativa, mesmo por celular dou as minhas aulas virtuais, com textos, videos, áudios explicativos, concursos competitivos com prêmio aos vencedores, produção de pequenos vídeos por eles etc. Já fiz provas duas vezes. Quem era realmente bom aluno , continua sendo. As notas 80, 90, 100, não deixaram de aparecer. O problema está nos alunos que não tem acesso a internet. Não tem computador nem mesmo celular. Os novos concursados estão reivindicando suas aulas com todo o direito. É incompreensível ter um concursado em casa desempregado e um contratado assumindo o lugar que é seu. Todos sabem que isso pode ter dois motivos: Angariar votos, e pagar menos.  Deve -se tomar cuidado ao se falar de caos, para que os professores não se sintam ofendidos.

Uso dos Diretores no preenchimento de vagas- Isso  Sim, é grave! Está ocorrendo na educação infantil e ensino Fundamental I. Professores foram demitidos na Pandemia e não chamaram os concursados.  Tem escola que o diretor está fazendo esse papel de enviar tarefas de todo jeito. Cabe   responsabilizar a Gestão por essa bagunça.
Ficam aqui as Perguntas: Onde estão os Conselhos da Educação e do FUNDEB? Quanto está vindo mensalmente no fundo e onde está a grana não empregada? Se não está sendo pago aos professores que estão em quantidade reduzida, quando teremos rateio das sobras? E principalmente, por que não chama os concursados?
Quanto a notícia bomba das irregularidades na Merenda, deixo claro que a informação foi coletada por uma pessoa de um município vizinho, que constatou uma planilha nos portais da Transparência De Surubim e Orobó. Ao descobrir que Surubim havia recebido menos que Orobó do programa da alimentação escolar tendo o dobro de alunos, a pessoa ficou surpresa. Com uma lida nas informações foi detectado que toda Educação de Orobó está no MEC como de Tempo Integral. Não me perguntem quem fez a denúncia porque eu não sei. Apenas dois meses depois, apareceu um documento onde o PNAE, pede explicação ao Prefeito e a Presidente do Conselho da Merenda de Orobó sobre as possíveis irregularidade. Se a falha foi intencional eles poderão responder criminalmente diz o documento. Nada mais sei sobre esse assunto.

Por Madalena França



Sem comentários:

Atenção Professores da Rede Municipal de Orobó! Quem trabalhou na Educação Fundamental de 98 a 2006, e no Fundeb de 2007 a 2020 tem muito dinheiro a receber!

  Precatórios do FUNDEF e FUNDEB é a dívida pública, devida pela União (Governo Federal) , transitado em julgado com decisão favorável ao mu...