Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Ao lado de ministro, João Campos implanta programas federais no Recife

 




Blog da Folha

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT-SE), veio ao Recife para, ao lado do prefeito João Campos (PSB), assinar o convênio para a implantação do programa Estação Juventude no município. O ato de assinatura foi realizado hoje, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Dom Hélder Câmara, localizado na comunidade do Coque, na Ilha de Joana Bezerra.

O objetivo do programa é promover maior acesso dos jovens de 15 a 29 anos, especialmente em situação de vulnerabilidade, às políticas públicas disponíveis, a fim de promover inclusão e participação social por meio de formações e oficinas. O projeto trará ao Recife o Laboratório de Juventude Criativa, que tem a finalidade de potencializar iniciativas culturais e de economia criativa.

Na ocasião, prefeito e ministro inauguraram também um trailer do programa Conexão Cidadã, que visa proporcionar aos catadores de recicláveis da cidade uma oportunidade de profissionalização. João Campos aproveitou para anunciar que vai integrar ao acolhimento que será feito no trailer um prontuário com informações socioeconômicas sobre o catador.

O evento reuniu também o vice-prefeito do Recife e secretário de Infraestrutura, Victor Marques (PCdoB); o secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso; o representante da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Luiz Henrique; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Cleiton Moraes; e secretários municipais e vereadores do Recife. “Estamos falando de algo que é poder fazer com que o Estado se faça presente na vida de quem mais precisa”, afirmou João Campos.

TRE cassa mandato de Carla Zambelli por abuso de poder e desinformação eleitoral

 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou na tarde desta quinta-feira o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político. A decisão, que também a tornou inelegível por oito anos a partir do pleito de 2022, teve cinco votos a favor e dois contra. A parlamentar afirmou nas redes sociais que vai “continuar representando os eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”.

A ação foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que citou a existência de um “ecossistema de desinformação” que envolvia Zambelli e que teria sido criado para conquistar apoio político por meio da disseminação de notícias sabidamente falsas que colocavam em questionamento a lisura das eleições. As informações são do Jornal O Globo.

“Fica claro que a perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o Sol do meio-dia. Continuarei a lutar todos os dias de minha vida ao lado de vocês, para que tenhamos a esperança de um Brasil próspero e digno para o povo brasileiro”, disse a parlamentar, que deve acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reverter a determinação.

O julgamento do caso foi iniciado em 13 de dezembro do ano passado. O relator do caso, Encinas Manfré, elencou uma série de publicações feitas pela deputada e considerou que Zambelli “conscientemente atuou para difundir informações fraudulentas” e promoveu “incitação de animosidade e hostilidade contra o sistema eleitoral e membros do Poder Judiciário antes e depois do período eleitoral”.

— As condutas externadas não estão sob a abrangência da liberdade de expressão. Porque esse direito fundamental não se compatibiliza à propagação de informações falsas e discursos que incitem ódio e o desprezo ao Estado Democrático de Direito. Ao compartilhar constantemente conteúdo de desinformação, abusivamente se utiliza do poder político que detém por ocupar cargo de deputada federal mediante desvio da finalidade dessa função relevante para tentar conferir credibilidade à propagação de ódio e ofensas — disse o magistrado em dezembro.

Acompanharam o voto do relator o presidente da Corte, Silmar Fernandes, o desembargador Cotrim Guimarães e os juízes Claudio Langroiva Pereira e Rogério Cury.

O julgamento havia sido suspenso no mês passado devido ao pedido de vistas da juíza Maria Cláudia Bedotti. Iniciando a divergência, a magistrada entendeu não caracterizados o abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação social e votou pela improcedência da ação. O entendimento foi acompanhado pelo juiz Régis de Castilho.

O advogado que representa Sâmia, Luiz Paulo Viveiros de Castro, declarou em dezembro que Zambelli promoveu em suas redes sociais ataques “não só à higidez do processo eleitoral, atacando as urnas e fazendo uma campanha de descrédito das eleições, como também atacando pessoalmente ministros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal”.

A advogada que representa a acusada, Flavia Cardoso Campos Guth, disse, por sua vez, que Zambelli exerceu seu direito à liberdade de expressão, e que o processo não traz provas dos supostos crimes nem foi capaz de demonstrar a capacidade de as publicações feitas pela deputada influenciarem na disputa eleitoral.

A defensora disse também que Zambelli detinha imunidade parlamentar ao gravar vídeo em que fala sobre “manipulação” das urnas eletrônicas, e reclamou de uma “articulação consciente de vários parlamentares de movimentos de esquerda” para tentar cassar mandatos de parlamentares do campo oposto, citando ações semelhantes movidas contra os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO).

Pelo Ministério Público, o procurador eleitoral Paulo Taubemblatt defendeu a condenação de Zambelli, que segundo ele “colaborou” com o que chamou de “tramas assustadoras no pós-eleição”.

— O que não pode acontecer é a manutenção de uma atmosfera permanente de incerteza, indefinição e insegurança quanto à materialização dos resultados eleitorais. (…) O sistema democrático tem que se proteger daqueles que querem solapá-lo, inclusive por dentro. Ela (Zambelli) fez um juramento de defender, cumprir e manter a Constituição. Quando ela publica vídeos sabidamente falsos nas suas redes sociais para manter um estado de incerteza em relação a resultados definitivos da eleição, ela fere o princípio da igualdade entre os candidatos — afirmou Taubemblatt, que lembrou também em sua sustentação a relação da deputada com o hacker Walter Delgatti Neto.

Leia a íntegra do posicionamento da deputada federal Carla Zambelli:

“Hoje, o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal.

Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis.

Fica claro que a perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o Sol do meio-dia.

Continuarei a lutar todos os dias de minha vida ao lado de vocês, para que tenhamos a esperança de um Brasil próspero e digno para o povo brasileiro.”

Madalena França via Magno Martins

TCE muda entendimento sobre data-limite para reajuste de vereadores

 

 Blog do Magno Martins

 Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) respondeu a uma consulta feita pelo então presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Aerolande Amós da Cruz, sobre a possibilidade de reajustar o salário dos vereadores para o próximo mandato, mesmo depois das eleições municipais.

O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto. Mas o Pleno acatou a proposta de voto do conselheiro Eduardo Porto, que tinha pedido vistas do processo para uma análise mais detalhada da matéria.

Em resposta à consulta, o TCE-PE entendeu que é possível a Câmara Municipal aumentar o salário dos vereadores após as eleições municipais, desde que respeitadas as seguintes condições:

· Princípio da anterioridade da legislatura: O aumento só pode valer para o próximo mandato, não para o ano atual.

· Limites constitucionais de remuneração dos vereadores: Os valores devem ser definidos por lei municipal, mas sem ultrapassar o teto estabelecido para a remuneração dos deputados estaduais, e devem considerar o número de habitantes do município.

· Limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal: Os valores devem seguir o disposto no art. 20 da LRF, que limita os gastos do legislativo municipal a 6% da receita corrente líquida do município.

Por sugestão do presidente Valdecir Pascoal, o texto de resposta também incluiu o fato de que a Lei Orgânica Municipal pode determinar que o reajuste ocorra antes das eleições municipais.

O voto foi acatado pelo relator, Marcos Loreto, e aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros, na sessão do Pleno desta quarta-feira (29).

NOVO ENTENDIMENTO – A resposta à consulta traz um novo entendimento sobre a possibilidade de alteração da remuneração dos vereadores. Antes, estabelecia-se que o reajuste só poderia ocorrer antes das eleições municipais. Nesta decisão, mesmo reconhecendo o valor dos precedentes e do contexto histórico, o conselheiro Eduardo Porto destacou ainda a recente evolução constitucional sobre a matéria, que incorporou à Constituição Federal limites e requisitos para evitar excessos e garantir a razoabilidade dos gastos públicos.

Ele lembrou ainda que eventuais afrontas aos princípios da moralidade e impessoalidade podem ser devidamente apuradas, auditadas e sancionadas pelos órgãos competentes, incluindo o Tribunal de Contas.

Do TCE-PE.

MPPE recomenda medidas contra cigarros eletrônicos em Surubim

 


O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação ao Município de Surubim para a adoção de medidas de prevenção e combate ao uso e à comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). A iniciativa partiu da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Surubim, sob a responsabilidade do promotor Garibaldi Cavalcanti Gomes da Silva. De acordo com o MPPE, foi constatada a oferta, publicidade e venda indiscriminada desses dispositivos na cidade, inclusive para crianças e adolescentes.


A recomendação se baseia na Resolução 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (ANVISA), que proíbe a comercialização e a propaganda desses produtos no território nacional. Um relatório da Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos Derivados ou Não do Tabaco (GGTAB/ANVISA) destaca as consequências relacionadas aos riscos e agravos associados ao uso dos cigarros eletrônicos, como a epidemia ou o aumento do consumo desses dispositivos, especialmente entre jovens e adolescentes; o efeito de porta de entrada para o tabagismo (uso de produtos convencionais) e outras drogas; além dos agravos à saúde, com a prevalência de doenças pulmonares, cardíacas e imunológicas.


A recomendação do MPPE foi direcionada ao prefeito de Surubim, Cleber Chaparral; à secretária municipal de Saúde, Samir Souza dos Santos Guerra; à secretária municipal de Educação, Paula Fernanda Souto Maior; e à delegada de Polícia Civil responsável pela 116ª Circunscrição, Morgana Mendonça Arcoverde.


MEDIDAS RECOMENDADAS


O MPPE orientou que a Prefeitura de Surubim, por meio da secretaria de Educação, promova a inclusão do tema "prevenção ao tabagismo" no calendário escolar, abordando especificamente os cigarros eletrônicos. Entre as ações sugeridas estão a realização de palestras, oficinas e campanhas educativas, com ampla divulgação para os estudantes e suas famílias. Além disso, a Secretaria de Saúde foi orientada a intensificar a fiscalização sanitária para coibir a publicidade e a venda de cigarros eletrônicos. Já a Polícia Civil deve adotar medidas urgentes para cessar as infrações penais relacionadas ao comércio ilegal desses produtos, coordenando esforços com os órgãos sanitários do município.


Os destinatários da recomendação têm um prazo de cinco dias para informar ao MPPE se acatarão as medidas. O não cumprimento pode resultar na adoção de providências administrativas e judiciais para responsabilização civil, administrativa e criminal dos envolvidos. A recomendação foi encaminhada ao Gabinete do Prefeito, à Câmara Municipal de Surubim, aos Centros de Apoio Operacional: da Infância e da Juventude, da Saúde e da Educação do MPPE; e a órgãos de imprensa, visando garantir a ampla divulgação e conscientização da população sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos.


 Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM

postado por Madalena França

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Raquel Lyra nomeia 22 ex-prefeitos e ex-prefeitas para a Casa Civil

 Blog Dantas Barreto – O Diário Oficial de Pernambuco desta quarta-feira (29) amanheceu recheado de nomeações de ex-prefeitos e ex-prefeitas em cargos do Governo do Estado. Ao todo, 22 aliados da governadora Raquel Lyra (PSDB) que ficaram sem mandatos, desde 31 de dezembro de 2024, foram acomodados na Secretaria da Casa Civil.

Esse tipo de contemplação sempre foi feito em governos anteriores, principalmente na Assessoria Especial, para não deixar os aliados no sereno e mante-los na base. Ano que vem, Raquel vai disputar a reeleição e deverá ter um adversário duro, caso seja confirmada a candidatura do prefeito do Recife, João Campos, pelo PSB.

Entre os ex-prefeitos e ex-prefeitas nomeados, tem quem fez sucessores nos municípios. E, mesmo quem viu adversários conquistando prefeituras, continuam sendo lideranças de peso, que serão de grande valia na hora de pedir votos. Além disso, destes 22, alguns poderão ser candidatos a deputado nas eleições de 2026.

Veja a lista completa:

Assessores especiais de relações institucionais

Célia Sales –  (Ipojuca); 

Emmanuel Fernandes – Manuca (Custódia); 

José Maria Leite de Macedo (Cupira); 

Luiz Aroldo (Aguas Belas); 

Lupércio Nascimento –  (Olinda); 

Nadegi Queiroz –  (Camaragibe); 

Raimundo Pimentel – (Araripina); 

Uilas Leal (Alagoinha); 

Xisto Freitas (Aliança);

Assessores especiais de coordenação estratégica

Emerson Cordeiro (Poção); 

Giorge Bezerra (Camocim de São Félix);

Haroldo Tavares (Verdejante);

José Torres – Zeinha Torres (Iguaraci); 

Judite Botafogo (Lagoa do Carro); 

Rafael Cavalcanti (Afrânio); 

Raimundo Pinto | Raimundo Saraiva (Exu); 

Assessores especiais de articulação e acompanhamento

José Soares da Fonseca | Zé de Veva (Salgadinho); 

Matheus Martins (Terezinha); 

Regina Pinheiro | Regina da Saúde (Itaíba); 

Renato Sales (Vertente do Lério); 

Sávio Torres (Tuparetama); 

Severino Soares | Silvio Roque (Tupanatinga).

 

 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Sono profundo: conheça um truque simples para dormir que pode melhorar a qualidade do seu descanso

 

Por Agência O Globo – Dormir o suficiente é essencial para manter uma vida saudável. Isso ocorre porque um bom descanso pode fortalecer o sistema imunológico, melhorar o humor e reduzir o estresse.

No entanto, 1 em cada 3 adultos não dorme as horas recomendadas, principalmente em momentos de estresse pessoal ou profissional, conforme detalhado em artigo da organização de saúde Kaiser Permanente.

Para quem tem dificuldade para dormir a noite toda, um truque útil pode ser avaliar sua dieta e incorporar alimentos benéficos para adormecer.

Alguns alimentos, que podem já estar na sua cozinha, podem promover um sono mais profundo e reparador. Aqui estão os recomendados que podem ajudá-lo a descansar melhor:

Nozes: além de serem ricas em gorduras saudáveis para o coração, algumas também contêm melatonina, um hormônio essencial para regular o ciclo sono-vigília . Pistache, nozes e amêndoas são excelentes opções devido ao seu alto teor de melatonina. Incorporá-los no lanche da tarde ou adicioná-los a uma salada de couve e abóbora pode fazer toda a diferença na sua rotina noturna.

Frutas: uma opção saudável para promover um melhor descanso. Bananas, laranjas, abacaxis e cerejas contêm melatonina. Para quem prefere frutas com menos açúcar, o abacate é uma alternativa ideal, pois é rico em potássio, magnésio e vitaminas. O magnésio, em particular, promove o relaxamento muscular e pode reduzir a ansiedade e a depressão, fatores que influenciam a qualidade do sono. Além disso, o abacate é versátil e pode ser apreciado em torradas, saladas ou até mesmo em receitas como torta de chocolate.

Chá: Tomar uma xícara de chá antes de dormir pode ser uma forma eficaz de relaxar. O chá de camomila é conhecido por suas propriedades promotoras do sono. Um estudo mostrou até que esta erva melhora significativamente a qualidade do descanso. Existem muitas opções no mercado, como camomila, menta ou chá verde, mas é importante optar pelas variedades descafeinadas.

O smoothie fácil de preparar e ideal para dormir melhor à noite
Outra dica para dormir melhor por meio da dieta foi compartilhada no livro Eat Better, Sleep Better: 75 Recipes and A 28-Day Meal Plan That Unlock the Food-Sleep Connection (Coma melhor, durma melhor: 75 Receitas e um Plano de Refeições de 28 Dias que Desbloqueiam a Conexão Alimento-Sono), no qual as coautoras Marie-Pierre St-Onge, e Kat Craddock discutem como a dieta pode influenciar o sono e apresentam receitas destinadas a melhorar o descanso.

De acordo com o New York Post, uma das receitas apresentadas é um smoothie de banana e frutas vermelhas. Os especialistas explicam que um maior consumo de frutas e vegetais pode reduzir a interrupção do sono, e este smoothie se posiciona como uma ferramenta eficaz para otimizar sua qualidade. A sua preparação é simples:

No liquidificador, misture ¼ xícara de aveia em flocos, 2 colheres de sopa de sementes de chia e ½ xícara de leite, deixando descansar por cinco minutos.

Em seguida, misture 2 xícaras de frutas vermelhas congeladas, 1 xícara de abacaxi congelado, 1 banana, ½ xícara de iogurte grego, 2 colheres de sopa de xarope de bordo e manteiga de amêndoa.

Bata até ficar homogêneo e sirva em quatro porções, guarnecendo com frutas frescas, granola e sementes de chia.

Madalena França via Dimas Santos

Amupe divulga edital para eleição da diretoria executiva, conselho fiscal e deliberativo

 


Do Blog do Magno

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) publicou, hoje, em seu site oficial, o edital de convocação para as eleições da diretoria executiva, do conselho fiscal e do conselho deliberativo da instituição. O documento traz informações sobre o processo eleitoral, incluindo prazos para registro de chapas, composição obrigatória e a data da eleição, marcada para o dia 27 de fevereiro. A votação será realizada de forma virtual, das 8h às 17h, com os prefeitos podendo votar diretamente de seus municípios ou por meio de totens instalados na sede da Amupe.

As chapas devem ser compostas por 38 integrantes, divididos entre os cargos de diretoria executiva (8), conselho fiscal (6) e conselho deliberativo (24). O prazo para inscrições vai até 17 de fevereiro, no horário das 08h às 17h de segunda a quinta e 08 às 13h, nas sextas-feiras.

Até cinco dias antes do pleito, a Comissão Eleitoral, composta pelos prefeitos Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho), Zé Martins (João Alfredo) e Joel Gonzaga (Feira Nova), divulgará a lista oficial de associados aptos a votar. Após o encerramento da votação, às 17h do dia 27 de fevereiro, os votos serão computados pela comissão, e o resultado será anunciado, oficializando a chapa eleita para conduzir os trabalhos da Amupe no próximo biênio (2025-2027).

Complexo de biorrefinarias em Alagoas “vai salvar o planeta”, diz Alckmin

 


O Complexo de Biorrefinarias Integradas de Biocombustíveis Sustentáveis Avançados foi inaugurado nesta segunda-feira (27), em Alagoas. O evento contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e deputados estaduais.

O projeto proporciona o crescimento da economia local, além de colocar Alagoas como pioneira no setor de energia limpa, segundo as autoridades.

De acordo com o vice-presidente Geraldo Alckmin, a nova fábrica de energia limpa “vai salvar o planeta”.

“É pra ontem a gente descarbonizar, promover energia renovável, salvar o planeta. A gente fica feliz de ver aqui uma energia limpa, de carbono neutro, em São Miguel dos Campos, e ainda inovadora, lançando o metanol para poder despoluir os mares, lançando o biometano para poder substituir o fóssil”, afirmou Alckmin durante o evento de lançamento nesta manhã.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, ressaltou o pioneirismo da biorrefinaria no estado alagoano e declarou que o governo estadual está preocupado em “investir cada vez mais”.

“Tem muita gente pensando em política e eleição, mas nós estamos pensando aqui em unidade, nós estamos pensando aqui em respeitar a posição do outro, em respeitar o pacto federativo e a democracia, para nós construímos um melhor ambiente, para atrairmos cada vez mais investimentos, para nós crescermos cada vez mais economicamente e para gerarmos mais empregos”, disse Dantas.

O projeto é em parceria com a GranBio, Usina Caeté, Usina Santo Antonio e Impacto Bioenergia, gerando um investimento total de R$ 1,5 bilhão para os próximos quatro anos.

Estimativas apontadas durante o lançamento afirmam que biorrefinaria gerará mais de 500 empregos diretos e mais de 1.200 oportunidades indiretas.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o investimento “é o mais moderno na geração de energia do mundo”.

“Esse investimento se conecta com o que é mais moderno na geração de energia do mundo, que é gerar energia emitindo baixo carbono ou zero carbono, ou até carbono negativo”, disse o ministro.

“A desestatização da Petrobras, que produzia aqui 300 mil metros cúbicos de gás por dia, já está produzindo entre 1,5 milhão gás/dia a 2 milhões de gás/dia e vai chegar a 4 milhões de gás/dia. Isso vai nos dar a condição que permite a reservação de gás, mesmo em tempos de reforma tributária, onde os estados brasileiros negociaram para abrir mão da guerra fiscal, que vai impulsionar o desenvolvimento do país. Nós vamos manter um diferencial competitivo, que é energia barata, com segurança barata e capacidade inovadora”, acrescentou.

A nova unidade industrial, localizada na sede da EXYGEN I (antiga GranBio), tem capacidade para produzir 600 m³ de etanol de baixo carbono por dia. O complexo contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e desenvolve a geração de energia limpa no Brasil.

Fonte: CNN Brasil.

Madalena França via Magno Martins

Professores de Umbuzeiro receberão o mês de janeiro com o reajuste do Piso salarial


 A prefeita  de Umbuzeiro  Fernanda Morais, está  continuando com retidão a gestão  passada do prefeito Nivaldo que foi impecável na Área da Educação.  Já  era esperado,  visto que a Secretária de Educação  continua sendo Lucy, esposa do ex- prefeito que terminou seu mandato com grande aprovação  da maioria da população. 

Em caráter  extraordinário,  uma vez que os vereadores se encontra em recesso,  a nova prefeitura  convocou a Câmara,  que compareceu e votou o Pl para que o reajuste de 6,27% concedido pelo governo Federal e ministério da Educação fosse acrescido já no pagamento de janeiro.  Janjao,  prefeito de Bom Jardim também  seguiu o exemplo e já votou o reajuste do Piso salarial.  Infelizmente  Orobó continua sendo  o assunto  do momento,  com a pior prefeitura em termo de remuneração aos seus servidores. 

Bora Biu! Cuida pra cuidar!

Por Madalena França 

Lula faz nova tomografia e está liberado para viagens e atividade física

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma nova tomografia, hoje, no hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Segundo o boletim médico divulgado, Lula está “liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, como viagens e atividade física”.

Apesar da liberação, os médicos também dizem que o presidente “segue sob acompanhamento”. Os exames foram repetidos mais de três meses após a queda que Lula sofreu no banheiro do Palácio do Alvorada, em Brasília, em 19 de outubro.

O acidente doméstico levou o presidente a cancelar uma viagem à Rússia para a Cúpula do Brics, naquele fim de semana. Mas, aos poucos, Lula foi retomado a agenda regular de viagens e compromissos. Em 9 de dezembro, no entanto, Lula foi transferido para São Paulo e internado às pressas para uma cirurgia, após sofrer dores de cabeça motivadas por um novo sangramento interno na cabeça.

Três dias depois, em 12 de dezembro, Lula passou por um segundo procedimento, em caráter preventivo, para evitar novos sangramentos. No dia seguinte, deixou a UTI e postou em rede social vídeos caminhando pelo hospital. Em 19 de dezembro, Lula retornou a Brasília – mas ainda sob restrições e impedido, por exemplo, de fazer viagens a trabalho.

É a primeira vez, desde a queda no Palácio da Alvorada, que a equipe médica de Lula indica que ele está apto a fazer viagens em sua “rotina habitual”. O boletim médico não explicita se a liberação para viagens inclui trajetos mais longos, por exemplo, para fora do país.

Ainda em 2024, antes da cirurgia de emergência, havia uma expectativa de que Lula fizesse uma viagem à Ásia em março de 2025, com paradas no Japão e no Vietnã. O governo não voltou a confirmar essa intenção após as complicações médicas de dezembro. Leia a íntegra do boletim médico:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 27/01/25, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realização de nova tomografia de controle. O exame mostra nova redução da coleção, compatível com progressiva melhora do quadro.

O Presidente foi liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, como viagens e atividade física.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.

Dr. Rafael Gadia – diretor de Governança Clínica

Dra. Luiza Dib – diretora Clínica

Madalena França via Magno Martins

Apac diz que chuvas continuarão durante esta segunda 27 de janeiro...

 


A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um boletim de nível laranja que representa um estado de atenção, informando a continuidade das chuvas com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul. O boletim é válido para a noite do domingo (26) e também ao longo da segunda-feira (27).


Ainda de acordo com a Apac, o sistema meteorológico conhecido como Vórtice ciclônico de altos níveis é o motivo pelo tempo instável. Alguns municípios já registraram acumulados superiores a 50mm, como Moreno (100,08 mm), São Vicente Férrer (77,03 mm), Araçoiaba (64,92 mm) e Ribeirão (68,98 mm).
Da CBN Recife

domingo, 26 de janeiro de 2025

Aliados tentam convencer Lula sobre reeleição após declaração sobre sua saúde

 


Do jornal O Globo

O chapéu branco modelo Panamá que passou a usar para esconder os curativos vai ficar de lado a partir de agora, disse Luiz Inácio Lula da Silva em reunião com os ministros, na segunda-feira, ao se declarar “totalmente recuperado”. No mesmo encontro, no entanto, o presidente afirmou que não definiu ainda se vai concorrer à reeleição em 2026, que chegar bem até lá dependia de Deus e que gostaria de ter saúde para fazer o sucessor.

A ponderação acentuou a impressão que auxiliares já vinham colhendo em conversas reservadas com Lula: a disposição para o cotidiano árduo da política está distante da exibida nos mandatos anteriores. Nas últimas semanas, O GLOBO ouviu ministros e demais assessores presidenciais sobre como o petista tem se comportado a portas fechadas, especialmente depois do acidente doméstico que o levou a fazer uma cirurgia às pressas em dezembro para conter uma hemorragia na cabeça.

Todos são unânimes em dizer que a saúde do presidente, que tem 79 anos, está em dia e que ele tem adotado uma rotina rigorosa de cuidados pessoais, auxiliado pela primeira-dama Janja. Mas quem convive com Lula no dia a dia do governo reconhece que ele tem se tornado um político menos disponível e, por vezes, mais impaciente em reuniões. O mandatário não faz, por exemplo, encontros aos finais de semana como costumava realizar nas gestões passadas, não dedica tanto tempo para conversas com parlamentares nem gosta de ser incomodado tarde da noite. Segundo um ministro, o petista já deixou claro que quer o sábado e o domingo “para ele” sempre que possível — o que não o impede de telefonar a ministros quando julga necessário.

No início do governo, Lula passou a fazer reuniões no começo da noite no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Após o acidente, esses encontros ficaram mais escassos. De um lado, o presidente demonstra vontade de ter mais tempo livre. Do outro, tem a necessidade de descansar mais para aguentar compromissos muitas vezes exaustivos durante a semana ou em viagens, que, por ora, estão suspensas.

Essa dinâmica acaba se refletindo na agenda do presidente que, não raramente, sofre alterações em cima da hora para não tornar a rotina extenuante. Assuntos mais áridos são tratados no início do expediente, quando Lula se sente mais disposto. Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) não comentou.

Susto com a queda

Em conversas com ministros, o presidente ainda rememora como ficou impressionado com o fato de ter sido operado às pressas em São Paulo, em 10 de dezembro. Naquele dia, Lula passou mal enquanto despachava no Palácio do Planalto e, após fazer um exame de imagem na cabeça, constatou uma hemorragia intracraniana. Diante da gravidade da situação, foi transferido na madrugada para a unidade de São Paulo do Hospital Sírio-Libanês, onde realizou uma cirurgia sem intercorrência. Em entrevista, o médico Roberto Kalil, um dos responsáveis pelo tratamento do petista, disse que “corria o risco de acontecer o pior”.

Após receber alta, Lula foi liberado pelos médicos para exercer todas as atividades que cabem à Presidência. Mas o petista tem dado sinais de que, para tentar a reeleição, terá que avaliar o seu estado de saúde em 2026.

— Tenho certeza que o presidente Lula chegará com saúde e apetite em 2026 para defender o nosso governo. A melhor forma de fazê-lo é ser candidato à reeleição — minimiza o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Outro episódio que marcou Lula e tem sido repetido por ele em diferentes momentos foi a pane na aeronave que o trazia do México para o Brasil, em outubro do ano passado. Devido ao problema técnico, o avião oficial precisou ficar por horas dando voltas no ar e gastando combustível para poder aterrissar. O incidente deixou Lula incomodado. O ocorrido foi relembrado na reunião ministerial na semana passada como um momento de adversidade vivido pelo petista.

Incômodo com Biden

O caso da candidatura de Joe Biden nos Estados Unidos também deixou o presidente incomodado. Lula chegou a comentar na reunião ministerial como o ex-presidente norte-americano havia errado ao demorar a se afastar e indicar Kamala Harris como sucessora. A ideia de alguém que gozava de prestígio internacional e acabou prejudicando sua biografia ao insistir numa campanha causou impacto no petista, afirmam pessoas próximas.

— Não vejo saída fora da candidatura do presidente Lula. Tenho absoluta convicção de que, com a vitalidade e disposição que ele exibe hoje, será nosso candidato — reforça o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

No governo, pondera-se que não interessaria a Lula confirmar a reeleição neste momento para não dar munição aos rivais e antecipar a disputa. Ainda assim, interlocutores do petista reconhecem o peso que Lula carrega ao ser o único político que está em campanha permanente ao longo das últimas três décadas e de ser recordista de mandatos presidenciais desde a redemocratização — ao todo, com três.

Mas pessoas próximas ao petista têm buscado convencer o presidente de que não há alternativa além dele no PT para encarar um opositor da direita em 2026.

Entre os integrantes do partido, a confiança de que Lula não desistirá da candidatura deriva de duas constatações. A primeira é a que o “lulismo” segue como um campo muito maior do que o petismo. A preço de hoje, qualquer outro nome implicaria num risco muito maior de derrota ao partido. A ausência de sucessores e nomes populares no campo de esquerda também fazem com que opções da legenda enxerguem na campanha de Lula condição fundamental para impulsionar a candidatura de quadros do PT.

A segunda constatação é que Lula segue mostrando enorme interesse pela política e teria muita dificuldade em simplesmente se afastar do jogo do poder. Um integrante da direção petista diz que tem certeza de que Lula “está louco para ser candidato” e que sonha ampliar a margem de presidente com mais mandatos na História no regime democrático — já são dez anos na Presidência e podem virar 16 caso seja reeleito e fique até 2030.

Eu faço, já Raquel…

 



Um dos mais influentes jornais do País, O Globo abriu três páginas inteiras na sua edição de hoje para enaltecer o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Não foi uma matéria convencional. O repórter Caio Sartori foi fundo no histórico do herdeiro político de Eduardo Campos. Aos que entendem da natureza política, O Globo quis dizer, traduzindo ao pé da letra, que vê João como a mais nova e expressiva liderança de esquerda no plano nacional pós Lula.

Da escola do pai e do bisavô Miguel Arraes, João foi ninja. Deu a Lula, que está em baixa, enfrentando o revés da pior crise do seu terceiro governo, a da desastrosa intervenção no PIX, tratamento de estadista. E disse que vai trabalhar pela reeleição do petista, a maior e mais incontestável liderança de esquerda do País, segundo ele.

Claro que Lula adorou. Sabe que, a partir de maio, João deixa um pouco a província de lado e assume um protagonismo nacional como presidente do PSB, sucedendo a Carlos Siqueira. Protagonismo voltado todo para fortalecer um governo que não vai bem e colocar Lula como prioridade em seu projeto de reeleição.

Nunca um prefeito do Recife teve tanto espaço no plano nacional. João aproveitou também para dar umas estocadas na governadora Raquel Lyra, com quem vai duelar o Palácio do Campo das Princesas em 2026. Quando forçado a tratar de 26 e da provável adversária, disse o seguinte abaixo:

“As pessoas querem resultados. Estamos num tempo em que o simbólico é muito importante, mas o concreto também. Não adianta falar e não fazer. As pessoas querem ver o resultado. Isso faz toda a diferença na hora da indicação de voto. Eleição é comparação”.

Para um bom entendedor, João quis dizer: “Eu faço, Raquel não faz”.

Do Blog de Magno Martins

Governo Lula recebeu 32 voos de deportados dos EUA com Biden

 

Do Poder360

O Aeroporto de Confins (MG) recebeu 3.660 pessoas deportadas dos EUA em 32 voos fretados pelo governo norte-americano de 27 de janeiro de 2023 a 10 de janeiro de 2025. A informação é da BH Airport, empresa que administra o aeroporto na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Essas deportações foram realizadas a partir do início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto Joe Biden (Democrata) era presidente dos EUA. Desde segunda-feira (20), o presidente dos EUA é Donald Trump (Republicano).

O primeiro voo de deportação dos EUA para o Brasil em 2025 chegou a Confins em 10 de janeiro, 10 dias antes da posse de Trump. Em 2024, o primeiro voo de deportação dos EUA a chegar a Confins foi em 26 de janeiro. Em 2023, em 27 de janeiro.

Houve 17 voos de deportação de brasileiros durante o governo de Biden a partir da posse de Ricardo Lewandoski como ministro da Justiça em fevereiro de 2024.

Na sexta-feira (24), chegou ao Brasil outro voo, o 1º do governo de Trump. O avião deveria ir para Confins. Mas teve problemas técnicos e precisou pousar em Manaus (AM).

Os passageiros deportados desembarcaram algemados e com os pés acorrentados. Lewandowski criticou o uso de algemas. Disse que foi “desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. Determinou que seguissem para Confins em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

O procedimento padrão para passageiros deportados é viajarem algemados e com os pés acorrentados. Essa situação é conhecida desde o início dos voos para deportação de brasileiros durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Autoridades norte-americanas dizem que isso é necessário para impedir que algum passageiro deportado ataque a tripulação e coloque o voo em risco.

Biden deportou mais

Os EUA deportaram 7.168 brasileiros no governo de Biden. O balanço do Department of Homeland Security (departamento de segurança interna em português) considera os anos fiscais, que se iniciam em outubro do ano anterior ao ano de referência e vão até setembro do ano de referência.

No caso do governo de Biden, são deportações dos anos fiscais de 2021 a 2024, que vão de outubro de 2020, ainda no primeiro mandato de Trump, até setembro de 2024. Houve outros voos de deportação durante o governo Biden de outubro de 2024 a janeiro de 2025 que não entram nesse balanço.

Os EUA deportaram mais brasileiros no governo de Biden do que nos governos anteriores, o primeiro mandato de Trump, nos anos fiscais de 2017 a 2020, e o segundo mandato de Barack Obama (Democrata), nos anos fiscais de 2013 a 2016.

O total de deportações de todas as nacionalidades foi menor no governo de Biden. Portanto os brasileiros representaram uma proporção muito maior. Os brasileiros foram 1,3% dos deportados no governo de Biden, 0,7% no de Trump e 0,4% no de Obama.

Madalena França via Magno Martins

Vendas no comércio fecham 2024 com alta de 4,7%, a maior desde 2012

  As vendas no comércio cresceram 4,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Além de ser o oitavo ano seguido de expansão, é também a ma...