Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 30 de março de 2021

Comandantes sinalizam que vão colocar cargos à disposição


Com a demissão do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, os três comandantes das Forças Armadas sinalizaram que vão colocar o cargo à disposição do novo titular da pasta, o general Braga Netto.

Em qualquer situação de mudança no comando da Defesa, essa já seria uma atitude esperada. Mas, diante da saída surpreendente do general Azevedo e Silva, esse gesto foi visto como uma necessidade por integrantes das três Forças.

Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) debateram essa posição ontem. E devem apresentar a decisão em reunião com Braga Netto ainda hoje.

“O comportamento ético esperado nessas situações é o de se colocar os cargos à disposição”, disse ao blog do Camarotti um general da ativa. Não está descartada a possibilidade de Braga Netto fazer um gesto pelo menos para manter os comandantes da Aeronáutica e da Marinha.

A situação considerada insustentável é do comandante Pujol, que neste período de um ano da pandemia passou a contrariar o presidente Jair Bolsonaro ao frear a tentativa de politização dos quartéis.

Segundo fontes da Defesa, Bolsonaro sinalizou claramente para a mudança no comando do Exército. Mas o ministro Fernando Azevedo e Silva manteve Pujol.

Sem comentários:

Pernambuco tem crescimento de 6,2% do PIB no quarto trimestre de 2024, afirma IGPE

  No acumulado de 2024, o Estado cresceu 4,9%. Este, segundo o IGPE, é o maior nível de crescimento dos últimos 15 anos, totalizando o valor...