Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Secretário de Saúde esclarece situação em Pesqueira

 

Prezado Magno,

Causou estranheza a publicação “Pesqueira faz má gestão no combate à pandemia”, postando no blog, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde de Pesqueira desenvolve um trabalho ímpar na prevenção e combate ao coronavírus.

É imperioso esclarecer que, diferentemente do que postou o blog, o acréscimo de casos de covid-19 foi registrado em todos os municípios pernambucanos. Não é um caso específico de Pesqueira.

Não houve interrupção de ações de combate, mas sim uma adequação ao momento atual. As barreiras sanitárias eram utilizadas em caráter educativo, quando o Estado adotava o lockdown. Não foi uma normatização do Governo do Estado o uso de barreiras, era mais para evitar a contaminação em massa.

Entendo, nobre Magno, que o trabalho educativo deve haver, mas não na forma de barreiras nas vias de acesso à cidade. A implantação de um Ponto de Informação, tipo tenda, no centro da cidade, é mais eficaz. Serve para dar orientações à população, checar a temperatura corporal e aferir pressão arterial.

A partir desse ponto de apoio, na Praça Dom José Lopes, equipes volantes saem para prestar orientações aos estabelecimentos comerciais, principalmente nos pontos de aglomerações na cidade, a exemplo das casas lotéricas e filas nos bancos.

Além desse trabalho, existe uma verdadeira força-tarefa na conscientização dos cuidados dentro da Atenção Básica do município, atuando junto à comunidade, bem como dentro do Hospital Dr. Lídio Paraíba.

Sistematicamente, é feita a sanitização dos espaços públicos de maior fluxo. Outro trabalho que se começa agora é a sanitização das escolas públicas e privadas, diante do início do ano letivo. Já existe até um calendário de sanitização das unidades escolares.

Às quartas-feiras, dia da Feira Municipal, existe um amplo trabalho de orientação às pessoas, como também visitas noturnas de equipes volantes na fiscalização de bares e estabelecimento similares.

No que se refere às demissões de profissionais, amigo Magno, vale esclarecer que não houve demissões. A palavra demissão não se enquadra, uma vez que os contratos existentes terminaram em 31 de dezembro de 2020. O que houve foi a contratação de outros profissionais para suprir a lacuna. Em momento algum, a escala de atendimento da Covid-19 ou do Hospital Dr. Lídio Paraíba foi desassistida.

Os profissionais que foram contratados, para suprir a lacuna dos contratos encerrados em 31 de dezembro, têm capacitação técnica para atuar na linha de frente da covid-19. Houve, sim, um ajustamento na equipe de acolhimento dentro do Hospital e algumas mudanças estruturais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no sentido de melhorar o fluxo de pacientes dentro da unidade.

Entendo o senso de responsabilidade existente nesse conceituado blog, que sempre preza pela boa informação. Espero o esclarecimento dessas informações, no sentido de deixar nossa população frente a frente com a verdade. Estamos aqui para servir ao nosso povo e nunca, em nenhum momento, misturado política com Saúde, uma área prioritária, especialmente nesse momento de pandemia.

Obrigado!

Dr. Ribamar Coutinho – secretário de Saúde de Pesqueira

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...