Se levarmos em consideração que nossa fonte de pagamento é o FUNDEB e não o FPM da prefeitura, seríamos nós professores, por uma questão de lógica e justiça os primeiros a receber. O FUNDEB distribui sua verba para Educação em três parcelas. Dia 10, 20 e 30 de cada mês. Sendo que 20 é a maior parcela. Se cada dia 21 os prefeitos quisesse pagar, daria e ainda sobraria dinheiro, já que nosso pagamento só atingiu até aqui 60%. Embora o FUNDEB já tenha passado para 70%.
Pelo menos esse mês onde a Festa da Padroeira começa hoje, deveria ter havido maior sensibilidade. É nestes dias que sinto saudades do ex- prefeito Manoel João. Todo dia 28 de novembro ele pagava o mês de Novembro acompanhado do décimo terceiro. Lembro quando Ele dizia:" É para comprar a roupa, o sapato e comer o melhor galeto do mundo, que é o da festa da Conceição! Dia 23 eu pago o dezembro para comer o pirão do Natal".
Claro que o povo só lembra do último ano que ao perder as eleições, ficou endividado e devendo também ao professor. Mas não é um ano que vai apagar os outros 11, de três mandatos que ele teve.
Onde estiveres Deus te abençoe Mané do Povo! Sei que de lá, estás sob a proteção do Manto Sagrado de Maria e daqui sentimos a tua falta e oramos por ti.
Falta de Dinheiro no Fundo não é. Daqui para 30 de dezembro terá que se pagar mês de novembro, dezembro, décimo, o terço de férias e o abono que são as sobras. Custava ter antecipado alguma coisa para hoje?
Muita gente quer ir para festa hoje e não tem dinheiro. É uma questão de sensibilidade, até para movimentar a economia. Quantas roupas, calçados, assessórios o comércio teria vendido hoje se já tivéssemos recebido?
A impressão que tenho, é que os últimos governantes de Orobó tem raiva dos professores. Por quê? Não sei!
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário