Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Estrutura de abacaxi gigante desaba sobre público em cidade de Pernambuco Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

 


Uma estrutura metálica em formato de abacaxi com centenas de unidades do fruto desabou, na madrugada desta quinta-feira (13), em Pombos, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, localizada a 57 quilômetros do Recife. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

O episódio ocorreu no encerramento da Festa do Abacaxi, uma das principais atrações da cidade. Geralmente, as frutas são distribuídas à população no final da festa por funcionários da prefeitura.

O vídeo com o momento da queda foi compartilhado nas redes sociais. As imagens mostram algumas pessoas tentando tirar abacaxis da estrutura. Em seguida, o abacaxi gigante começa a pender para a frente e cai e alguns ficam embaixo da peça. 

Tradicional celebração de Pombos, a Festa do Abacaxi marca a comemoração pela colheita da fruta na cidade, uma das principais produtoras do País. Este ano, a programação começou no domingo (9) e se encerrou na quarta-feira (12). 

Abacaxis caíram em PombosMomento da queda da estrutura (Imagens: Reprodução)

De acordo com o secretário de Agricultura de Pombos, Jairo Rubens, este ano, houve uma mudança no local da festa. "Nossa festa geralmente acontecia no centro da cidade e mudou para o pátio de eventos. É tradicional essa distribuição dos frutos, uma coisa que faz parte da cultura", destacou. 

- PUBLICIDADE -

O secretário cita, ainda, que o tipo de piso no novo local é diferente, feito com tijolos encaixados. Ele disse que a estrutura está fixada, mas algumas observações precisavam ser seguidas. "É o primeiro ano que fizemos ali, fizemos uma mureta de proteção e colocamos seguranças. Ainda não havia terminado a festa, faltava a atração principal", completou Jairo Rubens. 

Era por volta de 1h30 desta quinta-feira (13) quando algumas pessoas, segundo o secretário, começaram a antecipar a entrega dos abacaxis. "Antecipou-se essa entrega por parte de populares, que se identificaram como se fossem parte de equipe, de modo que essa distribuição foi tirando a parte de baixo [dos abacaxis]. Foi ficando pesado em cima e sem base de sustenação. Era impossível de conter a quantidade de gente", acrescentou o gestor.

Jairo Rubens acrescentou que, junto ao prefeito da cidade, Dr. Marcos Ferreira (PSB), avalia mudanças para evitar incidentes parecidos nas próximas edições da Festa do Abacaxi. Para o próximo ano, o secretário diz que a prefeitura pretende fazer barreira dupla com disciplinadores a pelo menos 1 metro da estrutura e reforçar a segurança. "Fica o susto e a lição para o próximo ano". 

A policial civil Marimuth Coelho, que reside em Pombos, gravou o vídeo e relatou o momento da queda. "Eu estava indo para casa, quando vi as pessoas pegando os abacaxis e comecei a filmar. Mal comecei a filmar e a escultura veio abaixo e tiveram sorte todos que estavam ali de ninguém se machucar seriamente", disse.

- PUBLICIDADE -

"Ninguém se machucou, mas poderia ter se machucado seriamente, uma vez que naquele abacaxi tinha energia elétrica, tinha lâmpadas iluminando a escultura", completou a policial.

Da Folha de Pernambuco

Postado por Madalena França

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...